Caravaggio – La Deposizione di Cristo (1602–1603 circa)
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A Descida da Cruz (Deposizione dalla Croce), considerada uma das maiores obras-primas de Caravaggio, foi encomendada por Girolamo Vittrice para a capela da família em Santa Maria de Vallicella (Igreja Nova), em Roma. Em 1797, a pintura foi incluída no grupo de obras transferidas para Paris na execução do Tratado de Tolentino e tornou-se parte da Galeria de Arte de Pio VII depois de seu retorno em 1816. Uma cópia da pintura está hoje na capela e a original está na Pinacoteca Vaticana. A pintura foi copiada pelos mais diversos artistas como Rubens, Fragonard, Géricault e Cézanne.
Caravaggio não descreve realmente o enterro ou a descida da cruz na forma tradicional, porque Cristo não é representado no momento em que é baixado ao túmulo, mas quando, na presença das mulheres santas, é colocado por Nicodemos e João na pedra de ‘Unção, ou seja, a lápide que irá fechar o túmulo. Em torno do corpo de Cristo, temos a Virgem, Maria Madalena, João, Nicodemos e Maria de Cléofas, que levanta os braços e olhos para o céu em um gesto de alta tensão dramática.
Caravaggio, que chegou em Roma em 1592, foi o protagonista de uma verdadeira revolução artística sobre a maneira de retratar as pessoas, o uso da cor e da luz, e foi certamente uma das personalidades mais importantes da pintura do século XVII.
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Fontes:
1) site do Museu do Vaticano
2) Hibbard, Howard (1985). Caravaggio. Oxford: Westview Press. p. 171-179.
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Sua pintura escura, vermelha,
Sua pintura escura, vermelha, um tanto lúgubre e dramática, é sempre um banquete para os sentidos e as emoções, subjacentes ou profundas. Desperta a lembrança da crueza, sofrimento e intensidade do Mundo profano pela contraposição e representação do doloroso testemunho divino. Muito bonito.