O STF, o CNJ e a mídia digital, por Luis Nassif

Há duas semanas estive com a Ministra Carmen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em uma audiência por mim solicitada.

A Ministra foi muito gentil, me recebendo com pão de queijo e histórias de Minas.

A visita teve dois motivos:

A Ministra anunciou a recriação de um grupo de mídia, no âmbito do CNJ, visando resguardar a liberdade de imprensa contra a indústria das ações judiciais. Mas incluiu no grupo exclusivamente a parte menos vulnerável da imprensa: os grupos de mídia, empresas consolidadas, com departamentos jurídicos, capazes de se defender.

Mostrei à Ministra que a parte mais vulnerável do jornalismo são os independentes, ou as pequenas empresas. O peso relativo das condenações, sobre eles, é muitissimo mais elevado do que sobre os grandes grupos. A própria abertura da ação exige a contratação de advogados, viagens e outras despesas que pesam no orçamento dos pequenos.

O segundo motivo foi sugerir que o CNJ abra uma discussão ampla sobre a mídia nos tempos atuais, mas não restrito à pauta da ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão), da ANER (Associação Nacional de Revistas) ou da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Há mudanças fundamentais no jornalismo atual, com o advento das redes sociais, dos blogs, dos grupos estrangeiros, não contemplados nos seminários internos da ANJ.

A Ministra anotou no seu caderno e prometeu resposta em breve.

Assim que tiver a resposta, divulgarei aqui.

Luis Nassif

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O STF, o CNJ e a mídia digital, por Luis Nassif

    Dada a completa submissão de várias instituições ao poder da mídia cartelizada tenho grande dúvidas sôbre medidas que tragam equilíbrio e bom senso à medida.

    Haverá alguma inclusão sem que se altere o objetivo.

    Vamos mudar tudo para que tudo continue como sempre.

    Assim vem aí mais do mesmo.

    Até porque o próprio CNJ está dominado pela opinião pública publicada.

    Mas, aguardemos com esperanças.

    Esqueçamos Murphy e suas leis.

    1. “Mas, aguardemos com
      “Mas, aguardemos com esperanças.”

      Suas colocações fazem sentido, entretanto é preciso agir.
      Não se pode esperar de onde não virá nada.

      1. “Mas, aguardemos com

        Concordo plenamente.

        Sempre será um avanço.

        Ao inverso do “vão-se os anéis, ficam os dedos” vamos com “comecemos com os dedos e depois os anéis”

  2. Não estamos entregues à
    Não estamos entregues à ditadura da grande e velha imprensa e a seus interesses criminosos.
    Ainda existem JORNALISTAS do Brasil.
    É por essas e outras que faz todo sentido nos juntarmos à luta do jornalista Marco Aurélio Mello.

  3. Que não fique apenas na gentileza do pão de queijo

    Importantíssima sua iniciativa Nassif. Certamente Carmen Lúcia conhece seu trabalho e seu prestígio como jornalista. Considero, no entanto, que não deveria ficar apenas na sua iniciativa isolada. Outros jornalistas da mídia independente, dos blogs progressistas, dos pequenos deveriam estar juntos nessa visita à ministra. Para que ela perceba o alcance e o peso desse segmento. Para que sua visita não acabe ficando apenas na lembrança gentil do pão de queijo e das histórias de Minas.

  4. Mídia: seguir a receita de Brizola

    Eu nada espero do STF e muito menos do CNJ. A iniciativa do Nassif tem valor, mas…

    O que eu espero ardentemente é que os democratas superem seus sectarismos e consigam formar uma frente política para criar uma verdadeira República Democrática.

    E à frente dessa República Democrática, espero que esteja outro brasileiro com a mesma coragem de Leonel Brizola para destruir o poder político da Globo.

  5. Seria mais rapidamente
    Seria mais rapidamente atendido,se levasse como cortesia um suculento frango ao molho pardo,iguaria pra la de deliciosa da supimpa cozinha mineira.Os dois sabem disso bem melhor que eu.Pelas bandas que habito, so da azeite de dende.

  6. “A ministra anotou no seu
    “A ministra anotou no seu caderno”…
    O que demonstra, talvez, que ela sequer sabia que existia o problema de uma imprensa não corporativa, sujeita às vicissitudes mencionadas pelo Nassif…
    Sei não, mas acho que, antes que uma resposta venha de lá, os jornalistas livres e independentes desse triste país já estarão imersos em uma realidade assustadora.

  7. Humm… Deixa eu advinhar

    Humm… Deixa eu advinhar quando isso vai ocorrer:

    – quando os jornalistas da Globo tipo Miriam Leitão e assemelhados enfrentarem o ‘MERCADO” e sairem do abrigo do G1

    – quando os mainardis e azevedos perderem a proteção dos milleniuns e do psdb

    – quando os “blogs sujos” mudarem o discurso e passarem a respaldar o decreto de honestidade emitido pelo STF em favor de Aécio Neves, politico de alta linhagem  ultrajado numa eleição dita fraudada.

    Enfim … a esperança é a última que morre e o Brasil é o pais do futuro. O apoio ao golpe pelo STF visando restaurar a história da democracia brasileira e colocando no poder o Aécio e seu Psdb,  líder e partido que de direito ganhou a eleição, é a comprovação de que devemos ser otimistas. 

    1. Minha querida Dona Vera,a
      Minha querida Dona Vera,a senhora e a brasileira mais otimista que eu conheco,vamos combinar.Por certo nao leu a contento os livros de Graciliano Ramos.Ele vivia a deblaterar para quissese ouvir que o Brasil jamais seria um grande Pais,simplesmente porque nao tinhamos um golfo.Continuo achando que ele tinha toda razao.

      1.  
        Não me chame de pessimista,

         

        Não me chame de pessimista, Junior. Estou até aprendendo italiano pra ver se consigo alguma saída com a minha descendência italiana! 

        1. Minha querida Dona Vera,por

          Minha querida Dona Vera,por todos os santos,não venha me dizer que a senhora tras na sua descendencia italiana alguma coisa parecida com “Berlusconi”.Um abraço.

  8.  
    A Ministra sabe muito bem o

     

    A Ministra sabe muito bem o que é ser “minorias” discriminadas, ela bem lembra do consurso público que prestou para a Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais.

  9. Não nutra muitas esperanças.
    Não nutra muitas esperanças. Meu olfato me diz que a iniciativa da ministra nao foi espontânea. Ai tem o dedo dos grandes veículos de comunicação.

  10. De onde menos se

    De onde menos se espera….

     

    é dali que não sai nada mesmo, não era essa que estava conversando reservadamente com os donos da globo?? E que diziam que iria se retirar??

     

  11. Carminha tem menos de 6 meses

    Já divulgaram por aí que a ministra deve pedir o boné em 2018, já lustrou a biografia com a presidência do STF, tanto faz se anódina ou não. Empurrar o caso com a barriga por mais 6 meses é a maior moleza. 

    PS.: No perfil da Carminha na revista Piauí, aquela edição do Haddad, 25% da matéria diziam respeito à vida da ministra, o restante sobre a tragédia que é o STF, com 40 assessores para cada ministro, perfazendo um exército de 440 pessoas, que são quem realmente lêem os processos e redigem as decisões. Carminha não vai mexer em nada que atrapalhe a suave rotina do pãozinho de queijo com café em xícaras de fina porcela com histórias de Minas. 

  12. Bela iniciativa do Nassif, em

    Bela iniciativa do Nassif, em teoria…

    Na prática, sugiro a aquisição de um sofá bem macio para a espera da resposta…

  13. Como diria o Barão de Itararé: “De onde menos se espera é de lá

    Como diria o Barão de Itararé: “De onde menos se espera é de lá que não sai nada…”

    Duvido que a ministra esteja disposta a se indispor com a globo, visto que sua vaidade e covardia falarão mais alto.

      1. Jogo de cena?

        Eu não sei se essa notinha é um balão de ensaio ou se o conciliacionismo do Nassif o torna assim tão ingenuamente deslumbrado com essas cortes (no sentido propriamente nobiliárquico).

        Essa mulherzinha já deu mostras suficientes de que não é muito mais que uma medíocre sabujeira das castas senhoriais. E ainda mais para tratar de um tema tão sensível como os privilégios da grande mídia…!!! É virtualmente impossível que ela tenha algum tônus moral para ir além do jogo de cena.

  14. Não basta ser honesta…

    Parabenizo-o, caro Nassif, pela iniciativa. Tomara que juntos o Jornalismo e o Judiciário consigam dissolver os oligopólios que entravam o livre mercado e a democracia.

    Se você achar boa ideia, sugira à ministra, quando ela te responder, que devolva publicamente aquele troféu que ganhou da firma “Globo”. Aquilo depõe enormemente contra a biografia de qualquer um que respeite a democracia, notadamente a de uma juíza em cujo tribunal há ações contra a empresa. Independente dela sntir-se ou não obrigada a algo por conta desse troféu, seu recebimento passa a imagem de que Carmen Lucia deixou-se cooptar. E imagem é importante, sim. Estamos falando de mídia, opinião pública…

    1. Perfeito, Renato

      De qualquer forma, mesmo incrédulo quanto aos resultados, louvo e apoio a iniciativa do Nassif.

      Espero, com vontade, ver o Nassif em breve fazendo troça desta minha incredulidade.

      Também espero que a Ministra não apenas seja honesta, mas que, assim como a mulher de Cesar, também se comporte adequadamente tal como exige o cargo que ora ocupa.

       

      1. Também louvo, caro Galileu. E

        Também louvo, caro Galileu. E se for verdade que Carmén Lúcia vai se desligar do STF, melhor ainda: a juíza conhece como poucos os bastidores daquele fórum. Juntando com o mais preciso e bem-sucedido garimpeiro de bastidores que conheço, nosso anfitrião Nassif, o resultado tende a ser vitória absulta da democracia e de um mercado realmente livre. Imagine agora o que seria se esse dois decidem mais do que apenas (como se fosse pouco) denunciar mas agir!

        O bastidores, como todo mundo sabe (exceto os ingleses, talvez), são onde as coisas realmente estão acontecendo, onde não é desperdício de energia agir. Transparência, um bem a perseguir.

        ***

        Não é à toa que se diz “para inglês ver”. Poucas culturas dão tanta importância às aparências, trejeitos, “cara e bocas”, fleumas etc. E poucas foram tão nefastas à evolução das culturas do mundo quanto essa: basta lembrar de China, India, Oriente Médio e todos os povos a quem os ingleses levaram “progresso e democracia”…

  15. Porque você não aproveitou e

    Porque você não aproveitou e informou a ela que o golpe deu chibu e que a conta vem a seguir.

    o desastre que o golpe e os golpistas provocaram já está escancarado e quem eles colocaram no governo, temer/aécio/cunha, mostra o tamanho e sordidez do golpe e já entregou o jogo.

    Chegou a hora de pagar a conta. Impagável.

  16. Não confio em nenhuma

    Não confio em nenhuma autoridade desta república bananeira de 5º categoria .

    Nada me fará ter um mínimo de simpatia por generais, ministrinhos de supreminhos, procuradorzinhos de mierdas, jornalistas jabazeiros da grande mídia apátrida e politiqueiros atuais .

    Pra mim, este pedaço de terra só está me servindo para continuar cativando os amigos e a usufruir de algo que me traz alegria (ex.músicas) 

  17. O Nassif não contou tudo.

    O Nassif não contou tudo. Quando lhe, a ela, foi mostrado que a parte mais vulnerável são os independentes e os pequenos, teve a suprema resposta: “Verdade ! Eu ignorava isso ! Um de meus assessores se encarregará de esclarecer, sempre houve grande respeito pelos blogueiros, mesmo os sujos. Daremos maiores e  melhores informações através do JN, é só aguardar”.

    1. Duduoutro,não sei se é apenas

      Duduoutro,não sei se é apenas impressão ou uma assombração que venha me matar,mas tenho cá para mim,que depois que comecamos uma boa amizade,seus comentarios passaram a ser 4,5 estrelas,para a tristeza dos estrelados daqui.

  18. Canoa Furada

    Nassif: já era esperado a inabilidade da Matriarca dos Addams para lidar com CAUSAS importantes e fundamentais no Çu-premu. Ameneidades, vá lá. Ela aguenta. Mas essa de se envolver contra a grande mídia. Logo agora que a Fadinha da Mata sonha inclui-la na chapa presidencial, duuvideodo que ele compre essa briga….

  19. Nassif fêz a sua parte. A

    Nassif fêz a sua parte. A grande mídia detém o poder mais avalassador hoje, trata-se de poder econômico em si mesmo (família Marinho), representa e transmite a ideologia desse poder, mobiliza e desmobiliza a massa de acordo com os interesses desse poder,  coopta o poder judiciário, etc. etc. É muita areia para o caminhãozinho da ministra, já cooptada.  

  20. Espere Sentado

    Espere sentado, LN.

    De preferência com uma almofada ortopédica.

    E muito importante: Não prenda a respiração enquanto espera.

  21. Muito boa sua atitude. Quem

    Muito boa sua atitude. Quem sabe a ministra entenda que na democracia existe o contraditório. Mas, não tenho muita esperança não.

  22. Nassif, você já acreditou no

    Nassif, você já acreditou no choque de gestão do Aécio, que Anastasia era um homem acima de qualquer suspeita e ainda acredita que os tucanos da era paleozóica (Montoro, Covas) eram homens probos. Mas duvido que tenha acreditado nas palavras da sra Addams. 

  23. STF julgar alguns casos já ajudava muito!

    Nassif,

     

    há o Recurso Extraordinário 601.220 tramitando no STF com declaração de Repercussão Geral. Este cuida do caso de facilitar a defesa do blogueiro, pois uma decisão favorável centralizaria todas as ações num só fórum (http://www.conjur.com.br/2009-out-02/stf-reconhece-repercussao-geral-casos-foro-acao-blogs). Atualmente está em mãos do Min. Celso de Mello, conclusos desde 01/09/2014.

    Também há a Reclamação 23.899, em mãos de Rosa Weber, que cuida da multiplicidade de ações contra o jornal Gazeta do Povo promovido por juízes por publicar matéria sobre seus salários, infelizmente com parecer contrário da PGR (http://www.conjur.com.br/2016-jul-01/rosa-weber-suspende-acoes-juizes-jornalistas-parana).

    Acho que vale a pena pautar o STF para resolver estes casos, já que a Carmen Lúcia parece ser defensora da liberdade da expressão (http://www.conjur.com.br/2016-set-04/presidente-stf-defende-pautas-julgamento-realistas)

     

     

  24. Há uma bela entrevista do
    Há uma bela entrevista do ex-procurador geral da República, Cláudio Fonteles ao Jornalistas Livres em que ele, com propriedade, responsabiliza a velha imprensa pelo golpe e qualifica o fato como Golpe Midiático.
    Boa entrevista para “iluminar” Carmem Lúcia.
    Ficar só lendo Globo e Folha desinforma.

  25. Vou fazer um acordo com os
    Vou fazer um acordo com os golpistas,Dilma volta e a partir daí, pensaremos (o povo)se acreditamos de novo nas instituições brasileiras e se voltaremos a consumir/gastar em nosso país,É ISSO OU A FALÊNCIA DE TODOS VCS ATÉ O FIM DO ANO(depressão tá aí e pode pôr até o papa na presidência)
    Obs:Peço empenho a Lula e o PT para Dilma voltar,sem essa de diretas,e tem mais, não se resolve nada de injustiça com injustiça ou desigualdade com mais desigualdade!

  26. Difícil entender?

    A Ministra anotou no seu caderno e prometeu resposta em breve.

    Assim que tiver a resposta divulgarei aqui.

    Conceito e Significado de Ironia:  Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado.

     

     

  27. Aguardo sentado, claro, na

    Aguardo sentado, claro, na cadeira ortopédica do computador, seu Nassif. Alias, o pão de queijo estava gostoso? Tomara para não ter sido uma viagem inutil. 

    Mas falando sério, mesmo que o que disse tenha entrado por um ouvido presidencial e saido por outro ouvido presidencial, é importante mostrar o óbvio mesmo para quem está olhando para o outro lado, daonde se ouve o plimplim. É o mínimo que democratas podem fazer nesses tempos de ditadura midiática.

  28. Não posso afirmar

    Não posso afirmar peremtoriamente,mas ouço falar que o Ministro Gilmar Mendes,o boca mole,está prestes a vazar do STF,da mesma forma que procedeu outro vazador,Joaquim Barbosa,o black batman.Se verdade for,e Don Altobello ainda não estiver envergando o pijama zebrado,temos dois candidatos a vaga:O Senador Cristovam Buarque,o corujinha,e a Senadora Ana Amelia,a dona Bella pampaneira.Confesso-lhes,nem na Ditadura Militar,AI-5 a vista,pode-se vislumbrar algo tão animalesco.

  29. Infelizmente o exercício de

    Infelizmente o exercício de imprensa promovida pela mídia alternativa (não gosto do termo blogosfera que remete a amadorismo) ainda é uma atividade que pode ser considerada informal, ainda não reconhecida como instrumento efetivo de comunicação, podendo ser comparada quase a uma guerrilha.

    Se não fosse a internet, os meios de comunicação dominados pelos grandes grupos de mídia ainda ditariam unilateralmente a pauta do noticiário não havendo qualquer espaço para o contraponto.

    É claro que a ministra fala em nome desses grupos e aos seus interesses.

  30. Poderia ter aproveitado a

    Poderia ter aproveitado a oportunidade e perrguntar para ela quando o STF vai anular o golpe, e restaurar a democracia.

  31. O golpe foi ao fim

    Nassif, ela já sabe que o golpe faliu? Vc esplicou para ela o desastre acontecido?

    Do temer que nos deram vão ao maia, mas nada fará apagar o desastre que nos causaram.

    Deram o golpe, rasgaram a constiuição, destruiram o país e agora… só nos resta cobrar deles o que é impagável.

    Nunca a história foi tão rápida para condenar os que foram responsáveis pelo desastre que provocaram.

    Não há nada que possam fazer, falta-lhes moral para qualquer coisa.

  32. Insinuação…?

    “O segundo motivo foi sugerir que o CNJ abra uma discussão ampla sobre a mídia nos tempos atuais, mas não restrito à pauta da ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão), da ANER (Associação Nacional de Revistas) ou da ANJ (Associação Nacional de Jornais).”

    O nassif foi dizer a ela que uma discussão “mais ampla” deve ir além do que decide a globo???

    Com diriam lá em minas: é mesmo???? Onde chegamos! Que coisa! 

  33. Palavras ao vento
    Dona Carmen Lucia fala demais e hoje falou de forma equivocada justamente sobre comunicação. Diz que por falta de comunicação dos juíizes e assessores, o povo não entende as decisões do Judiciário. Não é o povo que não entende o Judiciário, é o Judiciário que não entende o povo. Fica impossível acreditar em um Judiciário dispendioso, lerdo, seletivo que toma decisões que se chocam entre si e acirram a imagem da impunidade existente no país Por que, por exemplo, o ministro Marco Aurélio precisou de 15 páginas (haja proselitismo) para devolver o mandato de senador a Aécio, quando o mesmo STF mandou prender outro senador sem licença do senado (Delcídio )? Onde foi parar a jurisprudência?. A entrevista da dona Carmen me lembra um ator que ao fim do espetáculo cômico onde não se ouviu nenhuma risada, reclamou ” Que gente fria, obtusa.” O colega, mais realista, irônico,ponderou. ” É duro atuar para um público sem talento.” Já me cansei das palavras ao vento de dona Carmen. E desse gentil encontro a pão de queijo, não espero nada consistente.

  34. Nassif,Nos conte mais sobre
    Nassif, Bããão

    Nos conte mais sobre a visita. Assuntos menos triviais do que você relatou.

    Foi servido café pra acompanhar o pão de queijo ? Tinha como rechear, com pernil ou manteiga ? A massa tava mais carregada de queijo ou polvilho azedo? Não vá me dizer que era dessas congeladas.

  35. Uma “prosa” a moda mineira …

    Parabens, Nassif, o velho guerreiro de sempre, resiliente e um esperançoso incorrigivel e imbativel, … parabens ! Depois do GOLPE de 2016 e das “forças ocultas” que o EXECUTARAM – eu queria e ate gostaria de acreditar que a sua “prosa” a moda mineira … claro, com a Sra. ministra, tambem mineira, poderia indicar um avanço num Pais de perfil e PRATICAS DEMOCRATAS, entretanto com a forma com que nos ROUBARAM 54 MILHÕES DE VOTOS & SEUS DESDOBRAMENTOS DOS SEQUESTROS, ROUBOS & PILHAGEM DOS ASSALARIADOS hoje não vejo mais espaço para a “prosa democratica”, assim fui convencido a agreditar no “paredon” do Conversa Afiada – por hora me parece o unico caminho … !!!

  36. Então  ..e eu, como CIDADÃO,

    Então  ..e eu, como CIDADÃO, gostaria de saber de instrumentos que me garantissem o DIREITO DE RESPOSTA ..que me assegurassem do reparo e da palavra ..que me protegessem da maledicência, da MANIPULAÇÃO e da MENTIRA  ..da defesa por acusações monocráticas e injuriosas partidas de qualquer grupo de mídia  ..quer por parte dos federalizados, ou dos solitários ou apegados a este ou aquele Poder

    em tempo ..e você tratou disso com sinistra do supremo enquanto comiam pão de queijo financiado pelo povo brasileiro ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador