Páscoa

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Presentear com ovos na Páscoa é um costume muito antigo, de pelo menos três mil anos antes de Cristo. E eram ovos de galinha pintados à mão. A tradição começou com povos pagãos da Europa central e oriental, que acreditavam em vários deuses. Durante o inverno, os ovos eram pintados e na primavera, oferecidos aos deuses, em troca de proteção. Com o surgimento do Cristianismo, o ovo passou a ser um dos símbolos da Páscoa.

Até hoje, nos países eslavos como a Ucrânia, Polônia, Rússia é costume dar ovos de galinha, pata, de madeira ou porcelana aos amigos e familiares. Os desenhos na casca do ovo são feitos com cera de abelha derretida na chama de uma vela, de forma bem artesanal. As tintas eram produzidas com legumes e vegetais e cascas de cebola. Cada símbolo pintado tem um significado. Triângulos representam religiosidade. Linhas retas simbolizam a vida eterna. E estrelas significam sucesso.

Na Ucrânia, os ovos se chamam pêssankas, e os desenhos são geométricos. Na Polônia, recebem o nome de pissankis, e as figuras representam a natureza. Os poloneses fazem a brincadeira walatka em que as pessoas batem uma pisanka na outra. Se quebrar o ovo do adversário, o vencedor fica com todas as pisankas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador