Kotscho: Vitória de Lula no STF deixou jornalistas da grande mídia frustrados

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: STF

Jornal GGN – Ricardo Kotscho avaliou em seu blog que a vitória dupla da defesa de Lula no Supremo Tribunal Federal, impedindo uma ordem de prisão na próxima semana, deixou a grande mídia com cara de frustração.

“Como amplos setores da imprensa já tinham marcado a prisão de Lula para o dia 26, próxima segunda-feira, após o julgamento dos embargos de declaração no TRF-4, os comentaristas que apareceram no vídeo após o encerramento da sessão em Brasília pareciam um pouco frustrados”, avaliou.

O jornalista ainda escreveu que os ministros que votaram contra a admissibilidade do Habeas Corpus de Lula jogavam para a plateia, em alguns momentos. Ainda assim, sairam derrotados pelos colegas garantistas.

“Apesar da vitória parcial de Lula”, emendou Kotscho, “ninguém se arrisca a prever o placar do dia 4 de abril porque nas próximas duas semanas muita coisa pode acontecer e os votos de alguns ministros costumam mudar conforme as circunstâncias do momento.”

“O país que espere para saber o que o STF vai decidir sobre as eleições de 2018.”

Leia a coluna completa aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Outro sujeito também foi frustradinho

    Ontem eu estava na sala de espera de um consultório oftalmológico. Um sujeito adentrou a sala com um livro de direito processual penal debaixo do braço. Eu perguntei a ele se ele era estudante de direito e ele disse que já era graduado e que estava estudando para o concurso de delegado da Polícia Civil. Eu lhe perguntei se ele era a favor ou contra a prisão antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Ele disse que sim, porque a nossa ordem jurídica tem muitos recursos. Eu retruco-lhe que se a nossa ordem jurídica tem muitos recursos e se ele considera isso um erro, esse suposto erro não seria solucionado com o erro de prender pessoas presumidamente inocentes, isto é, prender pessoas antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Ele concorda comigo mas diz que os recursos para a Instâncias Superiores não se discute matéria fática, mas apenas matéria de direito. Eu esclareço-lhe que as questões fáticas são enquadradas em tipos penais em razão da interpretação de direito e que, portanto, questões de direito são tão importantes quanto questões fáticas, pois, dependendo da interpretação do direito, o fato pode não se enquadrar no tipo penal.

    Óbvio, respondeu ele. Não sei se ele entendeu alguma coisa. Eu mesmo entendi patavina.

    Quem ri por último, ri melhor, diz o PIG.

    1. eh,eh,eh
      O bom do direito é
      eh,eh,eh
      O bom do direito é isso , você pode falar um monte de merda , que ninguém entende nada.
      Ainda solta um data vênia no meio do discurso para pousar de erudito.

      1. Possibilidades

        Poucos dias depois o Rei enviou o Ministro da Cultura e das Artes para olhar o trabalho e saber quando ficaria pronto. Aconteceu-lhe como ao Primeiro Ministro: Olhou, olhou, tornou a olhar, mas só via os teares vazios.

        — Não é lindo o tecido? — indagavam os tecelões, e davam-lhe as mais variadas explicações sobre a trama, o padrão, os brilhos, as cores.

        — “Eu penso que não sou muito desonesto…” — refletiu o Ministro da Cultura e das Artes — “e nem estúpido… Se fosse assim, não teria chegado à altura do cargo que ocupo… Que coisa estranha!…”

        Pôs-se então a elogiar as cores e o desenho, e mais tarde, não só como Ministro mas como Curador de exposições de artistas e fotógrafos, comunicou ao Rei:

        — É um trabalho sublime… em seus aspectos de inconcretude material… hã… uma obra-prima em sua fundamentalidade semântica… e visualidade sígnica… hã… o imagético e o invisível se fundem num todo de… hã… expectativas estético-formais… neste simulacro crítico… se percebe a função… hã… as funções, semióticas… da transcendente imaterialidade da arte…

        E já completamente tomado:

        — Assim, neste procedimento referencial do não-objeto… hã… em sua virtual vacuidade… o deslocamento do olhar… em sua intensa… hã… re-significação… a obscurecer ao limite extremo… toda e qualquer possibilidade de reflexão perceptiva… hã… insere-se nesta vertiginosa… pós-modernidade… hã… Mas, por outro lado… o discurso estético… das poéticas da segunda metade do século XX … hã…

        O Rei teve de o interromper:

        — Está bem, já compreendi.

        Crhistian Andersen, O Rei está Nu

      2. Tem razão Gilson. Do

        Tem razão Gilson. Do contrário, que restaria ao merda de um Fux, dentre outros bostas, fazerem ali? 

        A desgraça disso tudo, é que somos nós trabalhadores, que pagamos uma fortuna para um bando de privilegiados parasitas, se deleitar em tertúlias inúteis. Quando não. Estúpidas.

        Orlando

      3. Fumus boni iuris
         

        A se considerar o bom direito como apenas a arte de argumentar, ele vira fumaça, como tem acontecido ultimamente, quando convicções, fofocas e power points  têm o poder de condenação de provas cabais, enquanto malas de dinheiro, gravações incriminadoras, testemunhas oculares, provas documentais e periciais não são reconhecidas sequer como indicios.

        Há que se acudir o direito,  em franco “perículum in mora” antes que ele se consuma em  “fumus iuris”

          

  2. A rejeição dos embargos de declaração são favas contadas

    O que se discutia não era se os embargos seriam acolhidos ou rejeitados mas se a prisão do Lula seria, ou não, decretada diante dos holofotes globais.

    Porque será que o $érgio Moro e o PIG têm tanta certeza de que os embargos de declaração serão rejeitados pelo T?RF-4?

    Marmelada. Deixa eu ver o por do sol sô mais um poquinho antes de recolherem meu insignificante corpo a uma cela imunda e solitária. Só um pouquinho, lá de cima da serra, tal qual the Fool on the Hill. Qualé, Ringo? Me too, I got bliss on my fingers, Bruder!

    Your Son played on Copacabana Beach. The Seeker! Loon, the Moon!

  3. Crueldade

    Pau que bate em Chico continua batendo no próprio Chico.

    Fux, Barroso, Fachim, Carmem, Alexandre e a Raquel Dodge queriam Lula preso mesmo que por apenas alguns dias, até o dia 04 de Abril, quando se retoma o julgamento do HC.

    Por quê? Para que essa crueldade desnecessária do ponto de vista jurídico e processual?

    Parece existir um roteiro onde era importante a filmagem da prisão do Lula, ver a reação do povo e outras táticas do “alto comando”, ao qual as personagens citadas acima parecem obedecer.

  4. Curiosidade: Pq Essa PGR fala

    Curiosidade: Pq Essa PGR fala como se tivesse fazendo tradução simultânea? Ela usa ponto? Coisa mais esquisita.

  5. Essa gente,que não faz a

    Essa gente,que não faz a menor questão de esconder que tem lado (vide as lágrimas de um desses sujeitos quando as urnas deram a vitória a presidenta Dilma),não se acomodarão,com não se acomodaram,até a ddestruição completa do país.

    O presidente Lula,eles sabem disso,representa a soberania e união do país.

  6. Na verdade nem a coisa
    Na verdade nem a coisa julgada é irreversível, pode ocorrer fato superveniente, como já testemunhamos algumas vezes. O direito não é infalível, diria que é na essência uma ciência contra o absolutismo, mas na prática, grande aliado do arbítrio quando necessário..

  7. Os “s/nome bros”, Khamel, Mer#al, Bonner e a Namaria tão pdavida

    Vão ter que reprogramar tudo, até o café da manhã do louro zé com o japonês condenado da fede ral.

    Mas infelizmente sabemos que rirão por último…

    Ou não?

  8. Pois é, eu estava vendo no

    Pois é, eu estava vendo no blog do Edu, uns blogueiros da direita xucra, segundo o Reinaldo, quase babarem de decepção. Pergunto se eles teriam um orgasmo com a prisão de Lula? A decisão do STF foi um coito interrompido?

    Na minha cabeça para a direita basta que Lula não possa concorrer. E até o Marco Aurélio é contra ele participar das eleições. Disse isso em entrevistas.

    Se eles acham que o prendendo sua capacidade de influenciar as eleições diminui, que tal se por causa disso ele ganhar o Nobel da paz e o Brasil for condenado pela ONU? E Lula vai ficar amordaçado numa solitária em prisão de segurança máxima? Piora a situação. Para todo mundo, para o próprio que vai sofrer como ser humano, para a esquerda, direita, centro, extrema direita e esquerda. 

    O que a direita ganha com o sofrimento do Lula? Um orgasmo?

    PS: O que queriam, e de fato iria funcinoar, que é a desmoralização do Lula junto ao povão, não conseguiram. Muito pelo contrário, desde a condução coercitiva ele só vem aumentando sua popularidade. É por isso que o Reinaldo saiu fora desse barco

    1. Sabe o que é?
       

      Justiças ou injustiças cometidas contra bons governantes recebem no mundo afora o tratamento que se queira dar à política do momento.

      Kadafi, Sadan, Fidel (que não conseguiram pegar), Lula, Chaves (entre muitos) todos demonizados e a maioria deles capturados pelas forças da selvageria de um governo central impiedoso e imperialista, não têm maior significado enquanto pessoas, se estiverem atrapalhando grandes interesses.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador