Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpe-me, mas todo o caos tem uma lógica!

    Há uma tendência a utilizar a palavra Caos de forma imprópria, pois se ela for utilizada de forma correta se vê como algo que segue uma determinada lógica.

    Se utilizarmos a palavra CAOS no senso comum este seria uma ausência de organização ou uma desordem, porém se utilizarmos no sentido matemático se verá que a definição é outra e que esta dará mais sentido do estado político e social que estamos hoje.

    Caos no sentido matemático significa algo que é regido por uma série de equações que descrevem um sistema dinâmico (que varia com o tempo) rigorosamente determinista (segue a leis matemáticas conhecidas), mas que apresentam na presença de perturbações muito pequenas (instabilidades) que em função das condições que se tem no momento (às condições iniciais) o movimento que pode ocorrer neste sistema apresenta BIFURCAÇÕES. 

    Isto é chamado o Caos determinístico, ou seja, se conhecermos as equações, o estado inicial poderemos prever quais são as soluções possíveis.

    Em resumo, se uma sociedade é estável, a entrada de perturbações não serão amplificadas, mas sim atenuadas. Porém se a sociedade é instável (e há diversos graus de instabilidade) perturbações muito pequenas ou somente as grandes levarão a esta sociedade procurar outro caminho.

    Quem não conhece as equações e não conhece as perturbações pode achar que tudo é uma desordem, e acho que estamos exatamente neste ponto. Há pessoas que pensam que assim como o chamado “efeito borboleta” que figurativamente Lorenstz utilizou a imagem de que o bater de asas de uma borboleta no Brasil (Amazônia, mais precisamente) teria condições de criar ou não tornados no Texas (Por que ele utilizou a Amazônia e o Texas? Ninguém sabe!) é uma fantasia que como uma vulgarização da ciência mostra eficiente, mas como realidade científica, não é uma verdade matemática, pois por mais que uma borboletinha brasileira bata suas asas desesperadamente a influência no clima do Texas será nula.

    Voltando as condições atuais, o que há é uma instabilidade na política brasileira, porém por mais que queiram alguns, se forem sozinhos para a rua e gritarem, pularem e urrarem não vão conseguir mudar nada. Porém para sabermos os destinos do nosso país devemos saber as variáveis que influenciam na nossa política, variáveis tais como a Rede Globo, as forças das Polícias Militares, o Exército Nacional, os Partidos, as divisões dos Partidos e mais e mais outras variáveis.

    Por exemplo, podemos imaginar que o governo Temer estava levando a uma situação de instabilidade tal que movimentos populares poderiam começar a serem variáveis importantes no desenvolvimento da política, neste momento atua outra ação determinística que é a mudança de atitude da Rede Globo. Esta que vinha sustentando o governo Temer resolve junto com atores desconhecidos (pelo menos se desconfia quem são estes atores) a estabelecer outra rota para o movimento determinístico da vida social brasileira. Neste momento surgem do nada dois irmãos metralhas (mafiosos bilionários) tradicionais corruptores de todas as esferas de mando do Brasil e apresentaam uma delação que se acha “bombástica”.

    Caso a rede Globo não quisesse amplificar esta delação “bombástica”, teria dito o tradicional “não vem ao caso” e esta delação cairia no esquecimento como dezenas de outras revelações “bombásticas”, que de carga explosiva de alta tonelagem, virou um mero traque. Porém numa ação bem coordenada a tal revelação virou um “meme” na oposição e nas outras emissoras, acabando que até atores bem coordenados de partidos “éticos” (nem por isto sem deixar de serem oportunistas) de esquerda como o PSOL, que rapidamente transformaram esta notícia em motivo de pedido de Impeachment no congresso. Ou seja, mais uma vez grupos de esquerda serviram de caixa de ressonância para o que a Globo queria, a derrubada de Temer!

    Muitos ficam abasbacados pela mudança de comportamento da Rede Globo, mas parece até que nunca ouviram que o governo Temer tinha a sua missão, e se não a cumprisse seria simplesmente defenestrado, pois exatamente isto que aconteceu. Temer atingiu o limite de sua competência e por mais que comprasse deputados e senadores os valores não cobriam a possíveis perdas futura de mandato por rejeição da população, e além disto e o que passa batido pela maior parte dos comentaristas, o povo começa a se organizar.

    O lema “Fora Temer” que embalava grande parte das manifestações com  ou sem influência de partidos e centrais sindicais, foi tentado ser entregue a população pelo empenho da Rede Globo a realização do desejo de muitos. Porém neste momento agem outros atores menores, mas significativos, os jornais Estado de São Paulo e Folha em torno dos quais orbitam outras forças não tão poderosas como as que se alinham em torno da Rede Globo, mas mesmo assim significantes.

    Como o passo seguinte a renúncia de Temer, seria a imposição de um nome e um programa para substituí-lo, este nome e/ou este programa não agradou as outras forças menores, que procuram outra saída, logo estes mesmos reforçam Temer e este passa a questionar quão “bombástica” e “real” é a tal revelação.

    Aí sim surgiu um ponto de bifurcação do caos determinístico que vivemos, ou vai à direção de um ou outro ponto de atração que enigmaticamente são chamados os “atratores estranhos”.

    Por outro lado junto com estes grupos voluntariamente ou involuntariamente se unem diversas pequenas variáveis, que de forma totalmente independente teriam condições de amplificar o seu valor na influência da direção do movimento no sistema. Por exemplo, os grupos de parlamentares que assinam nervosamente vários pedidos de Impeachment, servem tanto para um grupo ou outro de grandes órgãos de imprensa. Também alucinados blogueiros, no afã de serem as pequenas borboletas que batem asas na Amazônia, se torcem e se retorcem de uma forma meio oportunista, reforçando, por exemplo, a ação da rede Globo, entretanto não passam de borboletinhas histéricas que sacodem as suas asas a exaustão, pensando que mudarão o clima no Texas!

    Como borboletas isoladas com o seu bater de asas na Amazônia não mudam o clima no Texas, se a rede Globo somar centenas destas borboletas e fizer que estas batam as asas de forma coordenada elas servirão pelo menos para que o índio no meio da Amazônia, com sua ingenuidade primitiva, as observe com cuidado e achem que elas estão fazendo algo além do seu próprio bater de asas, que não servirá nem para mudar o clima a cem metros de distância.

    1. É grana !

          Rdmaestri

       

      Você não mencionou a invariável da equação de 1o grau desta “COMPLEXA” formulação  :  ” G$ANA ” .

      Eu nunca aceitei ver salários de jogadores normais. longe de serem  profissionais diferenciados, altos, dando a impressão que o dinheiro é fácil, é só ser um bom negociador. 

      Errei !

      Diante desta Friboi que compra por 3 milhões um deputado, 20 milhões uma prorrogação tributária, que pagaria 40 milhões por uma presidência da Vale ( ela nao é privada como pensávamos), que dá mesada de 400 mil para muitos, que sabe os índices do mercado futuro ( o insuspeito Meirelles é irmão de São. Franciso),………..quanto dinheiro sobrando……se faltar….é só aumentar 10 centavos no quilo da carne ou 1% nos vários ramos de negócio do Sr. Joesley.

          

          Cadê o psdbista Gilmar ?  Seus pares vão ficar calados ?

          Cadê o psdbista MORO ( ficou feio não deixar o Cunha falar), o Dallagnol & Fernandes com as suas convicções e domínio dos fatos ?

         É hora de dar um basta !

  2. Um retrato aproximado da situação atual

    À JBS, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, lhes foi prometida a direção da VALE e, ainda, já contam com o Ministério da Fazenda (Meirelles). Estão entre os maiores anunciantes da Globo. Provocam um terremoto político e estão livres. Como consequência do terremoto financeiro, saem mais ricos e, ainda, apostam na escolha do Meirelles como Presidente biônico.

    Outros grupos econômicos lutam pelo mesmo butim, através do restante do PIG e os tucanos, assegurando Temer e aguardando uma saída que fique mais próxima da Av. Paulista e do pato amarelo, ou seja, o João Dória (que foi rapidamente chamado a “opinar” sobre esta crise). Os supremos buscam uma fórmula “democrática” para continuarmos sem democracia. O Gilmar é arrastado para junto do cadáver insepulto do Aecim. O Janot é chamado pelo Temer para uma briga. O Moro e os imparciais de Curitiba ficaram do mesmo tamanho que representa o triplex perante os 500 milhões da JBS e o batom na cueca que obteve esta nova equipe que investiga mesmo, sem prender nem torturar ninguém; sem apenas convicção, mas com fatos.

    A Globo conseguiu misturar (ou pelo menos tentou) o gângster mineiro e o bandido do planalto no mesmo saco que fundos de campanha, solicitados formalmente pelo PT, em lista escrita, e divididos por partidos, em conta corrente do próprio delator. Por conversas e de ouvi dizer, tentam colocar Lula e Dilma no mesmo patamar que os dois meliantes antes citados.

    A Globo ataca no fato, ganha no grito e na rua, tentando tomar a liderança e a bandeira, tirando o discurso da esquerda de “fora Temer e Direitas já”, mudando para “Fora todos (Lula e Dilma também) e indiretas já (Meirelles)”. Aí é que nós, povo, não sabemos se sairemos de verde/amarelo ou vermelho neste domingo. Nesta briga de cachorro grande não sabemos qual agenda seguir nem qual o grito de ordem e, como sempre, continuamos extremamente mal informados, por causa da falta de unidade e de definição dos movimentos populares. Só podemos, por agora, fazer o que o Lula indicar, para não cairmos em equívocos.

    Na prateleira de baixo, a OAB apoia o impeachment do Temer, tentando corrigir a injustiça que cometeram com Dilma. O Ciro continua puxando o plano B dos EUA. O Alvaro Dias ensaia mais uma mudança de partido, como quem troca de terno. O Romário vai junto e, mais uma vez, expondo toda a sua incompetência, claramente demonstrada na sua ação fantasmagórica no senado. O PSB (os “carcará”, tucanos do nordeste) já ensaia a sua saída do Governo para não ser expulso a pontapés, exatamente do nordeste.

    Neste momento, devemos estar atentos aos fatos, firmes e coesos, atentos às palavras do Lula.

  3. Golpistas queriam implementar trambiques de VELHOS, FORAS DA LEI

    Procuradores “ainda analisam” se pedem impedimento de Gilmar

    Quer dizer que agora tá tudo liberado, não se trata mais de obedecer LEIS À TODOS  IMPOSTAS, mas de se proteger UNS FORAS DA LEI porque têm “o prestígio e  influência em todas as esferas da República”.

    E a moral, honestidade, ética, e o dinheiro do POVO, onde ficam? Nas TEORIAS PSEUDO-RELIGIOSAS E PSEUDO-CÍVICAS???

    Só porque os VELHOS querem. Gente HONESTA não aceita mais esse tipo de CANALHICE.

  4. Comentário do internauta Roberto no Blog da Cidadania

    – Joesley diz que fez depósito em conta para Dilma e Lula.
    – Mas na conta da Dilma ou do Lula?
    – Na conta do Joesley mesmo.
    – Mas quem movimentava essa conta?
    – O Joesley.
    – Sei… Mas quanto dinheiro tem na conta?
    – Nenhum. O Joesley sacou tudo em 2014.
    – Tá… Mas pelo menos tem algum áudio, vídeo, algum mísero documento?
    – Não, nenhum áudio, nenhum vídeo, nenhum documento.
    – Ué?… Ele gravou Aécio e Temer, por que diabos não gravou conversas com Lula e Dilma??
    – É que o Joesley achou que só a conta bancária em nome dele mesmo já seria prova suficiente contra Lula e Dilma.
    ________________
    Eu também tenho uma conta assim. Está no nome do Bill Gates. o Bill deposita, o Bill faz retiradas, e o Bill gasta o dinheiro. Mas é tudo meu.

    Responder

  5. Sucessão de Temer: guerra civil nas instituições? Ou acordão?

    O “jogo” da sucessão de Temer: guerra civil nas instituições? Ou acordão?

    Bate-bola do Núcleo Duro (versão editada):

    – Análise (a várias mãos) do terremoto político desta semana.

    – E mais de todas as “réplicas” do sismo até aqui.

    – Quem ganhará a queda de braço Globo + Casta Jurídica do Estado (“República dos Concursados”) vs. direita da classe politica (Temer e aliados)?

    – Esta guerra é em dois fronts, já que a dobradinha Globo + Casta Jurídica também voltou suas baterias – como sempre… – contra Lula e a esquerda.

    – Será que vai ter “vencedor”?

    – Em havendo, é por nocaute (“tudo ou nada”) ou por pontos?

     

    LEIA MAIS >>

     

     

  6. Globo

    Vamos barrar o golpe dentro do golpe da Globo!

                               Resultado de imagem para carro virado na morte de getulio vargas?

    Carro da Globo virado depois da morte de Getulio Vargas

    A Globo participou da trama que levou Getúlio Vargas ao suicídio. Na ocasião, a mídia golpista, junto com a Globo, propagava que, no governo de Vargas, havia um mar de lama. Com a morte de Getúlio, o mar de lama sumiu porque na verdade nunca existiu.

    A Globo também apoiou e cresceu à sombra da ditadura militar. Milhares de civis e militares foram perseguidos, presos, torturados, e mortos. Muitos sumiram, não tiveram nem direito a um enterro digno. A Globo, décadas depois, fez autocrítica por ter apoiado a ditadura. Será que aqueles que foram presos e torturados aceitam essa autocrítica? E os familiares das vítimas aceitam a desculpa da Globo?

    A mídia, principalmente a Globo, tanto viabilizou o golpe contra a presidente Dilma, contra a qual nada se provou, como depois deu pleno respaldo ao governo golpista de Michel Temer. O saco de maldade de Temer tem total apoio da mídia e da Globo, como a retirada dos direitos trabalhistas e previdenciários e o fim da aposentadoria.

    Não podemos esquecer que a mídia, principalmente a Globo, quer derrubar Temer mas continua assinando embaixo de toda sua politica nefasta, contra os trabalhadores e o Brasil.  

    Apoiam também a entrega do nosso petróleo via o tucano que preside a Petrobrás, Pedro Parente. Nesse capitulo, entra em cena a operação Lava Jato de onde saíam vazamentos seletivos e diários, para a Globo, com o intuito de desestabilizar o governo Dilma e desmoralizar a Petrobrás, preparando o terreno para entrega-la depois.

     O plano deles tem funcionado tanto que hoje os golpistas se lambuzam  na Petrobrás! O mesmo Moro, via Globo, que  manipulava a sociedade dizendo que acabava com a corrupção, sempre fez vista grossa à corrupção dos tucanos na Petrobrás:

    _  Moro não investigou o governo de FHC, várias vezes citado em delação, muitas delas envolvendo até  seu filho (4,5);

    _ Moro também não investiga o atual presidente da Petrobrás, Pedro parente, que foi réu desde quando ministro de FHC.Hoje Parente realiza uma verdadeira liquidação na Petrobrás, vendendo bens valiosíssimos sem licitação, para quem quer e pelo valor que ele mesmo decide. Enquanto dirigente do Sindipetro/RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP, formalizei denúncia ao MPF, em novembro de 2016, alardeando a omissão da Lava Jato, mas nem isso comoveu o juiz Sergio Moro, muito menos o MPF (6).

    A Globo, na sua sanha golpista, há muito tenta destruir Lula. Criou o personagem “Caçador de Marajá”, Fernando Collor de Mello, aquele que ia colorir o país, para barrar a chegada do metalúrgico à presidência.  Não satisfeita, a Globo manipulou as eleições para garantir a vitória de Collor(1). Aliás, continua tentando destruir Lula e, pra isso, conta também com seu sempre aliado, o juiz Moro.

    Muito estranha esta rebelião da Globo contra Temer, coisa boa não é! Com certeza que é o golpe dentro do golpe, aliás a Globo já fala abertamente em eleição indireta.

    Dizem que a venda da Globo para o mexicano Carlos Slim seria o motivo do rompimento da Globo com Temer. A lei inibe a presença de estrangeiros em empresa de comunicação e talvez, para ser vendida a estrangeiro, precisaria de mudança na lei. Dentro do Congresso Nacional, há vários grupos que não são alinhados com a Globo, por exemplo, a bancada da Igreja Universal.

    Também não podemos esquecer que um dos motivos de a Globo trabalhar pelo impeachment de Collor foi o fato de sua família ser dona de empresa de comunicação, em Alagoas, e, com a chegada de um familiar à presidência, queriam expandir seus negócios. A Globo não aceita concorrência!

    Diferentemente da mídia, e principalmente da Globo, a maioria da sociedade quer o Fora Temer e eleições diretas já.

    Basta de Globo golpista!

     

     

     

     

     

    Fonte: 1 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/apos-22-anos-boni-admite-que-globo.html  

    2 – http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=24628

    3 – http://www.boatos.org/brasil/globo-vendida-carlos-slim.html

    4 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/09/delator-cita-filho-fhc-esquema-corrupcao-petrobras.html

    5 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/cervero-filho-fhc-sabia-termeletrica-contratado-petrobras.html

    6 – http://fnpetroleiros.org.br/?p=12171

    Rio de Janeiro, 21 de maio de 2017.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

     OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

       (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)

      Meus endereços eletronicos:  https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

      http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

     

  7. Tomei um remedinho pra poder

    Tomei um remedinho pra poder assistir ao discurso último de Temer, e olhando nos olhos dele, naquele ensaboado seco das mãos, parecia sentir pelo movimento dos maxilares do homi como ele estava tenso, destemperado. E fugindo aos protocolos, nem esperou sair do foco das câmeras pra deixar o local; se escafedeu antes que algum repórter o incomodasse com perguntas. Em seguida, a repórter da Globo que fazia a cobertura do discurso, se dirigiu ao púpito (?), pegou o papel, e disse: “O presidente saiu tão apressado que esqueceu o papel do discurso”.

    Um fato assim a gente só vê gente da Globo fazendo quando está determinada a desovar uma autoridade. No caso, a mesma autoridade que até uns tês dias atrás tinha um tratamento inversamente contrário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador