Ao PIG, de coração (vermelho, claro)

Esta semana foi divulgado que o telejornal mais visto no Brasil nunca foi tão pouco assistido em um mês de janeiro. Sua audiência caiu 38% em 12 anos, despencando de uma média de 40 para 24,5 pontos de audiência. E olha que se esforçaram, chafurdando sobre a tragédia em Santa Maria a semana toda.

Mais concorrência, novas mídias e novos hábitos do consumidor seriam os principais motivos? Ou será mera coincidência que desde a eleição de Lula em 2002, os partidos políticos de oposição e, seu braço midiático, o PIG, perdem a cada dia mais público (ou eleitores, conforme o caso).

Sensibilizado com esta tragédia, e para não me rotularem de ser sistematicamente “contra os do contra”, vou dar ao PIG uma pequena consultoria grátis:

1) O marketing antigo, dos anos 50 do Século passado (por coincidência, época do surgimento da TV no país) acreditava que pela repetição das mensagens “mudaria o comportamento” das pessoas/consumidores/telespectadores. Ok, que eles não tinham bancos de dados ou maiores informações sobre tal público. Bombardeavam todos, incessantemente, com uma “mensagem única de vendas”. No caso da nossa TV, com o “Mensalão”, por exemplo. Após pesquisas, viram que não colou, né?

 2) O marketing moderno, ao contrário, conhece bem o seu consumidor, pesquisa seus hábitos, conhece suas preferências e “não tenta mudar o seu comportamento”, mas sim, “reforça” aquilo que identifica nele. Assim, o consumidor geek, por exemplo, deve ser o primeiro a receber as ofertas das novidades tecnológicas e dai por diante. Considera perda de tempo e dinheiro, oferecer tais produtos a quem já manifestou anteriormente ter um comportamento “avesso à tecnologices”.

Conclusão lógica. Enquanto não respeitarem o consumidor/eleitor/telespectador que viu o Brasil mudar para melhor na última década, com distribuição de renda, mais oportunidades e bem-estar para camadas mais amplas da população, insistindo doentiamente em pregar sua “realidade paralela”, com mantras tipo “o fim está próximo”, “o apagão virá” e “o país vai mal”, continuarão a perder credibilidade, audiência e votos (conforme o caso, já salientei acima). Afinal, 80% dos brasileiros apoiam os Governos Dilma e Lula.

Ah… não mencionei um pequeno detalhe, mas que talvez seja importante. A continuar batendo a cabeça na parede, com esta teimosia ridícula e infantil, o PIG pode encher o saco da Presidenta, que ao ver este “adversário/partido político” enfraquecido, pode decidir que chegou a hora de botar na rua a Lei dos Médios e acabar logo com esta palhaçada. Não digam que eu não tentei avisar. Ok?

 

P.S.: Aviso que não costumo dar consultoria grátis, já que vivo disso. Ok? Favor não acostumar.

P.S.2: Ganhei em 2012 o “Top de Marketing” justamente por adequar as ações de um cliente para conquistar “o novo consumidor”, da chamada “Classe C”’(Aquela mesma, que o Lula trouxe para o consumo com a melhor distribuição de renda no país) . Meu cliente aumentou suas vendas em mais de 30%. Ok?

Redação

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