EUA liberta ativista porto-riquenho preso há 36 anos

 
Jornal GGN – Em uma das últimas decisões da gestão Barack Obama, o governo dos Estados Unidos anunciou a libertação de Oscar López Rivera, preso há 36 anos por defender a independência de Porto Rico. 
 
Aos 73 anos, López foi solto junto com outros 208 presos políticos nos EUA. Ele foi condenado a 55 anos de prisão por ‘envolvimento em atos terroristas”, e ainda terá de prestar trabalhos comunitários para terminar de cumprir sua pena. 
 
O porto-riquenho foi membror da Forças Armadas de Liberação Nacional (FALN), sendo capturado pelo FBI e acusado de “conspiração”.

 
 
Leia mais abaixo: 
 
Do Vermelho
 
EUA liberta Oscar López Rivera, independentista preso há 36 anos
 
As últimas três décadas Oscar López Rivera passou atrás das grades. O crime? Defender a independência de seu país, Porto Rico, que até hoje é colonizado pelos Estados Unidos. Finalmente aos 73 anos de idade o ativista ganhou liberdade, junto a outros 208 presos políticos do país de Barack Obama. 
 
O anúncio foi feito pelo governo dos Estados Unidos nesta terça-feira (17). É uma das últimas decisões de Barack Obama antes de deixar o governo. Contudo, mesmo em liberdade, López Rivera ainda vai prestar trabalhos comunitários para terminar de cumprir sua pena, até o dia 17 de maio. 
 
Condenado há 55 anos de prisão por “envolvimento em atos terroristas”, Oscar López passou os últimos 36 preso. Em seu país foi um importante líder independentista e combateu na Guerra do Vietnã. Nos Estados Unidos participou de ações em defesa da independência de Porto Rico. 
 
Durante 5 anos o Oscar López atuou na luta clandestina como membro das Forças Armadas de Liberação Nacional (FALN) e foi capturado pelo FBI, acusado de “conspiração” devido à sua atuação em defesa da independência de Porto Rico. 
 
Assim que foi capturado, reclamou para si a condição de “prisioneiro de guerra” e foi amparado pelo protocolo da Convenção de Genebra de 1949. Inicialmente condenado há 55 anos, a pena aumentou para 70, dos quais 12 ele passou em isolamento completo.
 
Oscar López Rivera ganha liberdade depois de mais de 30 anos no cárcere 
 
A injustiça cometida contra Oscar López foi alvo de críticas em todo o mundo. Organizações sociais e ativistas dos direitos humanos se mobilizaram em diversos países para exigir a libertação do líder independentista. 
 
Só em 2012 a ONU se pronunciou sobre o caso, ao aprovar a resolução fomentada por Cuba que exige o reconhecimento da independência e autodeterminação de Porto Rico. Na ocasião, a Organização exigiu a libertação dos independentistas presos nos Estados Unidos, entre eles Oscar López. 
 
Trabalhos comunitarios 
 
Apesar da liberdade, Oscar López seguirá cumprindo sua pena em regime aberto através de trabalhos comunitários que serão prestados em comunidades carentes em seu país. A prefeita do município de San Juan, onde o ativista atuará, afirmou à imprensa local que este “é um grande dia para a justiça e a dignidade porto-riquenha”. 
 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E Múmia Abu Jahmal?

    A auto-proclamada “capital mundial da democracia” não deveria ter presos políticos, mas ele são muitos, só que a mídia bandida não mostra. Falta muita gente ainda para sair, como Múmia Abu Jahmal.

     

     

     

  2. Quem diria. Os EUA tem presos
    Quem diria. Os EUA tem presos políticos. Pensava que isso era coisa apenas de ditaduras.
    Se esse senhor fosse um cubano anticastrista e tivesse passado os últimos 50 anos tentando matar Fidel seria hoje um rico membro da prosperissima comunidade cubana de Miami. Um milagre econômico. Cubano contra seu governo fica rico em Miami Beach. Porto Riquenho vegeta nos guetos de Nova York. E se reclamar ganha de brinde 36 anos de cana vip.

  3. Em vez de aplaudir o prisioneiro injustiçado

    Muitos idiotas batem palmas até com as nádegas para quem praticou a injustiça

    Esse mundo tem muita babaquice Mas eu não sou um deles. Vc acha?

    Pois voce não me conhece, se me conhecesse vc acharia que sou mais babaca do que todos os demais juntos.

    Viva a babaquice

  4. Obama

    Leio muitas criticas ao Obama, até neste blog.

    Acho que um dia se fará justiça. Foi sem duvida o melhor presidente dos ultimos 50 anos.

    Cometeu erros? Sem duvida! Mas teve muito acertos. Ver acasos Iran e Cuba.

    Para mim os EUA estão dominados pelo poderio militar-industrial- inteligencia e não há presidente que consiga fazer muito para se libertar disso. Tem 2 partidos que os defende.

     

    Pelo menos Obama tentou ir além. O resto dos presidentes nem sequer tentou.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador