5 dicas para “desfragmentar” seu tempo

Gerenciar tempo é muito semelhante a gerenciar dinheiro. Se você não sabe no que mais gasta, se perde e fica na dívida. Se você aceita muitos compromissos futuros, age como um descontrolado no cartão de crédito. Assim, na sua agenda você pode usar técnicas parecidas com as quais usaria na sua planilha de gastos:

1. Evite aceitar compromissos por impulso, ou porque não sabe dizer não ou para evitar ser criticado / rejeitado. Seja realista. Pense que amanhã virá a “fatura”. É melhor dizer que não pode fazer algo do que prometer e depois deixar de entregar.

2. Poupe tempo. Tudo que puder otimizar, simplificar e tornar mais prático, faça. Acostume-se a usar essa idéia até nas coisas mais cotidianas. Divirta-se inventando modos habilidosos de simplificar suas tarefas mais rotineiras – como limpar a casa, tomar banho etc. O traquejo adquirido com essas coisas irá ajudá-lo a resolver situações mais complicadas.

3. Invista seu tempo. Tem algumas horas livres e vai ficar na frente da televisão assistindo a programas de que nem gosta ou navegando na internet sem prestar atenção nos sites que acessa? Procure algo útil para aprender. Isso pode ajudá-lo no futuro.

4. Não se confunda com suas pequenas despesas. Descanso e lazer não são a mesma coisa que os micro-desperdícios de tempo do dia-a-dia. Você vai precisar descobrir quando é que realmente usa o tempo livre para descansar e quando é que o joga fora com procrastinação, preguiça ou falta de foco.

5. Crie rotinas e procure segui-las. Por exemplo, estabeleça períodos para checar e-mail, em vez de respondê-los compulsivamente. É claro, você terá que ser flexível, afinal geralmente o dia traz muitos imprevistos. Mas mantenha uma agenda diária básica como referência. Um ponto de apoio que o ajudará a gerenciar seu tempo de um jeito mais consciente.

Se hoje você nem mesmo sabe como gasta o tempo, faça o seguinte: durante dois dias anote mais ou menos tudo o que fez. Exemplo: se demorou 15 minutos para amarrar o sapato porque ao mesmo tempo ficou remoendo algo que seu chefe lhe disse ontem, anote numa planilha que fez isso. Se gastou 1 hora no trânsito, anote.

Não tente ser minucioso demais ou obsessivo, mas seja honesto consigo mesmo. Só assim vai perceber a enorme quantidade de tempo que perde diariamente com as coisas mais inúteis – ou passíveis de serem simplificadas.

Está na hora de desfragmentar não só o hard disk, mas também o dia-a-dia.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador