5 dicas pra lidar com a lerdeza dos computadores

Se você trabalha muitas horas por dia em frente ao computador, deve ter percebido que passa boa parte do tempo esperando sites carregarem, imagens renderizarem, softwares trabalharem, reboots, reloads, restarts etc.

Por vezes, o tempo da espera até é curto – segundos, minutos. Mas o embaço pode chegar a horas. Seja lá a quantidade medida pelo relógio, psicologicamente, a espera provoca reações impressionantes.

Aqui na redação, por exemplo, pode-se observar várias coisas. Muitos mexem as pernas freneticamente, outros tamborilam os dedos, alguns fazem piadas, outros resmungam. Um dos jornalistas abre cerca de 3 revistas ao mesmo tempo e as folheia rapidamente, olhando pra tela de vez em quando. Imagine a quantidade de pensamentos por milisegundo que ele deve ter.

Parece que nesses momentos todos mantemos uma constante ansiedade de fundo. É uma agitação que nem sempre é desesperadora, mas fica ali, incomodando. E o impulso é correr pro Orkut, MSN, ligar o mp3 player ou desandar a navegar pela internet sem destino (o que está ficando conhecido como brainless navigation – voltarei ao assunto). Ao fim do dia você se sente esgotado e produziu muito pouco.

Como lidar com esse tempo do computador? Fazendo upgrades nele? Chamando o suporte pra otimizá-lo? Nem sempre você tem essas opções à mão. Então siga as seguintes dicas:

1. Reconheça a agitação da sua mente e tente não deixá-la tomar conta de você. Não reaja. Nem reprima nem libere o nervosismo. Só o observe.

2. Levante-se, aproveite pra descansar os olhos e mexer o corpo.

3. Não tente abrir mais uma janela do navegador, nem inicie outro programa. Isso vai deixar o computador ainda mais lento. Multitasking é um conceito questionável. Pelo menos por enquanto.

4. Em esperas longas, use o tempo pra colocar sua lista de tarefas em ordem.

5. Não use esses períodos pra navegação desatenta. Minha experiência é que quanto mais me acostumo a fazer as coisas sem prestar atenção, mais disperso fico. E isso cedo ou tarde acaba me prejudicando.

—-

Update: os que se enganaram e entraram aqui pensando que haveria informações técnicas de otimização do micro podem encontrá-las aqui.

Não custa lembrar que este não é um site com dicas de informática. Ele discute como lidar psicologicamente com a tecnologia. Qualquer dúvida, releia o texto acima.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador