A música suíça

Olá, Nassif e comunidade do blog

Vasculhando o noticiário da Swissinfo, encontrei algumas informações sobre artistas suíços desconhecidos da maioria de nós.

Há um vídeo sobre o computerjazz de Bruno Spoerri, pioneiro no uso de sintetizadores para criar vinhetas de filmes comerciais e programas de TV. A gente ouve essas músicas quase todos os dias, mas não presta muita atenção nelas, não é mesmo? Bem, isso nos leva a vídeos do YouTube onde pode ser vista uma entrevista feita com Spoerri na década de 1970 e os sintetizadores usados na época.

http://www.swissinfo.ch/por/multimidia/diaporama/O_pioneiro_dos_sintetizadores.html?cid=29689842

Em http://www.swiss-music.net/ abrem-se páginas de outros conjuntos, com áudio demo doCheck-in Trio [basta clicar sobre cada faixa do Hörbeispiele (Live)], com a voz delicada da cantora Beatrice Nüesch, acompanhada do piano de Christian Gutfleisch e da bateria de Cyrill Lützelschwab. Dá até para ouvir Beatrice cantando Garota de Ipanema num português com sotaque carregadíssimo. Há mais do repertório dela em http://www.hochzeit-saengerin.ch/hoer.html.

A cantora aparece de novo na High Wave Band (http://www.highwave.ch/mitglieder.shtml,http://www.highwave.ch/hoerbeispiele.shtml) e na página da Vocal Brass (http://www.vocalbrass.ch/index2.html).

Deixo a crítica sobre a qualidade dos músicos por conta dos experts do blog. Mas vale a pena conhecê-los para saber que a Suíça tem algo a oferecer além de relógios e chocolates, e nem tudo naquela parte do mundo se resume à canção tirolesas “olerei olerei olerei uhu”.

Ótimo final de semana a todos. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador