Lava Jato usou lei anticorrupção dos EUA para punir empresas brasileiras

Os procuradores da operação "lava jato" atuaram junto a autoridades dos EUA na aplicação do Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) para punir empresas brasileiras

FCPA Foreign Corrupt Practices Act on a desk.

Por Sergio Rodas

No Conjur

Os procuradores da operação “lava jato” atuaram junto a autoridades dos EUA na aplicação do Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) para punir empresas brasileiras. A norma permite que autoridades norte-americanas investiguem e punam fatos ocorridos em outros países. Para especialistas, ela é instrumento de exercício de poder econômico e político dos norte-americanos no mundo.

O FCPA foi editado em 1977. O objetivo original da norma era punir empresas norte-americanas que subornassem funcionários públicos no exterior. A lei proíbe que companhias dos EUA ou estrangeiras que tenham valores mobiliários negociados em bolsa no país, além de seus funcionários, cidadãos norte-americanos e estrangeiros na nação, de pagar, prometer pagar ou autorizar pagamento de dinheiro ou objeto de valor para servidor de governo estrangeiro ou para obter negócios. Além disso, o FCPA abrange lavagem de dinheiro. Qualquer operação que tenha passado pelo sistema financeiro norte-americano pode justificar a abertura de uma investigação no país.

Há ainda outros casos em que os EUA costumam justificar sua competência com base no FCPA, chamados por eles de the long arm of Justice, afirmou o especialista em Direito Internacional Jorge Nemr, sócio do Leite, Tosto e Barros Advogados, em entrevista à ConJur em 2016.

“Por exemplo, às vezes a competência é atraída pelo fato de a empresa ter uma filial nos EUA, uma subsidiária, um escritório de representação. Muitas vezes, o mero fato de haver um servidor baseado nos EUA ou de uma reunião ter sido feita lá já serve de justificativa. Na cabeça dos norte-americanos, eles são quase que como a polícia do mundo, essa é a grande verdade. Então, qualquer coisa relacionada a eles justifica sua jurisdição, e para eles é o suficiente para abrir algum tipo de investigação.”

Com o passar do tempo, o FCPA passou a ser aplicado por autoridades norte-americanas para ampliar a jurisdição dos Estados Unidos ao redor do mundo, “numa verdadeira guerra econômica e geopolítica subterrânea”, apontam os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Zanin Martins, que defendem o ex-presidente Lula na “lava jato”.

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Segundo eles, o FCPA é uma das normas mais usadas para a prática de lawfare, que eles conceituam como “a cooptação do poder do Estado para fazer uso estratégico do direito para fins políticos, geopolíticos, comerciais e militares”. Os dois, em conjunto com Rafael Valim, são autores do livro Lawfare: uma introdução (Contracorrente).

Jorge Nemr destacou que o uso da norma só foi ampliado mais recentemente, com justificativas econômicas. “O FCPA é uma lei da década de 1970, mas só começou a ser realmente usado pelos EUA após a crise econômica de 2008. Foi uma forma de ajudar as empresas locais. A diferença do Brasil e dos EUA é que no Brasil o privado trabalha para o público, e nos EUA o público trabalha para o privado.”

A ampliação indevida do FCPA, destacam os Zanin Martins, só foi possível porque países estrangeiros concordaram com a interferência dos EUA em seus territórios. Eles ressaltam que um guia editado pelo governo norte-americano em 2020 ampliou ainda mais o conceito de funcionário público para fins de aplicação da norma.

Há quem afirme que o FCPA viola o princípio da territorialidade do Direito Penal e a soberania dos países. Porém, é delicado contestar a lei, opinou Nemr. “Questionar essa norma é um completamente imoral. Alguém vai questionar que você não pode corromper funcionário público? Abertamente, esse questionamento nunca foi feito.”

Interferência no Brasil
O Brasil chegou a responder por cerca de 30% dos valores arrecadados pelo Tesouro norte-americano com base no FCPA, ressaltam Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Zanin Martins, lembrando que há diversos outros procedimentos em curso envolvendo a lei e companhias brasileiras.

“Por isso, as empresas brasileiras precisam estar efetivamente preparadas para se defender de acusações baseadas na FCPA, porque elas podem ser atingidas até mesmo por frágeis elementos de conexão, como um e-mail que tenha transitado por servidores nos EUA, reuniões que tenham sido realizadas naquele país, dentre outras construções que estão sendo aplicadas para tentar configurar a operacionalização dos negócios a partir do território norte-americano. Não raramente os litígios envolvendo a aplicação do FCPA são decisivos para a empresa (bet-the-company), porque podem leva-las à ruína”, alertam os advogados.

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E agentes do Estado brasileiro ajudaram os EUA a punir empresas com base no FCPA, citam os Zanin Martins. Eles apontam que os procuradores da operação “lava jato” atuaram junto com autoridades norte-americanas, como Federal Bureau of Investigation (FBI, equivalente à Polícia Federal), Department of Justice (DOJ, equivalente ao Ministério da Justiça), Securities and Exchange Commission (SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários) e Nacional Security Agency (NSA, equivalente à Agência Brasileira de Inteligência), na aplicação do FCPA contra empresas brasileiras e seus executivos.

Essa atuação, ressaltam, levou executivos à prisão nos EUA e ao pagamento de “valores estratosféricos” a título de multa em favor do Tesouro norte-americano. Também com o aval da “lava jato”, contam os advogados, foram colocados monitores norte-americanos em empresas brasileiras para acompanhar suas atividades. “Segundo os nossos estudos, algumas dessas empresas tiveram suas atividades comerciais arruinadas ou severamente prejudicadas. A Embraer, por exemplo, quase foi vendida para a Boeing após passar pelos procedimentos do FCPA”, declaram.

O DOJ, com base no FCPA, aplicou multas bilionárias a empresas brasileiras investigadas na “lava jato”. A Petrobras concordou em pagar US$ 1,78 bilhão em 2018 para encerrar as investigações. Já a Odebrecht aceitou pagar US$ 2,6 bilhões a Brasil, Suíça e EUA. Este país recebeu US$ 93 milhões.

‘Ajuda’ espontânea
Além disso, conforme a ConJur já vem noticiando desde 2018, a força-tarefa atuou de forma próxima do FBI em muitas etapas da investigações, pedindo auxílio técnico sem passar pelos canais formais e compartilhando mais com os norte-americanos sobre o andamento dos processos do que com as autoridades brasileiras.

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Talvez o principal exemplo dessa proximidade seja o da norte-americana Leslie R. Backschies, designada em 2014 para ajudar nas investigações brasileiras. A história foi contada pela Agência Pública, em uma reportagem da série da “vaza jato”. Leslie participou de palestras de procuradores do DOJ e agentes do FBI a integrantes do Ministério Público Federal para ensinar o funcionamento do FCPA.

Atualmente, Leslie comanda a Unidade de Corrupção Internacional do FBI, a mesma que inaugurou um escritório em Miami só para investigar casos de corrupção em países estratégicos na América do Sul. O foco da unidade é a própria especialidade de Leslie: a aplicação do FCPA.

A “vaza jato” também mostrou que os procuradores tentavam driblar o governo brasileiro sempre que possível nos casos de “cooperação” com os Estados Unidos. Em 2015, por exemplo, procuradores ligados ao DoJ e ao FBI fizeram uma visita ao MPF brasileiro, que não foi informada ao Ministério da Justiça, órgão responsável por intermediar a cooperação internacional. Também não passou pelos canais oficiais um pedido de ajuda feito ao FBI para “hackear” os sistemas da Odebrecht quando o material ainda estava na Suíça.

Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Zanin Martins não sabem dizem por que a “lava jato” quis ajudar o governo dos EUA. Eles ressaltam, contudo, que os norte-americanos destinaram R$ 2,5 bilhões para a constituição de uma fundação que teria a ingerência de membros do Ministério Público que, direta ou indiretamente, atuaram na aplicação da FCPA no Brasil.

O fundo foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal e, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, acabou sendo dividido entre o combate aos incêndios na Amazônia e programas estaduais de enfrentamento à epidemia de Covid-19 no país.

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6 comentários

  1. Não há dúvidas de que o crime é de alta traição. A dúvida é se algum dia, quando vigorar o Estado Democrático de Direito no Brasil. a organização criminosa que o praticou, em todos os níveis e instâncias, será punida. Se houvesse apostas, em apostaria em nunca. Infelizmente.

  2. Quando a PF invadiu a casa do Lula e confiscou até o tablet do neto dele, o senador que gosta muito de viajar para a Suiça não disse que a operação era “abusiva”. É um hipócrita.
    Mas, do ponto de vista mais geral, o ataque da PF de Jair Bolsonaro a próceres do PSDB deve preocupar a todos os que zelam pela democracia. É mais um fato que corrobora a tese de que Jair Bolsonaro está conseguindo corroer as instituições, afastar possíveis obstáculos até em seu campo político-ideológico, facilitar as ações dos setores do crime organizado que o apóiam.
    Esta estratégia de sempre atacar até aniquilar o inimigo é a típica estratégia das falanges franquistas. O franquismo é pouco estudado na Academia e pelos teóricos de esquerda, que sempre procuraram analisar as características dos fascismos italiano e alemão.
    Acontece que tais fascismo foram derrotados. Os fascismos vencedores foram o português e o espanhol. Eles duraram até a morte de seus chefes. Deveriam ser muito mais analisados pelos autores da ciência política.
    Talvez, este seja o sucesso de Steve Bannon pois Donald Trump também adota a mesma estratégia. A única diferença é que DT não tem um líder de seita como Olavo de Carvalho como seu influenciador. SB usa os métodos de propaganda de Goebbels, mas a estratégia política geral é a do franquismo.

  3. Parece que na República do Brasil, não existe poder que tenha coragem de levar os grandes caciques do PSDB aos tribunais e principalmente a condenação. Fica a impressão de que se abrirem o bico, a república desaba junto com a ética, a honra e a moral fajuta de grandes autoridades dos três poderes. Provavelmente podem ter se fartado de tal forma em relações nada republicanas, que ainda existam comprometedoras impressões, além de alguns rastros e restos espalhados pelos luxuosos salões nobres do establishment.

  4. Para mim a coisa é simples; estamos cercados de traidores covardes.
    Para conter novas traições basta que se punam exemplarmente estes lesa-pátrias já identificados.
    E os eua se mostram cada vez mais abusivos e ingerentes nos países que pretendem espoliar, sendo necessario que o mundo de um basta. Afinal torna-se cada vez mais óbvio que não agem assim por lisura, ética ou honestidade, mas apenas por interesse pois, como já vimos, se é parça pode até trucidar em sua embaixada.
    Esteja sob um regime republicano ou democrata, os eua destroem com facilidade, sem pudor algum, a democracia, a economia e as empresas dos paises cujos governos lhes negam subserviência.

  5. Cada vez mais claro…
    alta traição por dinheiro

    se oficialmente contavam com 2 bi e meio, fico imaginando quanto os Estados Unidos não estariam dispostos a pagar, por fora, pela prisão do Lula e pela destruição total do Brasil com a eleição de Bolsonaro……………………………..
    pelas malas de dólares que chegavam em certas bases aéreas, segundo o Bola de Cristal dos tempos do outro golpe, acredito que já é tempo de começar a investigar se houve agrados parecidos para militares e/ou para os representantes vistos como do do Estado, que deram poder total para a Lava Jato, ou não, com uso de declarações aos quatro ventos de que era para melhorar o Brasil. Melhorou?

  6. Fizeram isso no mundo inteiro, até em países que anteriormente eram vistos como amigos de verdade dos EUA, e ainda há brasileiros(as) que acreditam que estavam apenas protegendo o Brasil…

    quando fizerem o mesmo com e na Venezuela, como tudo indica, com uso de força letal, talvez caiam na real, mas certamente vão passar a agradeçam a Deus por não ter sido preciso o uso dessa força por aqui em razão de poderem contar com traidores

    coisas de quem ama perder seu emprego e o futuro dos seus descendentes só existem no Brasil

    terceira vez já, e continuam apoiando a traição

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