EXÉRCITO RUSSO DO FUTURO PODERÁ SE DESLOCAR PARA QUALQUER LUGAR DO MUNDO – EM 7 HORAS

do RT

19 de março de 2015

Artist concept of future Russian Special Purpose Aircraft (Concept: Aleksey Komarov, Customer

and Technical Manager: Volga-Dnepr Group)

No futuro, uma frota de aeronaves de transporte pesado, conforme alegado, terá capacidade para mover uma unidade estratégica de 400 tanques Armata com munição, para qualquer lugar do mundo. E, provavelmente, a uma velocidade hipersônica, permitindo que a Rússia tenha uma resposta militar global.

De acordo com a especificação do novo design da Comissão Militar-Industrial, em Moscou, o avião de transporte, apelidado de PAK TA, vai voar a velocidades supersônicas (até 2.000 km/h) e transportará uma impressionante carga útil de até 200 toneladas. Ele terá um alcance de 7.000 km.

O programa PAK AT prevê 80 novos aviões de carga a serem construídos até 2024. Isso significa que em uma década o Comando Central da Rússia será capaz de colocar um exército blindado pronto para a batalha em qualquer lugar, relataram alguns especialistas on-line, citando uma fonte do exército que participou da reunião fechada.

Artwork: Aleksey Komarov

Uma das principais tarefas do novo PAK TA é transportar tanques Armata de mísseis pesados e outros equipamentos militares na mesma plataforma, como: avançados sistemas de armas de artilharia autopropulsadas, os complexos de mísseis antiaéreos, transportadores de mísseis táticos, sistemas de lançamento de múltiplos mísseis e veículos de combate a mísseis.

Os cargueiros PAK AT serão multiníveis, com o carregamento automatizado e capacidade de lançamento por paraquedas de material e pessoal em qualquer terreno.

Russia’s T-14 Armata Main Battle Tank. (A still from Youtube video by arronlee33)

Uma frota com várias dezenas de cargueiros aéreos PAK AT será capaz de transportar 400 tanques pesados Armata, ou 900 veículos blindados leves, como o Sprut-SD, um tanque anfíbio autopropulsado que combate outros tanques.

https://www.youtube.com/watch?v=9STz_JnzSQ8

“Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, prevista para ser concluída também até 2024, é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar transcontinental em larga escala“, diz o especialista online.

Sprut-SD airborne amphibious self-propelled tank destroyer. (RIA Novosti / Vjacheslav Afonin)

Uma fonte que participou da reunião fechada da Comissão Militar-Industrial disse aos repórteres, em condição de anonimato, que estava “chocado” com as exigências das forças armadas.

Segundo a fonte, o projeto PAK TA está em curso há vários anos, e suplantará os cargueiros aéreos que operam atualmente. Mas, a missão global da aviação nacional de transporte militar nunca foi anunciada antes.

“Isso significa que, pela primeira vez, temos o objetivo de criar uma capacidade operacional para transporte aéreo de um exército plenamente desenvolvido, a qualquer lugar do planeta”, disse a fonte. Isto significa, fornecer uma força tarefa do tamanho das tropas da NATO e dos EUA no Iraque, em questão de horas para qualquer continente. “No contexto da atual doutrina militar isso desafia a compreensão”, disse a fonte.

Artwork: Aleksey Komarov

A especificação inicial do PAK TA resultava na construção de cargueiros aéreos subsônicos com velocidade cruzeiro convencional de 900 km/h e um moderado alcance de 4.500 quilômetros.

O programa envolve a criação de cargueiros de fuselagem larga para cargas úteis que variam de 80 a 200 toneladas, e deve substituir todas as aeronaves de carga Ilyushin e Antonov existentes.

A única aeronave que opera com uma carga comparável é o Antonov An-225 (até 250 toneladas), mas esta é uma aeronave de produção isolada, criada especialmente para o programa do ônibus espacial Buran.

Artwork: Aleksey Komarov

No ano passado, foi noticiado que os futuros cargueiros aéreos militares seriam desenvolvidos pelo Complexo de Aviação Ilyushin, com alguns especialistas dizendo que a empresa poderia se basear nos projetos do avião de carga Il-106 (80 toneladas), projeto que venceu uma licitação do governo no final de1980, mas foi abandonado após o colapso da União Soviética.

Agora, com as ambiciosas especificações e objetivos, o PAK AT é uma aeronave de transporte verdadeiramente da próxima geração.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador