Atacando Os Democratas, Mas Nem Sempre Acertando O Alvo.

 

Publicado em: 08 Setembro de 2011.

The New York Times.
Durante mais de uma hora e 45 minutos de intenso debate nessa quarta-feira à noite, os candidatos presidenciais republicanos não se intimidaram em trocar farpas entre eles. Mas algumas das críticas mais fortes – e algumas, fatalmente, problemáticas – foram reservadas para as Políticas, Programas e Princípios que tradicionalmente são associadas aos democratas, desde o combate às mudanças climáticas até o alargamento do acesso à saúde, providenciando seguro para os idosos.

Mitt Romney, o ex-governador de Massachusetts, atacou o Governo Federal e o presidente Obama, em particular, acusando-o de despotismo em relação ao regulamento de perfuração de poços de petróleo, mineração de carvão e energia nuclear.

“Nós somos uma nação rica em energia, mas estamos vivendo como uma nação pobre em energia”, disse, afirmando que Obama parou as perfurações offshore, bloqueou a construção de novas usinas de carvão, retardou o desenvolvimento de novas usinas nucleares e falhou no desenvolvimento do gás natural preso em formações de xisto.

Mas essas acusações são em grande parte falsas. Embora Obama tenha declarado uma moratória sobre perfuração em águas profundas no Golfo do México após o vazamento da BP em 2010, o Governo voltou a dar concessão de licenças no início deste ano e, novamente, a atividade está nos níveis da época pré-vazamento no golfo. Sua administração anunciou recentemente um grande contrato de venda no oeste do Golfo do México, e garantiu a aprovação provisória do projeto da Shell na costa do Alasca no Ártico. E, embora uma série de empresas cancelasse seus planos de construção de novas usinas de carvão, o foi em grande parte devido à queda na demanda por eletricidade, não por causa de novos regulamentos federais.

A ciência das mudanças climáticas, um tema de ceticismo entre muitos dos conservadores, também apareceu durante o debate. Jon M. Huntsman Jr., ex-governador de Utah, disse que 98 por cento dos cientistas acreditam que o clima está cada vez mais quente e que a atividade humana é pelo menos parcialmente responsável, enquanto o governador Rick Perry de Texas repetiu sua reivindicação histórica “a ciência ainda não definiu.” A Deputada Michele Bachmann, que já havia afirmado que o aquecimento global é “ciência fabricada” e uma farsa, mais uma vez questionou se a atividade humana afeta o clima global.

O esmagador consenso científico é que o aquecimento global está ocorrendo e que a atividade humana – principalmente a queima de combustíveis fósseis e a redução das florestas tropicais – são as prováveis causas.

Uma das mais ríspidas linguagens da noite aconteceu quando Mr. Perry dissertou em Segurança Social, dizendo: “Você não pode manter o ‘status quo’ ativo e chamar isso de qualquer outra coisa senão de um esquema Ponzi” (*o esquema de pirâmide que precisa estar sempre crescendo para se manter). Mas essa metáfora é enganosa. As projeções do governo sobre as reservas da Segurança Social são que seu esgotamento só pode acontecer em 2037, se não houver qualquer mudança, mas mostram que a receita do imposto sobre os salários cobrirá três quartos dos benefícios, reenchendo então os cofres.

Criticando a lei de Obama que cuida da Saúde, a Mrs. Bachmann disse que a medida estava eliminando os empregos, citando um estudo, suprapartidário, do Escritório de Orçamento do Congresso. Mas a alegação feita por Mrs. Bachmann, em termos mais específicos no último debate republicano, exagera, em muito, as conclusões do estudo, o qual diz que a lei teria um “pequeno” impacto na força de trabalho porque isso poderá forçar alguns trabalhadores a reduzirem suas horas ou se aposentarem mais cedo.

Mr. Perry relatou que o Texas criou um milhão de empregos na última década, o que é verdade. Mr. Perry também comparou seu recorde histórico de criação de emprego com o de Romney, dizendo: “Criamos mais empregos nos últimos três meses no Texas do que aquilo que ele gerou em Massachusetts durante seus quatro anos.” Assumindo que o Mr. Perry se referia aos meses de Maio, Junho, e Julho de 2011, essa parte está correta: Texas adicionou 63.200 empregos durante esses meses, enquanto Massachusetts acrescentou apenas 45.800 empregos durante seus quatro anos de governo.

Mas, como Mr. Romney afirmou na resposta, Texas não é só muito maior do que Massachusetts, lá também tem uma economia muito diferente, cujo crescimento tem sido ajudado pelo aumento da população e pelo boom do óleo e do gás.

 O Senador Ron Paul criticou o Mr. Perry por ter escrito, o que ele descreveu como, “uma verdadeira e simpática carta de apoio à Hillarycare”, referindo-se à Legislação de Saúde que foi a prioridade nacional da administração Clinton, quando o casal chegou a Washington em 1993.

Mr. Perry realmente escreveu para Mrs. Clinton, que liderava a administração da força de trabalho que revisava o sistema de saúde, em abril de 1993. Mas o Mr. Paul exagerou em suas considerações sobre o que disse Mr. Perry e erroneamente implicou que Mr. Perry, então o comissário agrícola do Texas, apoiou a proposta, em particular, da Saúde que somente meses depois foi completada. Na carta, Mr. Perry escreveu: “Eu vejo que seus esforços em tentar reformar o sistema nacional de saúde são mais do que louváveis.” Mas o seu propósito principal em escrever para Mrs. Clinton foi o pedido para considerar as necessidades “dos agricultores da Nação, fazendeiros, trabalhadores rurais, e outros membros das comunidades rurais”.

Tais comunidades, Mr. Perry escreveu: “tem uma alta proporção de pessoas sem seguro, aumentando os custos da Saúde,  e frequentemente a falta de experiência nos serviços.” Ele termina descrevendo os esforços de Hilary como “digno” e incentivou-a a contatá-lo. Mas  Mr. Perry não recomendou, nem endossou nenhuma  proposta particular.

Kitty Bennett contribuiu com a reportagem.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador