Personagens da História brasileira: Luiz Gonzaga Pinto da Gama

Um dos maiores abolicionistas da história do Brasil, Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi o responsável pela libertação de mais de 500 pessoas no período da escravidão por ações judiciais

Luiz Gonzaga Pinto da Gama

Do Instituto Luiz Gama

Um dos maiores abolicionistas da história do Brasil, Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi o responsável pela libertação de mais de 500 pessoas no período da escravidão por meio de ações judiciais.

Nascido em 1830, no estado da Bahia, era filho de um fidalgo português e de Luiza Mahin, heroína negra que participou de diversas insurreições de escravizados.

Vendido como escravo pelo pai para pagar uma dívida de jogo, morou no Rio de Janeiro e em diversas cidades paulistas até ser libertado e alfabetizado, aos 17 anos. Anos depois, tentou cursar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que hoje pertence à Universidade de São Paulo, mas foi impedido por ser negro. Gama, então, assistiu às aulas como ouvinte, tornou-se rábula e, com o conhecimento adquirido, atuou ativamente na defesa jurídica de negros escravizados.

Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o reconhece como advogado.

Em 2018, Luiz Gama é declarado Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil pela lei nº 13.629, de 16 de janeiro de 2018.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora