Datafolha mostra que 68% dos empreendedores melhoraram de vida

Jornal GGN – A primeira pesquisa “Panorama da Micro e Pequena Indústria de São Paulo”, estudo inédito encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi-SP) e realizado pelo Datafolha, traça o perfil do dirigente da categoria econômica e o identifica como empresário com perfil empreendedor, com curso superior, e que se planeja profissional e financeiramente para abrir sua própria empresa.

Os dados consolidados entre os meses de março de 2013 e fevereiro de 2014 ainda mostram que 62% dos atuais dirigentes das micros e pequenas indústrias do estado estavam empregados quando decidiram investir em um negócio próprio e lançaram-se na nova empreitada profissional em busca da melhora na qualidade de vida: 51% trabalham 5 dias por semana e a maioria dos entrevistados (37%) investe até 8 horas diárias da administração de sua companhia. A idade média das MPIs é de 16 anos.

A melhora na vida financeira é confirmada por 68% dos dirigentes e a maioria também afirma que valeu a pena se tornar um micro ou pequeno industrial, apesar das dificuldades encontradas na condução dos negócios.

Entre os principais obstáculos listados pelas MPIs, que correspondem a cerca de 25% do PIB industrial de São Paulo, estão a burocracia (27%) e dificuldade na obtenção de crédito (20%). O estudo aponta que a maior parte dos entrevistados (39%) recorre a empréstimos pessoais como capital de giro. Prática que implica na contratação de juros maiores e prazos menores aos oferecidos pelas linhas de créditos voltadas à pessoa jurídica.

 A falta de políticas públicas a favor do produto nacional em detrimento aos estrangeiros também é motivo de queixa e insatisfação de 78% das MPIs, que concorrem com os artigos importados.

 Contudo, apesar das muitas dificuldades encontradas pelos empreendedores e o atual momento econômico do País, o presidente do Simpi, Joseph Couri, deixa claro qual o  perfil do micro e pequeno industrial: “É um privilégio ser empresário e junto com o privilégio vem todos os desafios. Uma das grandes metas do Simpi é mudar a imagem da categoria econômica. Não somos frágeis ou despreparados. Somos 280 mil empresas somente no estado de São Paulo e responsáveis pelo emprego de 1 milhão e meio de trabalhadores”.

 A pesquisa

A Primeira Pesquisa Panorama da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendada pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, foi realizada entre os dias 10 e 21 de fevereiro de 2014. O estudo baseia-se nos dados do Consolidado 12 meses, referentes aos levantamentos realizados entre março de 2013 e fevereiro de 2014.

Com informações da Simpi-SP

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador