PCdoB rejeita “tutela” do PT sobre Manuela D’Ávila, mas não descarta aliança “lá na frente”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Marcelo Bertani, Agência ALRS/Divulgação
 
 
Jornal GGN – Causou atrito entre algumas lideranças do PCdoB e PT o lançamento da candidatura de Manuela D´Ávila à presidência da República. O fato foi anunciado ontem (5) e, no mesmo dia, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, avaliou publicamente que os colegas do PCdoB estavam cometendo “um erro”. O senador queria que o PCdoB continuasse fazendo o que faz desde 1989: apoiar o candidato do PT ao Planalto.
 
Nesta segunda (6), a a presidente do partido, Luciana Santos, tentou jogar panos quentes na discussão e disse, em entrevista ao Estadão, que a pré-candidatura de Manuela não foi feita com o intuito de afastar o PCdoB do PT, seu aliado histórico.
 
“Segundo ela, a decisão de lançar D’Ávila foi tomada diante da instabilidade política do País, ‘sem comprometer a aliança política que possa haver com o PT lá na frente’.”
 
“Não há um partido mais defensor do PT do que o PCdoB”, disse Santos. “Nós queremos nos apresentar com mais força para ajudar o conjunto do nosso campo político retomar a Presidência da República no ano que vem”, explicou.
 
Ex-ministro de governo petista, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB) respondeu com ironia ao comentário de Lindbergh. Ele disse: “Quando encontrar meu amigo Lindbergh vou perguntar: Por que não te calas?”
 
Segundo o Estadão, Orlando Silva afirmou que “não cabe tutela” na relação entre PT e PCdoB. 
“Não é razoável o líder de um partido criticar decisões de outro partido em temas próprios, deliberações que só cabem ao próprio partido. Imagina se vamos nós dizer quem deve ser candidato do PT?”, reagiu.
 
Manuela D Ávila tem 36 anos, foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul e dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
 
Nesta segunda, o jornalista Breno Altman sugeriu em publicação divulgada no Facebook que Manuela deveria ser escolhida para vice de Lula.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não dá, lula pode ser a

    Não dá, lula pode ser a esperança da centro direita pras eleições de 2018, mas a esquerda não vai apoiar mais o pt porque o partido já deixou de ser esquerda há muito tempo

    O pt, desde a época da migração do Delcídio do Amaral do PSDB pro pt, tornou-se um PSDB melhorado, alimentando o sistema financeiro e o da expansão econômica precaria da população baseada no consumo, o PSDB seria igualzinho ao pt hoje, se fosse nacionalista e não esse partido entreguista e rameira dos EUA, que foi o papel que lhe sobrou

    Logo após lula assumir a presidência da república e próximo das eleições pros governos estaduais, o partido expulsou todas as tendencias e todos os integrantes mais há esquerda do partido a fim de coligar com os mequetrefes do PMDB e, pasmem, até com o psdb

    A crise toda que temos hoje é fruto da desconstrução do pt como alternativa de esquerda no pais, promovida pelo próprio partido,  o que o torna impossível como representante dos trabalhadores e minorias frente à atual crise de identidade política por que passam todos os partidos

    O PT tem que esquecer a esquerda nesse país e coligar com quem, de fato, lhe é mais parecido

    1. Processo de negação da realidade é duro.

      A ficha que não cai é que ninguém mais tem o menor interesse em se coligar com o PT. O PCdoB está acertadamente pulando fora da parceria por motivos escandalosamente óbvios. O PT terá, considerando o desastre municipal de 2016, entre 20 a 25 deputados federais (por analogia a 2016).

      Explicando para quem a ficha nunca vai cair – Em 2016, a legenda (maldita e leprosa) PT teve 45% menos candidatos a vereador do que em 2012. Por uma “estranha coincidência”, perdeu exatamente 45% das cadeiras às câmaras municipais país afora (Oh!). Se já não tinha (e nunca teve) base municipal, agora então piorou o que já era péssimo. Quem fez essa pesquisa foi o professor Wanderley Guilherme dos Santos, que dispensa apresentações. Para quem a ficha nunca vai cair, acreditam, por obra do Espírito Santo, que o PT vai receber uma enxurrada de candidatos a deputado federal e senador em 2018 (se houver eleição). Só que não. O desastre ferroviário tende, veja bem tende a se repetir. O PT tem hoje 57 deputados (foram eleitos 68 em 2014, 11 deles escafederam-se pelos mais variados motivos). Em 2002, foram 91; em 2006, foram 89, e 2010, ficou em 86. Entre 2002 e 2010, ficou estável, portanto. em 2014, a boca já começou a entortar. 

      Pegue os atuais 57 deputados e aplique um corte realista de 50% ou mais. Se houver eleição, o partido deverá eleger entre 20 a 25 deputados. Ninguém quer uma companhia dessas. O golpe foi dado para que acontecesse exatamente isso. O PCdoB está saindo à francesa. 

      1. Com base no Instituto Sua

        Com base no Instituto Sua Bunda voce deve ter feito essas previsões idiotas. Se esquece das verdadeiras pesquisas(Ibope, Datafolha, e outros) que tem dado em media 35% de preferencia para Lula. Depois de tanta perseguição em que não conseguem provar merda nenhuma contra Lula, a população está mudando suas ideias, e dessa vez faremos uma bancada maior que 100 deputados, pois eu que não votei no Lula e nem no PT, dessa vez faço questão de votar em ambos.

      1. Não dá

        Nunca disse que lula não se elegeria ou que a bancada do pt minguaria nas próximas eleições, mas o PT como se formou, hoje, não pode mais coligar com o psol, pco, pstu ou qualquer partido de esquerda, como centro direita seu foco é pmdb, ptb, pdt e não se espantem se ele se coligar com o psdb

        O PT, aquele partido de esquerda morreu, aceitem isso e abracem sua social democracia…

  2. Sabe quando um PCdoB, partido

    Sabe quando um PCdoB, partido aliás que eu gosto e admiro, vai eleger um presidente do Brasil? NUNCA. Não com essa cultura “coxinha” do Brasil atual.

  3. Rejeita sugestoes (tutela)

    Rejeita sugestoes (tutela) alheias mas nao descarta apoios alheios…

    Va se fuder, filhos da puta!  Tao pensando que eu nunca vi isso antes?  Fui e sou vitima de “voces”, ok?  MEU apoio voces nao vao ver pintado de ouro.

  4. O jogo é outro

    Na minha opinião o que o PCdoB quer mesmo é lançar a competente e respeitável Manuela D’Ávila ao governo do RS com o apoio do PT, retirando em troca a candidatura presidencial de Manuela. Diante do governo catastrófico de Ivo Sartori nunca foi tão fácil para a Esquerda eleger seu sucessor.

  5. A questão dialética

    É que “as novinha tão sensacional”. Puro blefe. Ou para fazer uma analogia mais realista, é tipo o Roberto Freire (ele mesmo, você leu direito) em 1989. Candidato moderninho, mas NADA.

  6. E então Alckmin ganhará as eleições. . .

    E então Alckmin ganhará as eleições e como diz o ditado: “Nada está tão ruim, que não possa ser piorado”

  7. Solução

    Moro, prende o Lula e todo mundo fica feliz.

    Assim, simples e direto.

    Trinta anos incomodando, basta.

    PT, esse estorvo!

    A banca, o tio sam, a famiglia marinho, os lavajateiros, a esquerda, a direita, os de cima…ufah, que alívio!

  8. Estratégia Inteligente

    O PCdoB ocuparia em pleno RS (uma das áreas fortes do PSol) o espaço de esquerda que Lula perderia ao avançar para o Centro, visando aumentar a base eleitoral do Lula pela esquerda sem queimar Lula perante o povo que tem pavor de modernosos. No Rio de Janeiro e no Sul em geral haveria opção de “esquerda” nacional com o PCdoB, ainda dentro do segmento que apoiaria Lula no 2º turno.

    O debate cresce de nível, o PCdoB aumenta a sua base parlamentar e no segundo turno o PCdoB leva o seu eleitorado para Lula. Genial

    Se o PCdoB não acenasse com esta candidatura, o PSol ocuparia a “esquerda” que a direita gosta, com aquele discurso modernoso que afugenta povo pobre porém de costumes conservadoras e no segundo turno seria capaz até de declarar voto nulo. Já o PCdoB será fiel ao campo popular e ao projeto “Requião”, que propõe maior ênfase na nação.

    Acho ótima a candidatura de Manuela, evitando que todos os outros candidatos estejam apenas contra o Lula, criando uma alternativa de esquerda sinérgica e aditiva, na hora de passar a régua e contar os votos. Com o PCdoB em separado no primeiro turno a causa popular chega mais forte no 2º turno e, ainda, deixaria o PT livre para avançar pelo centro. Uma operação inteligente, de ganho-ganha.

  9. É isso que o rentismo quer

    Infelizmente não dá prá confiar em políticos, sejam eles de quaisquer matizes. A esquerda reclama, exige isso e aquilo do governo golpista e de seus asseclas de golpe, mas, mas….não pensa em termos de Brasil do futuro, aonde somente com uma união consistente se poderá pleitear a revisão de toda essa esculhambação promovida por tremer e o rentismo.

    Desagregar é tudo que os golpistas e seus amiguinhos querem da esquerda e, então, a esquerda começa a lhes proporcionar esse desejo.

    Parece que a esquerda quer manter seu status de apedrejador de vidraças comodamente instalado na oposição, fugindo dos percalços de ter de governar.

  10. É isso que o rentismo quer

    Infelizmente não dá prá confiar em políticos, sejam eles de quaisquer matizes. A esquerda reclama, exige isso e aquilo do governo golpista e de seus asseclas de golpe, mas, mas….não pensa em termos de Brasil do futuro, aonde somente com uma união consistente se poderá pleitear a revisão de toda essa esculhambação promovida por tremer e o rentismo.

    Desagregar é tudo que os golpistas e seus amiguinhos querem da esquerda e, então, a esquerda começa a lhes proporcionar esse desejo.

    Parece que a esquerda quer manter seu status de apedrejador de vidraças comodamente instalado na oposição, fugindo dos percalços de ter de governar.

  11. A triste verdade é que o PT

    A triste verdade é que o PT acabou. O golpe foi bem dado, ninguém quer aparecer perto do PT, o nome do partido virou sinônimo de roubo… Lula será impedido de concorrer (injusto, sim, mas quem se importa?) e no Senado e Congresso do ano que vem teremos mais evangélicos, ruralistas e gangters destruindo os direitos das minorias e do trabalhador.

    O que podemos tirar dessa tragédia chamada Brasil: a “esquerda” não pode desperdiçar as chances que tem de destruir os instrumentos de dominação da direita. O PT poderia ter acabado com a Globo, regulado a mídia, ter colocado ministros do STF realmente fiéis as causas progressistas, limpar as instituições dos nazistas e implementar uma educação voltada a formação de um cidadão e não um consumidor.

    Agora é tarde. Esse país vai levar mais umas duas gerações para ter uma outra chance no futuro. Que a futura esquerda brasileira aprenda com esses erros.

    1. Dizem isto desde 2005

      A triste verdade é que não conseguem acabar com o PT. As pesquisas mostram que é o partido com maior simpatia da sociedade, diante dos outros partidos. Os outros partidos vêm bem atrás no índice de preferência do PT. Portanto, bazófia esta de dizer que o PT acabou. O que está acabando é a cara de pau e a semvergonhice de quem não tem mais argumentos para sustentar os partidos alinhados com a ideologia neoliberal e o moralismo hipócrita (os que mais roubam são os que mais falam contra a corrupção).

      Nâo é por acaso que o Lula pemanece na dianteira das intenções de votos. Não é só um voto pessoal e personalista no Lula, mas o reconheciimento do que o PT fez no governo através do Lula. Os outros candidatos são apenas pontuações estatísticas e o segundo colocado é só mais um factóide inviável.

      Com golpe de Estado e tudo, com a mídia oligárquica bombardeando desde 2003, mesmo assim, depois de tribunais de exceção, o PT ainda permanece na dianteira e o Lula na frente das intenções de votos.

  12. É só jogo de cena para valorizar o passe

    O PCdoB não tem nenhuma chace sequer de chegar a 1% do eleitorado. Se Ciro Gomes não consegue decolar, imagina esta jovem portoalegrense que não conseguiu sequer se eleger para prefeita. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador