Itaquerão de Lula é um insulto ao leitor acima da média

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O esforço da Folha de S. Paulo, em parceria com os vazadores da Lava Jato, para destruir a imagem do ex-presidente Lula e inviabilizá-lo para 2018 está virando um insulto aos leitores mais despertos.

Em 29 parágrafos, a reportagem “Itaquerão foi presente para Lula, diz Emílio Odebrecht”  faz contorcionismos para legitimar uma delação que sequer existe oficialmente e que, portanto, não tem valor jurídico contra Lula.

Aliás, nem se sabe se será aceita pela Justiça, pois, em tese, não basta dizer que o estádio foi uma “espécie de presente”, um “agrado” da Odebrecht ao ex-presidente pelo, digamos assim, conjunto da obra – ou dois mandatos presidenciais em solidariedade à empreiteira, que cresceu 7 vezes nesse período, destacou a Folha. Qualquer acusação precisa ser corroborada por provas.

Não à toa, Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, definiu assim a reportagem sobre o ensaio da delação de Emílio Odebrecht: “Se a delação já não serve para provar qualquer fato, a especulação de delação é um nada e não merece qualquer comentário.”

O comentário cabível, na verdade, é o seguinte: do jeito que está, a delação que não existe só fomenta ainda mais uma campanha midiática para destruir reputações. E, note-se, não passou nem uma semana desde a prisão de Eduardo Cunha, episódio em que a Lava Jato chutou um cachorro morto e vendeu, com ajuda da imprensa, uma versão isenta e apartidária da investigação.

Leia mais: Mídia vende a prisão de Cunha como a morte da defesa de Lula na Lava Jato

No caso do Itaquerão de Lula, há alguns pontos que dão no calo do leitor acima da média – aquele que compreense que a Lava Jato tem uma veia política saltante e sabe que delação não é verdade absoluta, pois se fosse, lideranças do PSDB, por exemplo, dessas blindadas pela mídia, teriam Rodrigo Janot em seu encalço. Mas não têm.

LULA, O TORCEDOR IMPACIENTE

O primeiro ponto é a tese da Folha de que Lula estava descontente com o desempenho de seu time de futebol e mandou construir um estádio. O jornal chega a associar as derrotas consecutivas do Corinthians aos últimos anos do mandato de Lula.

“Em 2010, o último ano de Lula à frente da Presidência, o clube ficou em quinto lugar no Campeonato Paulista, terceiro no Brasileiro e nono na Libertadores. Em 2007, havia sido rebaixado.”

“A ideia de construir o Itaquerão partiu do então presidente Lula, que atribuía os maus resultados do Corinthians à falta de um estádio, segundo relatos colhidos pela Folha.”

Essa seria a motivação de Lula para “favorecer” a Odebrecht com recursos do BNDES que seriam aplicados em um dos estádios previstoas para a Copa do Mundo.

TEM SUBORNO X NÃO TEM SUBORNO

No quinto parágrafo, para chamar atenção do leitor, a Folha cravou: “Os relatos [de Emílio Odebrecht, pai de Marcelo], que indicam suborno, ainda terão de ser homologados pela Justiça.”

No vigésimo primeiro parágrafo, Folha retira o que disse: “Nos encontros entre Lula e Emílio, não eram mencionados pagamentos de suborno, ainda na narrativa dele.”

PEGA PALOCCI

Na sequência da negativa de suborno a Lula, a Folha dá um cavalo de pau que muito interessa à Lava Jato, e afirma que se houve algum tipo de pagamento ao PT por causa do estádio, este foi negociado por Antonio Palocci.

“As questões práticas de como o PT seria beneficiado pela ajuda à Odebrecht seriam tratadas entre Marcelo e o ex-ministro Antonio Palocci”, escreveu a Folha, que preferiu tratar Lula como a questão central desde a capa, passando pelas fotos e manchetes internas da edição do domingo, 23 de outubro.

Preso na operação Omertà, às vésperas da eleição municipal, Palocci segue na carceragem da Polícia Federal de Curitiba, por ordem de Sergio Moro,juiz de primeira instância, porque a força-tarefa não encontrou provas de recebimento de propina por parte do ex-ministro. Facilitaria o trabalho se a força-tarefa descolasse uma delação fatal.

Nos dias seguintes à prisão de Palocci, os jornais da velha mídia noticiaram, sem alarde, que a Lava Jato teria exigido uma delação de Marcelo Odebrecht contra Palocci. Caso contrário, não haveria negócio com Marcelo e ele continuaria preso, enquanto Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e outros delatores da Lava Jato já gozam do regime domiciliar.

Leia mais: Lava Jato exige delação contra Palocci para ajudar Marcelo Odebrecht

Não bastasse a mudança súbita de curso da reportagem para atingir Palocci, a fala do advogado do ex-ministro, José Roberto Batochio, lá no penúltimo parágrafo, coloca a credibilidade das conexões feitas pela Lava Jato em xeque: “Causa surpresa essa versão de que o Palocci tinha mais contato com o Marcelo do que com o Emílio Odebrecht. Porque há uma amizade muito antiga entre Palocci e Emílio. Ele consultava muito o Palocci sobre a economia nacional e global. Já a relação entre Palocci e Marcelo era quase zero”, disse o defensor.

O LOBBY

Por último, o que se extrai contra Lula da pré-delação de Emílio Odebrecht é que o ex-presidente é suspeito por ter tido “reuniões com frequência mensal” com o empreiteiro e, nesses encontros, “Emílio pediu e obteve o aval de Lula para ajudar a empreiteira a se expandir por América Latina e África.”

E aí temos mais do mesmo: “O petista é réu numa ação que tramita em Brasília, sob acusação de ter ajudado a Odebrecht a conquistar contratos em Angola.”

Folha não diz ao seu leitor que, nesse caso de Angola, os procuradores admitem que Lula foi indiciado não porque há provas substanciais de que ele foi direta e indevidamente favorecido pela Odebrecht, mas porque a imprensa criminalizou o lobby de Lula no exterior em favor das grandes empresas nacionais, quando já não era mais presidente. Seus atos viraram tráfico de influência internacional porque algumas revistas assim disseram.

Leia mais: Procuradores admitem que Lula é indiciado de novo por pressão da velha mídia

O leitor mais crítico poderia formar suas convicções – para usar a palavra da moda – se, junto com as delações, fossem vazadas as “provas cabais”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já que não conseguiram provas

    Já que não conseguiram provas de que o triplex é do Lula, lhe deram o Itaquerão.

    Ontem, quando eu vi a manchete fui ler a matéria imaginando que Lula teria um estádio para uso próprio e para seus filhos esportistas. Quando vi que se falava em Itaquerão!!! É um descalabro tão grande que nem o coxinha mais empedermido vai conseguir usar como argumento para provar a desonestidade de Lula.

    A Folha dos pedalinhos continua com sua campanha para provar a honestidade de Lula. E a lava jato continua se superando: é convicção de procurador messianico, é apartamento sem registro em cartório,  é palestra que não houve mas tem vídeo e noticia de jornal, é Itaquerão de brinde.

    Assim não dá. Alguém precisa avisar os milicos da PF, procuradores messianicos e juiz parcial da república do paraná que o brasileiro tem mais do que os dois neurônios, que se dividem entre o bem e o mal (ou o PT e o Psdb),  que eles imaginam ter.

     

  2. O fato é que apenas dois

    O fato é que apenas dois tipos de pessoas ainda levam a folha a sério: os mal intencionados e aqueles que tem Q.I. forrestgumpeano.

  3. empresários é que são os bandidos

    Não só no ramos das construtoras, mas também em outros ramos, a corrupção foi cultivada muito mais para afastar concorrentes estabelecidos e interessados em iniciar novos negócios do que para favorecer políticos e espertalhões.

    O domínio do fato é de quem paga as contas. Esta estórinha de que os indefesos empresários foram estorquidos por políticos não convence. É uma estratégia de defesa dos advogados que encontram uma via fácil para executar seu trabalho, pago muito acima do merecido e devido. São uns folgados a lançarem mão de táticas que a sociedade pouco informada aceita acriticamente, garante uma imagem de gente boa que foi traída para seus clientes e ajuda a aumentar o descrédito do povo na política, que é única condição que temos de enquadrar qualquer tipo de malandragem por vias civilizadas.

  4. Amigos, amigos… negócios à parte

    “Causa surpresa essa versão de que o Palocci tinha mais contato com o Marcelo do que com o Emílio Odebrecht. Porque há uma amizade muito antiga entre Palocci e Emílio. Ele consultava muito o Palocci sobre a economia nacional e global. Já a relação entre Palocci e Marcelo era quase zero” – Defensor

    A reunião era de amizade ou de negócios?

    Se as reuniões eram amigáveis, o fato de Palocci ter mais contato com seu amigo mais recente deve causar supresa no Defensor, e isso partindo do princípio de que a amizade se aprofunda com o tempo, o que não tem qualquer comprovação científica. Aliás, o fato da relação entre Palocci e Marcelo ser quase zero é uma prova de que o tempo não aprofunda amizades e de que as reuniões eram de negócios, e não amigáveis. Entretanto, se as reuniões eram para tratar de negócios, o Defensor não devia ficar surpreso.

    No mais, toda a matéria da Folha está no condicional, como esta: “As questões práticas de como o PT SERIA beneficiado pela ajuda à Odebrecht seriam tratadas entre Marcelo e o ex-ministro Antonio Palocci”. Porém, até agora, não está demonstrado que qualquer das condições se realizou.

    Se o Emílio pediu e obteve o aval de Lula para ajudar a empreiteira a se expandir por América Latina e África, ele jamais poderia alegar essa sua torpeza em sua defesa. Mas na Lava Jato, desde que seja para perseguir petista, vale tudo.

    Afinal de contas, o Lula queria favorecer o Corinthians, a Odebrecht ou ser por esta favorecido?

    1. Discurso e prática de….

      Empreender, produzir, vender, conseguir mercado, convencer que o consumidor precisa consumir algo novo, etc…

      Das isenções fiscais, das não contribuições ao INSS, recolhimento de FGTS, da contratação terceirizada sem recolhimento de direitos, …

      Do não recolhimento de imposto sobre distribuição de lucros, das planilhas baseadas em lucro presumido (presume-se que não há lucro) e assim vai a cultura do chique (de chiqueiro à contaminação ambiental sem responsabilidade) até a compra de jornalistas âncoras que são treinados para USAR sua psicologia social e dar cara de verdades (tudo pode mudar em 20 minutos, até a verdade, e por que não a mentira?).

      Assim vai a lista de caractarísticas da maioria dos empresários do mundo.

      A ideia de que são os empresários que pagam impostos. Eles recolhem dos consumidores e há casos em que repassam para o estado, levantando a banddeira de pagante. Quem paga imposto é consumidor, por que quer escolas, ruas, iluminação, ferrovias, transporte, universidades, tecnologias, culturas, saúde, informação pública, rodoviárias, aeroportos, portos, estações de lançamento de foguetes, produção de medicamentos, hospitais, e tudo mais que o estado puder fazer para melhorar a vida das pessoas.

  5. Não é exatamente um insulto
    O

    Não é exatamente um insulto

    O Deputado Federal mais votado pelo PT em São Paulo, afirma em entrevista que quem cuidou da parte financeira do estadio foi ele, Emilio e Lula

    Afirmou ainda quq quando esse negócio vir a tona ficaria ruim, na verdade imoral para Lula, eis que um presidente não deveria se envolver neste tipo de assunto

    Afirmou ainda que o estadio custaria mais de 1 bilhão, mais que eles pagariam só 780 milhoes.

    Se tem alguém que trouxe um assunto no mínimo imoral nestes fatos, este foi o próprio Deputado do PT

     

      1. Uma pena que esses grosserias

        Uma pena que esses grosserias sejam permitidas por aqui

        No entanto, todo mundo tem conhecimento do que disse o sr. Andres Sanches sobre esse assunto,

    1. Vivendo e Aprendendo a “Pensar”, Água Mole em Pedra Dura…

      Sabemos não ser um insulto para leitores abaixo da média, conforme informa a manchete do post, mas, mesmo assim, seria bom olhar além do costume e enxergar que já, hoje, antes mesmo de completar 24 Hs, nem mais a Folha, certamente por ter sentido o tiro desferido contra o próprio pé, repercute a baboseira do Itaquerão, como se fosse um tipo de presente dado a Lula, pela Odebrecht, segundo diz, dito por Emílio, que tem um filho “refém” em Curitiba. Juca, Que furo!

      Mas sabe como é, viciado perde o pelo, mas não perde o vício, portanto para quem já encarou ficha falsa de Dilma, na primeira página, factoide com Lula presenteado com o Itaquerão, é ficha.

      1. Eu nem sei o que o Emilio

        Eu nem sei o que o Emilio falou, e se falou

        Eu sei o que o Deputado Andres disse

        Que ele Lula e Emilio trataram pessoalmente dos valores e que quando isso viesse a tona seria ruim para o Lula.

        Se o Presidente do Time, Deputado pelo PT, disse isso

        quem sou eu para duvidas

        mais voce pelo jeito prefere ignorar essa passagem, mostrando toda sua seletividade

  6. Podia bem ser uma baita

    Podia bem ser uma baita mentira de pescador, mas pescador mentiroso tem a nossa simpatia, então não é. Definitivamente não é. Mas as narrativas do jornalixo de guerra resolveu infantilizar ainda mais e fez sua versão ‘muderna e analógica’ da série americana Era uma vez…. que adapta histórinhas para crianças ou para boi dormir. Na realidade é adaptação da adaptação, porque as primeiras histórias seriam ritos de passagem, a segunda fase de adaptação foram as chamadas grandes produções de Walt Dysney e tinham finais felizes. As ‘mudernas da mudernidade”  fogem dos ritos de passagem e apresentam somente a versão banalizada do mal e o mal, ou seu representante, quem escolhe são esses roteiristas ocos da Globogolpe e cia. Mas ficção científica e digital jamais, porque sem originalidade e uma certa sofisticação, nem público burro, ignorante, rreconhece. Triste fim dos trópicos. Cadê nossos caiporas, nossos sacis?!

  7. FHC não corre o perigo de uma

    FHC não corre o perigo de uma delação como essa já que no governo dele não foi feita uma obra sequer que tivesse tijolo e cimento. 

  8. “A ideia de construir o

    “A ideia de construir o Itaquerão partiu do então presidente Lula, que atribuía os maus resultados do Corinthians à falta de um estádio”

    O Coríntians, há um bom tempo, está correndo atrás de um “naming rights” para o Itaquerão

    . Que tal “Lula Arena”? Que poderia ser conhecida com as iniciais das duas palavras. Em tempos de porradaria entre torcidas, “LUAR” seria um oásis, pura poesia.

    1. Isso é fazer…

      Isso é fazer a limonada do limão azedo. Ótima sugestão “LUAR”. Se cair no dominio da torcida, vai ser duro pra os piguentos engolirem.

  9. Como explicar os Títulos do Corinthians antes de 2014?

    Títulos do Curinthians antes do Itaquerão:

    Copa do Mundo de Clubes da Fifa: Anos: 2000 e 2012

    Copa Libertadores da América: Ano: 2012

    Recopa Sul-Americana: Ano: 2013

    Campeonato Brasileiro: Anos: 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011

    Copa do Brasil: Anos; 1995, 2002 e 2009

    Supercopa do Brasil: Ano: 1991

    Campeonato Brasileiro-Série B: Ano: 2008

    Campeonato Paulista. Esquece. O Corinthians não ganhou nenhum depois de 2013, ganhando quase todos de 2013 para trás.

  10. Esse Lula é F….! O cara

    Esse Lula é F….! O cara ganhou um triplex no guarujá e agora tem um estádio só dele! Essa folha….! Onde será que tá registrada a escritura desse estádio?

  11. ou prende ou dá atestado de honestidade

    O povo da lava a jato não tem alternativa além de:

    1 – ou prende  o LULA por qualquer acusação e o torna inelegivel(serve até um domínio do fato aplicado no DIRCEU).

    2 – ou dá um atestado de honestidade pois nesses anos todos de investigação dele e da família dele não encontraram nada. Aí, meu amigo, vai ser dificil tirar a eleição dele prá presidente em 2018. Isso se tiver eleição em 2018.

    1. A Folha informa: O Filho

      A Folha informa: O Filho caçula do Lula continua fazendo altos investimentos. Desta vez, ele comprou por 75 milhões de reais a famosa Ilha de Marajó. A folha teve acesso aos documentos da transação imobiliária.

  12. Na boa, o sujeito que

    Na boa, o sujeito que acredita numa idiotice dessas acredita em qualquer coisa. Até nos propósitos “nobres” da Farsa-Jato, cantada em versos e prosas pela mídia mafiosa, ou até mesmo nos patos gigantes da FIESP. A Folha sabe o que faz. Alimenta seus leitores imbecis com pornografias feito essa aí.

  13. Estou lendo…

    …o GGN em ordem cronológica inversa; li o comentário sobre o assunto do João Sucata e só agora estou vendo esta matéria. Discordo da Cíntia quando diz ser uma ofensa ao leitor acima da média. Uma pessoa absolutamente mediana fica ofendida ao ver essa manipulação, esse contorcionismo de uma matéria tão absurda.

    Desta feita, a Folha se superou em mediocridade e jornalismo marrom.

    Na próxima edição teremos o Lula recebendo propinas adiantadas da colonização em Marte. Vão dar como certo através de uma delação premiada pelo Moro que secretamente adquiriu vários alqueires do planeta vermelho, pensando na valorização que uma colônia por lá obteria.

    Que ele influenciou as agências espaciais através de palestras para lhe favorecer.

    Vão dizer que ele é sócio oculto do programa Mars One.

    A Veja vai dizer que o planeta Marte é comunista por ser vermelho, e que Lula influenciou Deus na concentração do ferro que lhe dá essa cor avermelhada durante a Criação.

    O vetusto Estadão vai explicar pacientemente que a idéia de ter um mundo totalmente vermelho-comunista partiu dele desde a primeira candidatura a presidente.

    É o fim!

     

  14. tsc, tsc, tsc ah, essa fôia que não seca nem se emenda…

    desde quando se paga por um presente? e o presenteado, o curintia, mal está dando conta de cumprir as parcelas e querendo alargar o prazo e as condições de pagamento. A odebrecht faz tempo já era uma multinacional espalhada pelo mundo afora muito antes do Lula e do mesmo modo, como empresa de grande porte foi bastante beneficiada nos tempos da pirvatizações do FHC

  15. A Odebrecht presenteou o Lula; O Lula, o Curintia mas

    A Odebrecht deu o Itaquerão de presente para o ‘Amigo’ Lula; o Lula deu o estádio de presente para o Curintia mas a doadora Odebrecht tá recebendo, das mãos do presenteado Curintia, muito mais do que foi ajustado inicialmente.

    Se o estádio é um presente da Odebrecht para o Lula, como é que o Curintia tá pagando o presente? Afinal quem presenteou o Lula: a Odebrecht ou o Curintia? Aliás, não foi o Curintia o presentado?

    Isso tá um balaio de gato.

  16. Publiquei, Ontem, Na Rede K0xinha, Sobre Mais Este Factoide.
    Boa noite.
    Lá eu afirmo, de forma sintética, ser, a exemplo do que diz a articulista, um desrespeito ao medíocre (na média); mas o problema é que o K0xinha é infra-medíocre. O K0xinha não tem discernimento para entender que se trata de [mais um] factoide. Ele lê e aceita, bovinamente.
    Detalhes Aqui.

  17. Se o Itaquerão foi um
    Se o Itaquerão foi um presente da Odebrecht para Lula e o Corinthians está pagando, então Lula deve estar recebendo as parcelas do clube, é isso?

    Olha, se o midiota leitor da Folha não for capaz de, no mínimo, estranhar essa assertiva da Folha, então o estrago feito nas mentes tacanhas desses boobus realmente é irreversível.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador