Anfavea: preços altos de veículos se devem ao desequilíbrio cambial

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Junior, culpou a taxa de câmbio no Brasil pelo elevado preço dos automóveis no país. Ele esteve hoje (7) no Ministério da Fazenda para apresentar à equipe econômica dados sobre o desempenho do setor automotivo ante a atual conjuntura.
 
“A redução do preço dos automóveis no Brasil depende da taxa de câmbio que hoje é altamente prejudicial à competitividade do setor”, disse ao chegar para a reunião coordenada pelo Secretário de Política Econômica, Márcio Holland de Brito.
 
Ontem, a Anfavea anunciou que a produção de veículos em setembro superou 300 mil unidades pela primeira vez no ano. Ainda, segundo a Anfavea, no comparativo com setembro do ano passado, que registrou produção de 322,4 mil unidades, o resultado é de baixa de 6,7%. Enquanto o desempenho dos nove meses transcorridos deste ano aponta retração de 16,8% – 2,38 milhões em 2014 e 2,87 milhões no ano passado.
 
Ele negou que o carro no Brasil seja o mais caro do mundo. Na avaliação que fez, uma análise simplesmente quantitativa não aponta soluções para o problema do preço. Moan tem defendido que estimular o mercado interno é uma solução para o crescimento da economia e, consequentemente, para o incentivo às vendas de veículos.
 
“É uma análise que precisamos aprofundar. Análise quantitativa não serve. Em 2005, já exportamos um milhão de veículos, com um câmbio de R$ 2,50. Oito anos depois estamos com o mesmo câmbio, enquanto os países competidores hoje desvalorizaram suas moedas neste mesmo período. Então precisamos fazer uma análise , além de uma análise qualitativa. Nós já tivemos o carro mais barato do mundo em várias ocasiões, como em 2004”, destacou.
 
Sobre as férias de coletivas no setor, Moan disse que a indústria automotiva vem cumprindo normalmente a redução temporária dos horários ou mesmo a suspensão dos contratos de trabalho, procedimento denominado layoff. “Férias coletivas, compensação de banco de horas e layoff são mecanismos de proteção do emprego”, disse. O presidente da Anfavea anunciou ainda que o setor trabalha para a abertura de novos mercados e que, em novembro, apresenta ao governo brasileiro proposta que vem sendo discutida com a Colômbia para a expansão das vendas de veículos.
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah sim, o lucro alt que eles

    Ah sim, o lucro alt que eles tem nunca é motivo, e agora “misteriosamente”, não falaram em impostos altos..

    Mais estranho ainda ele falar isso dos carros com alto conteúdo nacional, e que não baixam de preço quando o dólar cai..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador