Rock in Cuba: Rolling Stones em concerto memorável em Havana

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Na sexta-feira, dia 25, a banda inglesa Rolling Stones realizou o show do século em Havana, para meio milhão de pessoas. Segundo Mick Jagger, os tempos estão mudando. O concerto foi gratuito e levou ao complexo Ciudad Deportiva, com capacidade para 450 mil pessoas, uma multidão que misturava moradores locais e turistas.

Algumas horas antes do início do grande show, o local já estava recebendo as pessoas. Milhares não conseguiram entrar, mas aproveitaram o espetáculo nas redondezas, pois que era perfeitamente audível e, de determinados pontos, era possível ver o palco. Muito se aboletaram em telhados, apreciando o show histórico.

A banda se apresentou em Cuba três dias após a visita de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos e o concerto só foi decidido de última hora, na turnê dos Rolling Stones na América Latina.

Um palco de 80 metros de comprimento foi instalado na Ciudad Desportiva, que foi inaugurado em 1959, antes da revolução cubana. A revolução, aliás, baniu o rock do país, uma vez que o regime de Fidel o considerava expressão do imperialismo. Nos últimos 30 anos, o rock tem ganhado espaço na ilha.

O show entra para a história por uma outra razão: marcou presença na noite manifestações de apoio à presidente Dilma Rousseff e contra a tentativa de golpe à democracia no Brasil. Na platéia cheia, um grupo de brasileiros levantou a faixa de “Não vai ter golpe”, gritando palavras de ordem. Segundo os brasileiros informaram à revista Fórum, a adesão do público cubano à causa foi “fantástica”.

Com informações da Agência Brasil e da Revista Fórum

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, os Stones de tanto

    Pois é, os Stones de tanto ouvir por aqui o tal “vai pra Cuba” resolverem seguir o conselho, e de graça! Os coxinhas piram!. O patrão deles já tinha ido antes sapear por lá.

  2. Ja foi o tempo em que

    Ja foi o tempo em que roqueiros representavam a rebeldia, rompiam preconceitos, sinalizavam algo novo.

    Hoje, muitos deles, envelhecidos, significam o que ha de mais atrasado e conservador na sociedade.

    Lobão, Roger, Dinho Ouro Preto frequentam a turma do Bolsonaro.

    Mick Jagger vive na alta sociedade burguesa internacional, onde é idolo.

    O boicote americano a Cuba dificultou sua vida economica, mas a protegeu por decadas  desse lixo cultural, fruto de sociedades decadentes.

    Com o Obama chegam os Rollig Stones e logo logo uma serie de outras velharias. 

    Os cubanos não escutavam esse rock, que se repete ha mais de meio seculo, devido a censura.

    A razão era outra.

    A musica cubana é a melhor do mundo, a mais inovadora, criada por musicos excepcionais.

    Os americanos mal chegaram e ja estão vendendo seus sub produtos aos cubanos.

    Esperamos que, ao menos, abram suas porteiras para a inigualavel musica cubana.

    Com liberdade comercial, conquistara o mundo.

    1. “Com o Obama chegam os Rollig

      “Com o Obama chegam os Rollig Stones e logo logo uma serie de outras velharias. 

      (…)  A musica cubana é a melhor do mundo, a mais inovadora, criada por musicos excepcionais”:

      Eu ganhei dois ingresssos pra show de Tito Puentes uma vez por advinhar errado em uma chamada de radio.  Eu “advinhei” (essa era a pergunta) brasileira e a musica era cubana, maravilhosa e nada tinha a ver com Puentes.  A musica de Cuba eh respeitadissima entre os entendedores mundiais, claro.

      O show de radio premiava as primeiras 10 chamadas telefonicas independente da resposta  estar certa ou errada, e Puentes era PRiiquenho e nao Cubano.  (Aas vezes eh como a vida acontece!  Deus errou!  Ele era CUBANO.)

      Meu ponto eh que nessa bagunca de nacionalidades voce tambem esqueceu que os Rolliing Stoned, digo, Stones, sao da Inglaterra!

       

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=zZQpIL7unM%5D

      (Watch out for that “flute” do preto!  Aposto que eh Cubano tambem!)

    2. Quem propiciou um belo final

      Quem propiciou um belo final de carreira, e de vida, aos excelentes músicos cubanos do son, alguns já esquecidos e aposentados em seu país, foi o projeto Buena Vista Social Club, do guitarrista americano Ry Cooder, nos anos 90. Vide o belo doc do alemão Wim Wenders. A propósito, Cooder tocou com os Rolling Stones, no início dos 70. Vide, por exemplo, a excelente “Memo From Turner”, abaixo. E a rigor, o rock não foi censurado em Cuba mesmo porque vários de seus jovens artistas misturavam seus ritmos caribenhos ao rock.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=8VWy8yll3jA%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=0rdzkFpbgeE%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=7ZEzA3YvXzM%5D

       

      1. Caro Jair:
        Não me faça rir

        Caro Jair:

        Não me faça rir das suas afirmações engraçadas.

        Outro dia afirmou que foram os “roqueiros britanicos” que fizeram a musica negra americana ganhar destaque mundial.

        Hoje, diz que foi o guitarrista dos Stones que tirou do ocaso a musica cubana.

        E para finalizar tanta besteira ainda fala que os cubanos misturam rock em suas musicas.

        Voce trocou os discos.

        Quem mistura musica cubana em suas obras são justamente o americanos.

        Os musicos do Buena Vista sempre foram considerados em seu pais, embora a musica cubana seja bem mais ampla do que a apresentada no documentario do Wenders.

        Agora, entre tudo o que voce diz o melhor mesmo é quando afirma que o parceiro eterno do Caetano Veloso não é reacionario como ele..

        Ai ja é demais.

        1. Você distorce o que eu disse,

          Você distorce o que eu disse, de acordo com seus preconceitos. Não disse que Ry Cooder “tirou do ocaso a musica cubana”, mas os velhos músicos do son, que é uma de suas modalidades, e estavam esquecidos em Cuba e eram ignorados no mundo. O filme de Wenders não era sobre “a música cubana”, mas sobre esses velhos músicos praticamente aposentados, mais alguns jovens, e que tiveram reconhecimento e sucesso mundial graças a seu talento, claro, e a Ry Cooder, sim. Este afrontou o governo Bush, o embargo dos EUA, ameaçado de processo, e conseguiu apoio britânico para a produção do projeto. 

          Aliás, outra distorção desonesta sua sobre o que eu supostamente disse: “os “roqueiros britanicos” [que] fizeram a musica negra americana ganhar destaque mundial”. De novo: velhos músicos negros americanos conseguiram sucesso mundial graças a jovens músicos e produtores britânicos, que veneravam e imitavam à sua maneira os velhos blues men americanos. Tanto os talentosíssimos músicos cubanos quanto dos Estados Unidos, com reconhecimento reduzido em suas próprias terras, tiveram esse talento reconhecido e amplificado mundialmente com o sucesso do rock. Isso é mentira? Dei provas e mais provas disso naquela postagem. A meus argumentos, comprovados, você não responde. Porque não tem como.

          Quanto à música cubana e sua mistura com o rock, veja os exemplos que dei abaixo, ao Ivan, com os Van Van. E provavelmente você não vai gostar nada disso, mas sabe qual era o músico brasileiro mais popular em Cuba, quando estive lá em 1998 e 1999, entre pessoas da minha idade? Não era Chico Buarque, meu caro, mas Nelson Ned, e depois Roberto Carlos, claro.

          Assim, dispa-se de seus preconceitos e ressentimentos. Aliás, como não poderia deixar de ser, terminou seu comentário com sua obsessão do “Gilberto Gil reacionário”. Acho que você não tem emédio. Além de sua falta de argumentos e conhecimento, e seus preconceitos, deploro que minha contribuição ao debate seja reduzida a “besteiras”. Essa desqualificação desrespeitosa, tipica do ódio e do ressentimento que (des)grassam pelas redes ditas sociais, vinda de quem vem, só me faz lhe enviar um recado musical: “Besta é tu!”

           

           

          1. “Velhos músicos negros

            “Velhos músicos negros americanos conseguiram sucesso mundial graças a jovens músicos e produtores britânicos”

            As mães dos “jovens musicos e produtores britanicos” não tinham ainda nem nascido e a arte dos “velhos musicos negros americanos” ja influenciava ate a musica erudita russa,na obra de Stravinski. Duke Ellington ja havia ganho todas as maiores condecorações pelo mundo. Louis Amstrong era idolo mundial.

             

            “Tanto os talentosíssimos músicos cubanos quanto dos Estados Unidos, com reconhecimento reduzido em suas próprias terras, tiveram esse talento reconhecido e amplificado mundialmente com o sucesso do rock.”

            Era so o que faltava.

            Alguem afirmar que Charlie Parker, Miles Davis, Billie Holiday, Monk,Count Basie precisaram de roqueiros para serem reconhecidos.

            A internet é uma usina de besterol arrogante.

             

            “Sabe qual era o músico brasileiro mais popular em Cuba, quando estive lá em 1998 e 1999, entre pessoas da minha idade? Não era Chico Buarque, meu caro, mas Nelson Ned, e depois Roberto Carlos, claro”

            Dependendo do lugar que voce frequentou deveria ter gente escutando ate a banda Calypso.

            E dai?

             

            ” Como não poderia deixar de ser, terminou seu comentário com sua obsessão do “Gilberto Gil reacionário”.Além de sua falta de argumentos e conhecimento”

            Esta bem.

            Então me explique como alguem pode ser eterno parceiro de um declarado reacionario e ao mesmo tempo não ser tambem um reacionario?

            Apenas me explique. Se me convencer ficarei grato.

          2. “Alguem afirmar que Charlie

            “Alguem afirmar que Charlie Parker, Miles Davis, Billie Holiday, Monk,Count Basie precisaram de roqueiros para serem reconhecidos.” Por falar em “besteirol arrogante”, só alguém  como você para firmar isso, porque eu não afirmei. Você só distorce o que a gente fala, como sempre. O que eu disse na outra postagem e digo de novo se refere aos músicos de blues, não do jazz sofisticado já aceito nos clubs bacanas do EUA, apesar do racismo imperante. Refiro-me ao blues cru de John Lee Hooker, Howlin Wolf, Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, e um longo etc, blues men humildes, e alguns já na meia idade ou idosos, que foram gravar e tocar na Inglaterra, porque bandas de jovens britânicos os veneravam nos anos 60.

            Com relação a Cuba, falo do povão, gente boa, com quem convivi quando vivi lá. “Brasileño? Nelson Ned! Roberto Carlos!”. Claro que eles têm um gosto musical geralmente mais sofisticado e diversificado, mas ao quererem mostrar que gostam da nossa música, vão à música popular popular brasileira.

            Quanto a seu ressentimento com Gil, problema seu. Explique-me como um preso e exilado pela ditadura, e apoiador de Lula, é um reacionário. Foi o que lhe perguntei de outras vezes e até hoje… Pelo visto, o reacionário é você.

             

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador