Andrew Jennings: Brasileiros, cadê vocês? Forcem a CBF abrir o orçamento!

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ao GGN, Jennings questionou a política brasileira no fubetol: “há muito o que a democracia brasileira poderia ter feito que não fez”

Vídeo e edição: Pedro Garbellini

Jornal GGN – “Pegue o Parlamento em Brasília, vote por uma grande CPI, uma investigação com transparência e force a CBF abrir o orçamento”, incitou o jornalista investigativo escocês Andrew Jennings, em entrevista exclusiva ao GGN.

O premiado jornalista – que já esteve no Brasil em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em 2011, para contar tudo o que sabe sobre o envolvimento do presidente da Fifa Joseph Blatter, do ex-presidente João Havelange e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em denúncias de irregularidades – acredita que nós, brasileiros, precisamos exigir no Congresso Nacional e nos Ministérios.

Jennings elogia as manifestações que ocorreram no primeiro semestre deste ano contra a Copa e defende que a corrupção no futebol deve ser combatida com a pressão da população e da criação de políticas: “É pra isso que serve a política! É o seu voto, seu poder, o poder do povo, de todos que estão assistindo e dizendo: é o suficiente! Basta! E vamos ao Congresso Nacional e Ministérios exigir. Vamos ver pelo o que pagamos”, enfatizou.

O jornalista defende uma investigação sobre o desaparecimento dos ingressos, para onde foram esses tickets e o destino da possível venda. “Vamos computar isso e imprimir todos os tickets, todos os milhões de ingressos. Nós podemos fazer isso. E ficaria surpreso com ingressos indo a países sem futebol profissional, a pequenas ilhas e ao mercado negro”.

Sobre esse direito e dever que considera dos brasileiros, Andrew Jennings conclui que é possível: “é um trabalho muito fácil de se fazer na democracia, então faça. Consiga o dinheiro de volta!”. E critica o método de segurança brasileiro, com a força policial, utilizado nas manifestações contra a Copa.

https://www.youtube.com/watch?v=aDRdrGds8Kw&index=4&list=PLZUPpD2EGpfpwWG-ZFkCQlpi7qLsRQvXX height:394]

Sobre a bancada da bola no Congresso, Jennings reconhece o trabalho de Romário, comparando-o a Ronaldo: “[Romário] está usando sua grande reputação como um dos grandes goleadores de todos os tempos para tentar trazer mudanças ao futebol brasileiro. Ronaldo não fez isso, fez? Não, ele se juntou à gangue de [José Maria] Marin!”.

Até o jornalista estrangeiro sonha, um dia, com Comissões Parlamentares de Inquérito livres no Brasil. “Eu espero que quando as eleições acabarem, talvez ele [Romário] esteja no Senado, em alguns meses, forçando a formação de CPIs, pelas investigações independentes”, disse.

O atual deputado federal pelo PSB já apresentou propostas como a lei da ficha limpa para dirigentes da CBF e federações, levou as propostas do Bom Senso FC (BSFC) ao projeto de Responsabilidade Fiscal do Esporte na Câmara, além de outros projetos.

https://www.youtube.com/watch?v=XSnpIvuvmUo&index=5&list=PLZUPpD2EGpfpwWG-ZFkCQlpi7qLsRQvXX height:394]

Quando questionado qual era o legado da Copa do Mundo de 2014, Andrew Jennings foi direto: “Dívida! Dívida! Dívida! Dívida! Impostos, corrupção, mais disso, e nunca vimos os ingressos [desaparecidos]”.

Para ele, ao invés da Copa das Copas, o Brasil teve a Copa da Coca-cola, Copa da Visa, Copa do McDonalds. “O esporte é privatizado e depois vendido para as marcas globais”, afirma. “O dinheiro do marketing das grandes corporações de comida saudável vai para a gangue de Sepp Blatter”, completa.

Jennings faz duras críticas às negociações de concessão de impostos para a realização da Copa do Mundo no Brasil. “Eu acho que Dilma deveria ter tido a coragem de dizer: ‘eu não ligo se Lula e Teixeira assinaram! Não vamos pôr a mostra nosso estádio, não vamos dar a vocês concessão de impostos! Quer ter uma Copa do Mundo aqui? Pague por isso!’. Mas não houve coragem aos brasileiros de enfrentar esse pequeno grupo de ladrões”, disse.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=wFGhA3Xvj8E&index=6&list=PLZUPpD2EGpfpwWG-ZFkCQlpi7qLsRQvXX height:394

E o jornalista, incomodado, questiona: “brasileiros, cadê vocês? Deveriam estar nas ruas, vocês pagaram por isso! Pagaram com construções caras, como o estádio do Maracanã, para os irmãos Byrom venderem e enriquecerem. Vocês pagaram com seus impostos. E eles pegam o dinheiro e fazem os acordos sujos”.

“Como você enxerga a corrupção no Brasil?”, perguntamos. “Duas palavras!”, respondeu imediatamente. “A primeira é Ricardo, a segunda é Teixeira. Mas agora, você tem três palavras, José Maria Marin”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Xa20neITtWo&index=7&list=PLZUPpD2EGpfpwWG-ZFkCQlpi7qLsRQvXX height:394

“Há muito o que a democracia brasileira poderia ter feito que não fez. Legalmente, cuidar dos interesses do próprio país e do interesse no futebol. O governo falhou, foram covardes contra um exército desarmado”, concluiu Andrew Jennings.

***

Leia a primeira reportagem da entrevista: Andrew Jennings: “Sua paixão pelo futebol vale muito dinheiro”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entende pouco de Brasil.
    Se
    Entende pouco de Brasil.

    Se ele entrasse numa escola ou hospital público entenderia que está perdendo tempo por aqui.
    Um povo que não vai para as ruas exigir saúde e educação, iria por futebol?

    Por favor…

    1. pois é, e num país que quando

      pois é, e num país que quando o povo vai às ruas para pedir saúde e educação, uma enorme parte dos eleitores da situação os acusa de golpistas financiados pela CIA…

      1. Engraçado que no governo FHC

        Engraçado que no governo FHC não vi nenhuma multidão indo as ruas pra protestar, e olha que na época dele tinha bastante gente desempregada com tempo livre pra isso!!!

  2. Parece que no futebol inglês não tem maracutaias

    Os ingleses assaltaram o mundo por séculos e não é no futebol que eles serão anjinhos. Pelo que conheço da idole inglesa, para cada trapaça no Brasil, lá tem 10. Jennings parece achar que os ingleses são puros. Eles são os únicos a terem 4 seleções que podem disputar a Copa do Mundo, quer dizer no futebol são 4 países, Inglaterra, Gales, Irlanda e Escócia, agora políticamente e econômicamente são um país só, Grã-Bretanha. Não existe no Brasil nenhuma trapaça que os ingleses já não tenham feito.

    1. Por que 4 paises ? Seleções ?

        Trata-se de um “acordo ” celebrado entre a F.A. ( CBF inglesa ) e a FIFA, feito após a II Guerra Mundial, pois nas Copas anteriores ( 1930, 1934, 1938 ) a Inglaterra recusou-se a participar, pois a sede da FIFA, comandada por um francês M. Jules Rimet, estava sediada em Paris, e a F.A. (Londres) e a International Board ( quem faz as regras do futebol ) era e ainda é sediada em Glasgow, portanto a F.A. +  I.B. se consideraram alijados do processo que criou a FIFA/ Cup du Monde, na década de 20, e recusaram-se a participar da nova entidade.

          O acordo celebrado entre a F.A. e a FIFA, em finais da decada de 40, delegou as associações britanicas de futebol, a independencia, portanto alem da F.A. inglesa (seleção da Inglaterra), as outras federações ( Galesa, Escocesa, Irlandesa do Norte), foram reconhecidas pela FIFA como autonomas, diferentemente do que ocorre nas Olimpiadas/COI, não existe uma “seleção do Reino Unido”.

          Ainda hoje, mais de 50 anos após, problemas ocorrem devido a este “acordo”, inclusive nesta ultima Copa/2014, quando o atleta do Real Madrid, Gareth Bale – que é galês – recusou-se a ser convocado para servir a seleção inglesa.

  3. o congresso fiscalizar a CBF ?

    O sr. Jennngs realmente não conhece o Brasil: pedir ao congresso que a investigue a CBF ? É piada ? onde a CBF aprendeu corrupção ?

    Ele tem que entender que quem manda no futebol brasileiro, inclusive na CBF, é a globo. Por isso só cai, só é campeão, só tem estádio, só ganha jogo quem a globo quer.

    O que tem que ser feito pelo povo é deixar de ser otário e parar de assistir campeonatos de cartas marcadas. Quando vierem os prejuízos as mudanças virão junto.

     

  4. Andrew Jennings

    também concordo que a CBF deveria ter suas contas “melhor observadas”, mas podemos também pedir que a Rainha Elizabeth abra as contas de seu palácio? que ela explique os gastos de seus principes e princesas?

    1. http://www.royal.gov.uk/
      As

      http://www.royal.gov.uk/

      As contas da Monarquia britanica são ABSOLUTAMENTE PUBLICAS há seculos. O custo da monarquia foi de 72 milhões de Libras em 2013, menos que a 4ª Secretaria do Senado Federal em Brasilia.

      Jennings é um jornalista internacional, ele tem todo o direito de fazer comentarios sobre o Brasil, é preciso ser muito ignorante para acha que um inglês não pode falar do Brasil.

  5. No Brasil há uma dificuldade

    No Brasil há uma dificuldade imensa  – e quanto mais rico e escolarizado pior – de transmitir que são repassados R$ 2 bi, sim, bi, com “b” de bandido por dia, sim, por dia para o estamento financeiro. Quem vai vai querer saber de caixa preta de futebol, que é usado exatamente para desviar a atenção do que imporrta?

    Sim, dinheiro dos impóóóstos; quase metade do orçamento federal só pra isso; R$ 2 bi por dia…

    Enquanto isso os “bem informados” ficam dando ataque histérico por causa de tapioca porque quem manda no futebol mandou chiar com isso e com qualquer coisa que não seja o que realmente importa…

    Chique, né?

    PS: Acabo de ver o jornal local da globo daqui do Rio com entrvista a um candidato ao governo, garotinho.

    Depois de responder uma série de perguntas sobre corrupção ele mencionou o inquerito da pf sobre a sonegação da globo.

    Pois bem, a entrevistadora, que imediatamente negou, quase num reflexo condicionado, a acusação de sonegação como se a advogada fosse, ainda fez questão de dar o ponto final da entevista reforçando que a globo “paga seus impostos!”…

    Hilário! Pena que o canddidato perdeu a oportunidade de exortar a mostrar o DARF.

  6. Que eu saiba ele tem muito do

    Que eu saiba ele tem muito do que se ocupar na europa e no proprio país, por que esse interesse todo no Brasil? Sei conta outra mister………………………………………………

    1. Sua resposta mostra porque a

      Sua resposta mostra porque a copa 2014 custou 2006,2010 juntas , dinheiro publico , nenhuma melhoria social , só estádios hiper faturados !!! Continue torcendo para seu time e lembre-se 7×1 !! 😉 

  7. E no C.O.B. não vai nada?
    Vão

    E no C.O.B. não vai nada?

    Vão esperar passar as olimpíadas para descubrir que ocorreu muito desvio. É meia dúzia há décadas mamando como bem querem no comite e tão “cuidando” das contas das olimpíadas.

    Desde dos tempos do Wadi Helu o esporte tem se tornado muito interessante aos políticos ligados ao esporte. Quando menos se mexer mais rentável se torna. E logo logo vai começar a masturbação populista estéril do “não vai ter olimpíada”, ou os pedidos de hospitais padrão COI. Mas pra fiscalizar a gastança agora não aparece ninguém.

     O escoces quer puxar o rabo de onça morta. O dinheiro desviado não volta nunca mais. Mas tem que se fiscalizar o que ainda está acontecendo pra não chorar depois.

  8. Não conhece o Brasil…

    Não sabe que o povo brasileiro aprende que o espertinho é mais simpático, bacana e gente do bem.

    Quem gosta das coisas certas e honestas é tachado de cara do mal, quer o mal das pessoas.

    Pra finalizar, o Congresso é formado de brasileiros e representa fielmente o sentimento e comportamento do povo brasileiro.

  9. A CBF pode ser fiscalizada a

    A CBF pode ser fiscalizada a qualquer tempo pela Receita Federal e não o é porque o Governo quer ter a CBF como aliada. A CBF não resiste a meia hora de auditoria PARA VALER.

    O Governo Militar não teve essa delicadeza, mandou para a rua toda a diretoria da CBF e lá colocou um almirante para dirigir a entidade.

    1. Havejange manda na CBF antes e durante a ditadura de onde saltou

      para a Fifa

          Os defensores da ditadura vivem nem um undo de mentira,

      “De 1956 a 1974 presidiu a CBD, que congregava, à época, 24 esportes e não somente o futebol”

      “Eleito para a FIFA em 1974, permaneceu à frente da entidade até 1998.”

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Havelange

      A intervenção mais direta dos militares logo depois do golpe resultou no fiasco de 66 onde levaram mais de 40 jogadores por ordem dos milicos além de botar “seleções” para fazer propaganda do governo pelo país, depois tiveram de colocar o “comuna” Saldanha pra arrumar o time campeão de 70, o melhor na historia do esporte.

    2. E então, distribuiu benesses

      E então, distribuiu benesses Brasil afora aos amigos da ditadura, fez política do futebol, instrumentalizou as federações regionais e fez os piores e mais ineficientes e corruptos campeonatos brasileiros da história.

  10. Aqui no RJ o Romaŕio está se

    Aqui no RJ o Romaŕio está se candidatando a senador e está em 1° lugar nas pesquisa.

    Confesso que não morro de amores pelo jogador, mas estou com vontade de votar nele só pelas merdas que ele disse que vai falar sobre a CBF no sanado.

  11. Pobre Jennings…

    Não sabe da missa a metade.

    Pediu uma CPI pra passar tudo a limpo… Mal sabe ele que fim levam as CPIs no Brasil…

    Pediu que o congresso vá pra cima da CBF… Mal sabe ele qual a relação entre CBF e Congresso…

    Pediu que os ingressos sejam rastrados pelo congresso… Mal sabe ele a relação entre o congresso e os ingressos, principalmente os VIPs cedidos bondosamente a políticos…

    Preferia que o governo tivesse dado uma banana pros pedintes de dinheiro público pelos estádios… Mal sabe ele que os chantagistas é que estavam com a posse da bola e que sem o dinheiro do governo a copa teria ido parar nos EUA…

    Faltou ele conhecer um pouquinho mais o Brasil rs, mas de resto foi perfeito.

     

  12. A dor de cotovelo inglesa é o que move esse funcionário da coroa

     Não suportam terem perdido a dobradinha copa olimpíada para o Brasil, porque não se preocupam com os gastos com a olimpíada de londres ? lá teve quebradeira também antes dos jogos esse cara não parece estar preocupado, o timinho inglês nem passa da primeira fase da copa apesar dos bilhões em jogo por lá, só ganharam uma copa depois de quebrarem o Pelé nos campos ingleses e da barbeiragem da comissão técnica sob intervenção dos ditadores brasileiros apoiados pelos ingleses, que passaram a andar de mãos dadas com o Havelange. Ele não parece estar preocupado pelo fato de os clubes ingleses serem vendidos e terem um dono, não se importa com o fato de um mafioso russo ser o cara mais rico da grã-bretanha e dono de um dos grandes clubes ingleses, além do Chelsea, ele e é dono do CSKA moscow e do Mallorca, os 3 se enfrentam  pelas competições europeias mas isso não é nenhum escândalo pra eles e outros europeus conformados,  mais informações sobre o bilionário:

    Abramovich é acusado na Justiça russa de desvio de centenas de milhões de rublos em impostos. Não sofreu o destino de Berezovski, entre outras coisas por gozar de imunidade, na qualidade de ex-governador de Chukotka – um distrito gelado da Rússia – embora a Câmara de Auditoria, órgão do governo russo, o acuse de desvios de dinheiro durante seu mandato.

    Abramovich confessou ter pago bilhões de dólares para favores políticos e proteções honorárias em troca do controle da riqueza mineral no processo de privatização do Estado soviético. Ele subornou os velhos oligarcas em troca de uma grande quota do petróleo da Rússia e ativos de alumínio. [1]

    Abramovich foi acusado, pelo jornal francês Le Monde, de estar envolvido no contrabando de diamantes de Angola. E o jornal inglês The Times revelou que parte do empréstimo de 4,8 bilhões de dólares do FMI à Rússia, durante a crise financeira de 1998, foi desviada pelo então presidente Ieltsin para a Suíça, onde ficou sob o controle da Runicom, empresa de Abramovich que este ano passou a ser cobrada judicialmente pelo Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento por uma dívida de 14 milhões de dólares.2

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Abramovich

     

    Não se importa com nada disso doquer vir cagar regras no Brasil, aqui o ex império britânico e hoje vassalo de sua ex colônia não apita nada.

        Não lembra que a mal afamada polícia do RJ conseguiu ser mais eficaz que a badalada polícia inglesa que inclusive reconheceu sua incompetência diante dessa mesma máfia de ingressos presa pela polícia carioca durante a copa. Pra matar o nosso Jean Charles eles servem e não se vê um pingo de vergonha na cara desse cidadão pelo crime pratticado pelo governo inglês do qual ele faz parte, também não há a menor culpa pela detenção e roubo do material do Brasileiro David Miranda também em seu país natal, em mais um esforços para esconder os podres de seu país que inclui hoje a detenção do Assange em uma embaixada estrangeira, esse sim alguém que luta contra interesses dos mais poderesos.

        Os ingleses só despertaram para os problemas do futebol ao perder a Copa, depois disso tentaram impedir a realização do torneio no Brasil, tentam impedir a próxima na Rússia enquanto dão cobertura à um ladrão do dinheiro dos russos e ainda se oferecem como alternativa para tirar as olimpíadas do Rio. O fracasso na sabotagem à nossa copa já se repete em outros torneios assim como ocorreu com os jogos de Sochi, o rancor diante desse fracasso e da decadência inglesa  é castigo suficiente para o cinismo desse pessoal.

    1. Completamente por fora.

      “Os ingleses só despertaram para os problemas do futebol ao perder a Copa”

      Com tudo o devido respeito, data vênia, fico com a impressão que a S. Excelência não faz a menor idéia, nem a mais pálida noção, de quem seja Andrew Jennings.

      Há mais de 25 anos dedica-se a denunciar as falcatruas da FIFA (começando pelo Havelange), e as matérias e livros que ele escreveu já provocaram inúmeros problemas à FIFA. O origen primária do escándalo mundial que levou à saída do Teixeira da CBF (entre muitas outras renùncias e processos ao redor do mundo) está no trabalho investigativo do Jennings. Um notório jornalista brasileiro tentou e ainda tenta ser o “Jennings” brasileiro, mas nunca chegou nem aos pés deste cara.

       

  13. CPI da bola

    CPI no Brasil, seja qual for o caso, só sai se a Globo quiser. Do futebol então jamais, pois na prática a Globo é dona do esporte nacional. É ainda meio dona do Congresso, meio dona do STF, um tanto da PGR, da PGFN, … e por aí vai…! Cruzes, a platinada manda em tudo.

  14. Le Brésil n’est pas un pays serieux“

    Leitores do Blog de Paris mencionaram em comentários a frase “´ccc  – “O Brasil não é um país sério” – popularmente atribuída a Charles de Gaulle. Como dizem em Portugal, vem muito bem a calhar em momentos recorrentes da história nacional. Ganha particular relevo se formulada pela figura mais respeitada da política francesa no século XX e reserva moral da velha democracia europeia. Sucede que, embora pudesse ter dito sem receber muita contestação embasada, De Gaulle nunca disse que o Brasil não era um país sério. O autor da frase é o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho, embaixador do Brasil na França entre 1956 e 1964, genro do presidente Artur Bernardes.

     

    SEja quem for que se atribua a frase, enquanto as mafias da corrupção dominarem a Naçao o Pais realmente não deve ser levado a sério.

    1. 30/01/1963

       Esta frase é deste diplomata brasileiro, que após a revogação da autorização para que 6 barcos pesqueiros franceses pescassem lagostas no NE brasileiro, explicou-se assim para a Chancelaria francesa onde estava creditado como Embaixador.

        Episódio conhecido como ” Guerra da Lagosta “

  15. Casa de ferreiro, espeto de pau

     Mr. Jennings fala bem sobre as mazelas do futebol brasileiro, sobre as tramóias da CBF, sobre os supostos desmandos da FIFA, ataca a leniência do governo brasileiro, tanto o executivo como o legislativo, com este “estado de coisas”, comporta-se como uma vestal, um arauto da moralidade – lembra em certas ocasiões um colonizador britanico tipico, a discursar suas verdades para os pobres indigênas, embasbacados por seus discursos.

      Mas e sua querida Inglaterra, seria um parametro da moralidade quando comparada a CBF ou a FIFA ?

      A F.A. ( Football Association ) a CBF britanica, com seus milionários mafiosos russos, sheiks arabes, milionários americanos, que a dominam, junto com tradicionais bancos, o Campeonato Nacional Inglês é do Barclays, até empresas que deram golpes recentes no mercado de capitais, subvencionam times da F.A. ( AIG, RBS ), os maiores empresários/agentes do futebol mundial, são sediados onde ? Londres – Pia Zahari, Boris Berezovsky, nosso caro corintiano Kia Joorabichian, adotaram o aprazivel Kensington como residência, aliás utilizam o passaporte (um dos varios que possuem) de Sua Majestade em suas viagens.

       Mr. Jennings, o sr. já instou seu governo, seu nobre parlamento, a investigar o que ocorre em baixo de seu nariz ? ou porque os times ingleses, e sua nobre F.A. registram seus atletas e contratos na Ilha de Man ou nas Jerseys Islands, para fugir do fisco britanico ? Se o fez, deu em alguma mudança, ou apenas ajudou-o a vender artigos e livros ?

       Que a CBF/FIFA/Clubes são um descalabro administrativo e suspeitos de negociatas, até meu cachorro sabe, nossos comunicadores sociais – vulgo “jornalistas” – e excelsos membros de varios Ministérios Publicos não se cansam de acusar, processar – nunca dá em nada, o “tapete” cada dia fica mais elevado -, Mr. Jennings, é apenas mais um, e por ser estrangeiro, nossos “botocudos” o incensam, o “pedestalizam”.

        Mas, todo mundo sabe – quem esta envolvido com o futebol – que tanto nestes paises “abaixo do Equador”, como em seu chuvoso arquipelago, ou nas margens do Sena, Mediterraneo, Tirreno, Lago Lemann, passando pelas estepes russas ou ucranianas, chegando até as areais do Golfo Pérsico, um politico que mexe neste vespeiro, das duas uma: ou é burro e quer perder a eleição, ou deseja se apropriar de parte do “rolo”.

         Neste ramo, não existem santos, vestais, arautos, apenas interesses, inclusive de Mr. Jennings.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador