
Jornal GGN – Existe um caminho para o fim da pandemia do coronavírus, mas será preciso continuar vigilante e adotar mudanças no modo de vida até lá. A afirmação é Michael Ryan, diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Precisaremos ter alterações significativas no nosso estilo de vida até o ponto de termos uma vacina e tratamentos. E isso não é de todo ruim”, afirmou Ryan, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo. “Vimos benefícios para o meio ambiente e para a nossa conexão com outras pessoas. É um grande desafio, mas alguns países que saem do lockdown podem oferecer esperança para outros”.
Ryan comentou que é necessário que os países mostrem solidariedade, ajudem uns aos outros e transfiram recursos materiais, enfatizando a necessidade de reforçar os sistemas de saúde pública.
A OMS também reafirmou os objetivos estratégicos de seu plano de resposta à covid-19: mobilizar todos os setores e comunidades, controlar casos esporádicos e de grupos, isolando-os rapidamente, acabar com a transmissão comunitária com prevenção, controle de infecções e distanciamento físico, reduzir a mortalidade e desenvolver vacinas e medicamentos seguros e eficazes.