Apertem o cerco no lado norte dos túneis!!

Por Mario Brum (Professor FEBF-UERJ)

Mais uma vez o povo das zonas Norte, Oeste e Baixada está tirando o sossego de quem paga o IPTU mais caro da cidade para desfrutar em paz da praia, tomando seu matezinho gelado com tranqüilidade (viu, quem disse que pobre não serve pra nada?).

Por isso que só começou a passar ônibus no Rebouças mais de vinte anos depois dele ter sido aberto.  Foram dar mole pra esse povo, olha só o que aconteceu.

A solução é simples: Leis, polícia e educação pra esse povo. E sejamos solidários, talvez alguma alternativa pra se refrescar no verão carioca. Vamos por partes…

Aquela região ao norte dos túneis precisa de leis: tá vivendo na bagunça!  Vamos apertar o cerco nos subúrbios e favelas. Fazer a lei valer de verdade! A companhia de eletricidade deixou o lugar horas sem luz? Multa pesada nela! A Supervia deixa todo mundo a pé, atrasado, exposto ao perigo? Casse-se a concessão! Os hospitais não atendem? Prendam-se os responsáveis, sejam eles servidores ou autoridades.

Para isso precisamos de muita polícia! Muita mesmo. Provavelmente essa que espanca o cidadão e atira antes de perguntar não serve, porque fica muito desacreditada… fica meio difícil falar em respeitar as leis quando a autoridade não dá exemplo, sabe? Provavelmente os políticos sabem disso.

Dar educação, que esse povo não tem muita. Tem que ensinar essa gente a se comportar. Vamos investir pesado nisso, começando, por exemplo, com a prefeitura deixando de resistir a instalar ar-condicionado nas salas de aula e reduzindo o número de alunos por sala. Construir escolas boas, mais faculdades. Talvez motivar quem se dispõe a enfrentar um mundo de adversidades para ser o principal canal do estado, o professor com bons salários… como quem ganha bem e trabalha no ar-condicionado finge não saber e diz que isso não resolve nada.

Não tem muito teatro, não tem mito cinema… a passagem de ônibus do Rio se tornou uma das mais caras do Brasil. Um casal com dois filhos vai gastar 28 reais pra ir e voltar de qualquer lugar se só pegar um  ônibus,  mais de 50 se pegar dois… não sobra muito pra gastar em outra coisa como um ingresso em qualquer coisa, aí a praia de graça fica sendo a principal alternativa. Tirar isso ainda é quase um convite à insurreição (será esse o plano?).

Por último, talvez seja o caso de criar alternativas de lazer: um parque médio em Madureira se tornou uma obra de intensa propaganda, só pra dar uma ideia do abandono que a região vive. Temos uma orla imensa na Baía de Guanabara cercada de vias, muros e muita, muita poluição. Dezenas de milhares de moradores da Maré, por exemplo, convivem bem ao lado com uma estação de esgoto, uma usina de cimento e entre duas vias expressas. Aí fica difícil querer passar o domingo em casa… imagina uma baía linda e totalmente disponível ao banho? Valeria horas de transporte para Ipanema quando se tem golfinho pulando na praia perto de casa?

Talvez desse até pra economizar no IPTU…

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador