Patifes honestos de espírito, por GMello

Não participo de redes sociais e costumo transitar em um meio acadêmico que de certa forma me preserva de muita informação grosseira. Mesmo assim, nestas eleições tenho sido incomodado diariamente em várias frentes. Ora por ter adesivo da Dilma no carro, o que naturalmente confere direitos constitucionais para todo tipo de comentários (no prédio rapidamente me fizeram chegar às mãos um exemplar da veja para eu me informar melhor). Ora por me relacionar com uma classe média paulista [e médica] que anda com os nervos à flor da pele; a lá Regina Duarte, com muito medo… Repetidas vezes pelo noticiário sobre a atuação do nosso glorioso judiciário, quanto mais elevado mais glorioso.

No primeiro turno tive a surreal experiência do animal de zoológico: fui votar com a família vestida de vermelho (camisetas de times). Antes um típico programa paulista de domingo, café-da-manhã na padaria. Lá uma criança gritou para a mãe que a esperava no carro: “mãe tem uma galera de vermelho aqui!”, no que foi rapidamente repreendida pela irmã (algo como “fica quieta, pode ser perigoso”). Mas, na realidade, na maioria das vezes consigo rir destas situações. Para aproveitar a diversão, resolvi elencar alguns argumentos que tenho ouvisto repetidamente, naturalmente com reações variadas:

Argumentos que irritam, mas que passam com um suspiro:

– Não morro de amores pelo Aécio, mas temos que tirar o PT do poder.

– Você não leu na Veja o que eles fizeram?

– Realmente a corrupção não é exclusiva do PT, mas acho importante a alternância do poder (O Alckmin? Mais aí o problema é que não existe alternativa…).

– Os petistas querem transformar o Brasil na Venezuela, em Cuba, na Bolívia.

– Na época do FHC era tudo melhor!

– Se o PT ganhar vou me mudar desta merda de país

 

Argumentos que me fazem pensar que estou no planeta errado:

– Tem que morrer, matar todos esses FDP de petistas fascistas.

– Estamos vivendo uma grande ditadura. Só os militares para acabar com isto!

– Não vota no PT só porque é pobre, mas porque é mal informado.

 

Argumentos que começam a tirar do sério:

– Tudo bem que nunca tivemos a sorte de um Franklin Delano Roosevelt, George Washington ou Abraham Lincoln, mas já tivemos bons políticos…

– É bem possível essa corrupção do metrô em São Paulo, mas a verdade é que ainda é suspeita e o Alckmin nunca foi condenado, já sobre os mensaleiros petistas não se pode dizer o mesmo!

– Não é problema de gestão, é a maior seca dos últimos 3.000 anos…

– E eu falo isto porque sou um ex-petista…

 

Argumentos que cruzam o limiar e dão inicio à discussão (e o arrependimento de entrar numa barca furada)

– Cara, estamos com índices altíssimos de desemprego (pode até ter algum emprego de 2-3 salários mínimos, mas na nossa faixa tem muito profissional desempregado…)

– O que eu não aceito mesmo foi eles terem quebrado a Petrobrás com tanta corrupção…

– O Mais Médicos é um programa escravagista

– O Chico Buarque tem apartamento em Paris e pode mudar para lá quando o país estiver quebrado, mas a gente não!

 

Argumentos que acabam definitivamente com discussão por total inviabilidade intelectual (que tal falarmos de carros?)

– O problema é que á mídia é toda comprada pelo PT

­– Mas a Veja não é do PT?

 

Meu derradeiro contra-argumento, infelizmente pensado apenas nestes dias, tem alcançado certa eficiência: “está bem, concordo em mudar meu voto se você me falar sobre um projeto do PSDB na educação ou saúde de São Paulo nos últimos 20 anos”. Por fim, lembrei de tudo isto numa leitura recente de Dostoievski e novamente ri de uma passagem aparentemente atemporal descrita em Memórias do subsolo, que transcrevo aqui em homenagem aos meus algozes, alguns candidatos e ex-presidentes:

 

“Sim, somente em nosso meio o mais reconhecido patife pode ser totalmente, e até de modo elevado, honesto de espírito, sem, ao mesmo tempo, deixar de ser um patife”.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um espetáculo de matéria
    De

    Um espetáculo de matéria

    De forma leve e bem humorada exemplifica a lavagem cerebral provocada pela grande mídia, o posicionamento que beira ao fascismo dos seus leitores assíduos e  a falta de capacidade de reflexão desse segmento que bovinamente repetem os mantras criados para serem copiados.

  2. Do Portal Folha

    “Em mensagens na internet, tucanos são mais anti-PT, do que pró-Aécio”.

     

    UMA ELEIÇÃO FRUTO DA SEMEADURA DA MÍDIA COM O ADUBO DO ÓDIO AO PT !!!

  3. É um diferença visível entre

    É um diferença visível entre os partidários de uma candidatura e de outra. Existem exceções, claro, mas na maioria das vezes, procuramos levar as coisas na boa, com humor, enquanto do outro lado tem muito mais ódio e agressão.

    Eu mesmo, já cheguei a discutir algumas vezes, mas hoje, prefiro contar até 10, ou então usar o humor. Não tem como argumentar com alguém que diz que o PT é aliado da União Soviética, por exemplo.

    1. A melhor de Malcon X você não

      A melhor de Malcon X você não coloca.

      Devemos estar preparados para pagar o preço da liberdade.

      Qual é o preço da liberdade?.

      O preço da liberdade é a morte.

       

    1. Anteontem em um jantar da

      Anteontem em um jantar da empresa escutei que a felha é petista! Antes escutara de alguns novatos na empresa, que acabavam de receber seu carro, iphone e laptop, tudo da empresa, que com o PT tudo ficava pior por que não dava prá trazer tanta coisa na próxima viagem de treinamento nos EUA! E dá-lhe “deu na óia”!

  4. Apesar do esforço
    Que diga-se enorme esforço e expor os fatos concretos, a eles nao interessam as respostas.
    Há um lado positivo que indica a jovialidade dessa classe indicada pela teimosia de adolescente. De imaturas saquelas que a pensamos eles “tem muito o que aprender”.
    O conflito generalizado é o jogo da oposição. A saída dessa situação nos resta alem de aderir maciçamente ao governo é esperar que os benefícios democraticos são bom para eles também, que choram de barriga cheia.
    Os que se beneficiam com os juros, anacronismo de leis, impunidade, sonegação, caixa 2, propinas, nepotismo, enfim, irregularidades que mantém o poder e grana sob vista grossa ou conluio dos densores da Justiça fazem todo tipo de críticas entre sérias e desonestas
    e nao são poucos.

  5. Caro Nassif e demais
    Parei de

    Caro Nassif e demais

    Parei de tentar conversar com aécianos.

    É que nem no debate dele. Não sai de frases montadas e pronto.

    Não há como argumentar.

    Saudações

  6. Patifes e nada honestos
    Sou nordestino, com sangue índio, pobre e consciente de todos os crimes que cometeram contra a minha gente ao longo de 514 anos. Termino essa campanha convencido de que temos de escancarar a luta de classes que a acontece surdamente. Eu, avô, ex-terno e compreensivo tenho agora o sentimento de que só se ganha a guerra quando se destroi o inimigo. Com a vitória de Dilma é isso que eu gostaria de fazer. Aos sessenta e seis anos estou cansado de apanhar e parei de sonhar com a compreensão dos inimigos. O Brasil que me legaram é um Brasil em que só vejo aliados e inimigos.
    Omar Torres

  7. É fascismo

    É o fascismo em ação minha gente, Já vi esse filme e sei como acaba. São jovens, bem situados na vida, viciados numa ou outra droga como “diversão”, portanto, acham naturalíssimo o candidato da oposição estar ligado à cocaína, ou construir aeroporto na fazenda do tio. Pois tem grife e muito dinheiro e ‘tradição’. São mesquinhos pois foram habituados desde que nasceram a tratar os serviçais da casa como seres inferiores, logo, enxergam os menos dotados financeiramente como inferiores que não devem ser ajudados em nada, a não ser com um brinquedinho no Natal como ‘caridade’. São super agressivos porque não admitem que alguém os contrarie, ou possa dizer que estão errados. Se preciso, sim, batem, matam, fazem desaparecer. Afinal, estão acostumados a fazer isso com prostitutas ou travestis, ou mulheres que possam contrariá-los. Por que não fariam com os opositores políticos que desobedecem suas ordens e se atrevem a usufruir o poder que sempre foi seu desde que o país existe como tal. É a tal defesa da tradição, família, propriedade.

  8. Ótimo comentário GMello! Não

    Ótimo comentário GMello! Não sou médico, mas convivo diariamente com eles e em hospitias. Faço parte daquilo que chamam de classe média média alta (talvez tenha mais uns 3 médias aí no meio) e tua descrição é perfeita. Outro dia para não me encher o saco escutando tudo aquilo que descrevestes acima, disse para um colega, não tanto classe média média como eu, olha, sou de esquerda e voto no PT!pt Encerrei a conversa.

  9. Caro GMello,
    continue

    Caro GMello,

    continue mantendo o bom humor.

    Parafraseando um conceito usado em política, mas com viés ao contrário, fica a constatação:

    COM UMA DIREITA DESSA NÃO É PRECISO ESQUERDA! rs,rs,rs…

  10. O ÓDIO ESTÁ NO AR!
    Outro dia,

    O ÓDIO ESTÁ NO AR!

    Outro dia, alguém que AMO MUITO, escreveu um post que caiu na minha TL.

    Alguém doce, gentil, extremamente amorosa, e de uma educação e cultura, invejáveis. Sempre foi uma pessoa linda e solidária.

    Ao ler o post…a “coisa  mais singela” que lí, foi que “PTistas, eram todos corruptos”. O resto…recuso-me a lembrar. Entrei no post, que já contava com outros comentários “tão quantos…”, e perguntei se teria coragem de ME fazer as “delicadesas” que expressava. “NÃO! NUNCA!!!!”, POIS É! EU SOU PTISTA, E APOIO O BOLSA FAMÍLIA. Só isso! Ela apagou o post, por decisão própria, ao verificar que o ambiente a contaminava.

    “OS JARDINS” de São Paulo, as vezes matam as flores, e as transformam em ervas daninhas…Mas nada que uma rega de amor, tolerância, e paciencia, além de uma aulinha de historia não resolvam… 😉 Deve ser a aridez da cidade!!!

  11. Tinha Judeu que apoiava o

    Tinha Judeu que apoiava o Nazismo diziam que as denuncias eram tudo invenção da midia, que Hitler era um homem bom que lutou contra a ditadura e que deseja o melhor para a Alemanha.

    Tinha Cubano que apoiava Fidel por que ele lutava contra a ditadura de Fungêncio Batista que tomou o poder através de um golpe militar para tirar um outro ditador.

    Tinha Russo que apoiava os bolcheviques por que lutavam contra o Czar Russo.

    Tinha chinês que apoiava Mao por que lutava contra os nacionalistas e depois contra os Japoneses.

    Todos estão arrependidos ou mortos.

    Tem brasileiro que acredita que Dilma lutava contra a ditadura e pela  democracia , quando na verdade lutava para implantar os mesmos tipos de regimes descritos acima. Hoje apoia as mesmas ditaduras.

     

     

     

  12. Bom, se o aócio, o exemplo

    Bom, se o aócio, o exemplo mór de como se usufrui de dinheiro público sem nunca ter que trabalhar, ganhar através do golpe “urnático”, vai ser minha vez de ir para o camarote e assistir a derrocada de um “caçador de corruptos”, sendo ele um dos maiores corruptos, e dar muita risada quando vierem, depois de doze anos sem nhenhum pedinte em minha porta, voltarem a pedir ajuda para subsistirem. Não ajudo mais ongs que nunca resolveram nada, apenas necessitam da miséria, da indgnidade humana para abaterem seus impostos. Ver tudo aumentar e a classe mediana, a grande analfabeta política, curral de seus algozes, se ferrando. tendo que vender carro, não conseguindo pagar escolas, cursos privatizados, e, muitos, perdendo a própria casa, como na era fhc. Vou ter orgasmos, pois estarão como queriam. Votar contra si próprio, é o cúmulo dessa classe mediana. Imperdoável. Eu, já tenho tudo que sempre almejei, estou “de boa”, mas os filhinhos da classe mediana, que só aprenderam  a consumir, nunca se importaram em se informar, a não ser pelo faceburro, desculpem, mas não dá mais para tenatar ajudar quem não se ajuda. Desculpem, mas tentar, tentar e tentar, mas vem um midiático corrupto que nunca fez nada de bom para o país e povo, cheio de corrupção,com currículo medíocre, e, eles, calsse média, votarem em promessas e renunciarem a realidade de melhora de suas vidas, é pra matar qualquer boa intenção. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador