A soneca do juiz na Rússia e no julgamento do “mensalão”

Os ministros Joaquim Barbosa(relator) e Gilmar Mendes dormiram durante o julgamento do “mensalão”, exatamente no momento em que falava a defesa dos réus que eles iriam julgar. Isso não deu em nada, a OAB nem ao menos protestou. Já na Rússia…

TÊMIS ADORMECIDA

Juiz russo pede demissão após dormir em julgamento, no Conjur

Filmado enquanto dormia no julgamento em que condenou um homem a cinco anos de prisão, o juiz russo Yevgeny Makhno, da região de Amur (parte oriental do país), pediu demissão. Em agosto do ano passado, enquanto era decidido o destino de Andrey Naletov, condenado por fraude, Makhno tirou uma soneca. Ele era vice-presidente do tribunal de Blagoveshchensk (a 7,7 mil km de Moscou).

Segundo o jornal português Diário de Notícias Globo, o pedido de demissão foi informado pela corte e ocorreu em razão da divulgação do vídeo. O tribunal investigava o caso. De acordo com o site Russia Slam, as imagens foram colocadas na internet pelo advogado de Naletov, Vladslav Nikitenko.

Segundo o site russo, o advogado afirmou que o ato do juiz poderia ser classificado no artigo 305 do Código Penal Russo — imposição de sentença, veredicto ou decisão de tribunal claramente injusta. Ainda de acordo com o site, o advogado disse que o juiz dormiu enquanto era feita a defesa do acusado. A defesa pretende revogar a condenação, de acordo com o site.

No Youtube o vídeo já tem milhares de visualizações. O juiz recebeu dos internautas o apelido de Têmis adormecida, em alusão à deusa grega guardiã dos juramentos e da lei. Segundo o siteAmur.info, o advogado Vladslav Nikitenko disse ter outro vídeo em que o mesmo juiz aparece jogando no seu iPhone.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador