Academias e salões só abrem na quarentena se governadores e prefeitos quiserem

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Decreto de Jair Bolsonaro não se sobrepõe às decisões de prefeitos e governadores, diz advogado

Jornal GGN – O decreto em que Jair Bolsonaro inclui academias de ginástica e salões de beleza na lista de atividades essenciais é mais uma demonstração dos desejos do presidente do que uma medida imperativa. Isso porque ela só vale em estados e municípios que acolherem o decreto presidencial. 

Governadores e prefeitos podem simplesmente esvaziar o despacho de Bolsonaro editando um normativa em sentido contrário, ou mantendo os decretos que já restringem atividades econômicas em função da pandemia de coronavírus.

Somente “naqueles lugares em que ninguém tomar uma providência, vale o decreto do presidente”, explicou ao GGN o professor de Direito da FGV-SP, Davi Tangerino.

Segundo o professor, para o decreto das academias e salões poder funcionar, “os três [entes federativos] têm que liberar ou não proibir. Basta um proibir, que já não pode mais. Foi isso o que o Supremo Tribunal Federal decidiu”. O decreto de Bolsonaro não viola a jurisprudência do STF, mas prefeitos e governadores têm o poder de decidir as questões localmente.

No Twitter, o governador Camilo Santana, do Ceará, disse que “apesar do presidente baixar decreto considerando salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como serviços essenciais, esse ato em nada altera o atual decreto estadual em vigor no Ceará, e devem permanecer fechados. Entendimento do Supremo Tribunal Federal.”

O governador Rui Costa escreveu na mesma rede que a “Bahia vai ignorar as novas diretrizes do governo federal.” “As nossas medidas restritivas serão mantidas respeitando critérios científicos reconhecidos mundialmente.”

O decreto de Bolsonaro, publicado na segunda (11) sem o conhecimento do ministro da Saúde Nelson Teich, também libera atividades industriais e da construção civil para funcionamento, “obedecidas as determinações do Ministério da Saúde”.

Surpreendido pelo ato, Teich defendeu o presidente, afirmando que é prerrogativa de Bolsonaro fazer o decreto.

Recomendado:

Vídeo: Teich é surpreendido por decreto que libera salões e academias na quarentena

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estado Ditatorial Absolutista Parasitário se protegendo e se preservando. “Uma mão lava a outra”. São 90 anos anos de NecroPolitica. STF com Governadores e Prefeitos tentando mandar em prerrogativas do Governo Federal, enquanto sabotam e extinguem a liberdade do Povo Brasileiro. Mas a Nação Brasileira já enxergou e já percebeu. Lidar com merda é assim. Quanto mais se mexe mais fede. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  2. Nassif: que tacada de mestre. Esses VerdeSauvas são batutas. BolaSete na caçapa do canto esquerdo. Quero ver agora Kummunistas e Esquerdopatas se insurgirem contra as dondocas da Elite, beneficiárias do famigerado Decreto. Que com mulheres da periferia não tem essa frescura de “Eau de Parfum” porra nenhuma. Chama a vizinha e manda tinta e tesoura nos pelos e na cara. Depois dessa as granfinas poderão esperar os maridinhos sonegadores leves e soltas. E os milicos, em suas respectivas casernas, poderão dormir e sonhar em paz com novas conspirações…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador