A soprano Maria Helena Buzelin

Por Brasil, do Portal Luis Nassif


Maria Helena Buzelin

Maria Helena Buzelin

* Aclamada cantora brasileira de prestígio internacional, o soprano Maria Helena Buzelin é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde nasceu em 25 de maio do ano de 1931.

Descende de família musicalmente ancorada por sua bisavó Maria Emília Horta Buzelin, pianista virtuosa de Ouro Preto, então capital mineira. Foi admirada pela Corte, por Dom Pedro II!

O avô José Emílio Horta Buzelin e o pai, maestro Francisco de Assis Horta Buzelin, intérpretes e compositores reconhecidos pelo talento de nata vocação. Autores de valsas, canções, hinos, enfim vasto repertório. Certamente transmitiram à família o gosto pelas artes, notadamente a música.

Em 1950 casou-se com Dalnio Teixeira Starling. Grande admirador de sua arte, foi sobre tudo companheiro da cantora até o final da sua vida, tendo sido também o incentivador e cuidadoso observador deste projeto de memória.

Desde a infância, Maria Helena Buzelin mostrou-se fascinada pelo canto, tendo sido premiada pela Rádio Guarani, em sua terra natal. O fato ocorreu num programa infantil comandado pelo conceituado comunicador Rômulo Paes. Oportunidade em que interpretou trechos de operetas e uma valsa de seu avô.

Mais tarde, iniciou seus estudos no Conservatório Mineiro de Música (atual Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG), graduando-se professora em Música e Canto.

Teve como sua mestra Eugênia Bracher Lobo, que desde logo, se apercebeu do talento daquela promissora jovem.

No Rio de Janeiro — para onde se transferira — fez o curso de Pedagogia na Escola Nacional de Música, simultânea e sucessivamente aperfeiçoando conhecimentos sobre a arte do canto com o maestro austríaco Maximilliano Hellmann. De austera exigência e irrepreensível disciplina, o mestre orientou sua aluna em direção ao sucesso.

Assim não só concluiu o Curso de Professora de Música como se preparou para alçar decisivos vôos.

Leia mais sobre Maria Helena Buzelin: http://sopranomhbuzelin.blogspot.com.br/2010/01/memoria-do-soprano-maria-hele

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador