Por benefícios, Palocci rompeu com sua própria história, diz Gleisi

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – A polêmica carta escrita pelo ex-ministro preso na Operação Lava Jato, Antonio Palocci, que se alastrou pelas redes sociais em poucas horas, tentando fazer um acerto de contas com o PT após pedir a desfiliação do partido e atacando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu resposta direta e objetiva da sigla: “política e moralmente, Palocci já está fora do PT”.
 
A declaração é da presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann, que alertou que a carta escrita pelo ex-ministro, apesar de aparentemente dirigida ao PT, era destinada aos procuradores da República membros da força-tarefa da Lava Jato, com a única pretensão de fechar um acordo de delação.
 
“A carta divulgada hoje (26) por Antônio Palocci e seus advogados não se destina verdadeiramente ao PT, mas aos procuradores da Lava Jato. É a mensagem de um condenado que desistiu de se defender e quer fechar negócio com o MPF, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros”, assim descreveu Glesisi. 
 
Na carta, Palocci “oferecia” a desfiliação da sigla que fazia parte desde 1981, “sem qualquer ressentimento ou rancores” e converteu as supostas acusações que recaem contra ele nos processos da Lava Jato à principal mira dos investigadores no momento: Lula.
 
“Vocês sabem que procurei ajudar no projeto do PT e do presidente Lula em todos os momentos. Convivi com as dificuldades e os avanços. Sabia o quanto seria difícil passar por tantos desafios políticos sem qualquer desvio ético. Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumo minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”, havia dito o ex-petista.
 
O ex-ministro afirmou, em depoimento ao magistrado de Curitiba, Sérgio Moro, que Lula e o PT teriam feito “um pacto de sangue” com a Odebrecht, que envolveu “pacote de propinas”. Palocci negocia, há tempos, um acordo de delação que poderia trazer benefícios à sua condenação.
 
“A carta repete as falsas acusações que ele fez diante do juiz Sergio Moro e que contrariam seus depoimentos anteriores. Em qual Palocci se deve acreditar: no que diz ter mentido antes ou no que mudou de versão agora para se salvar? O PT trata de forma igual todos os filiados que enfrentam investigações e ações judiciais. Respeitamos o princípio da presunção da inocência. Ninguém será julgado por comissão de ética partidária antes do trânsito final dos processos na Justiça”, disse Gleisi, em nome do PT.
 
A senadora também mostrou-se ofendida com a reação do ex-ministro: “Palocci decidiu “queimar seus navios”, romper com sua própria história e renegar as causas que defendeu no passado. A forma desrespeitosa e caluniosa como se refere ao ex-presidente Lula demonstra sua fraqueza de caráter e o desespero de agradar seus inquisidores. Politica e moralmente, Palocci já está fora do PT.”
 
 
Leia, abaixo, a carta de Palocci:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não lembro onde li que Moro

    Não lembro onde li que Moro colocaria Palocci e Marcelo Odebtrecht juntos para combinarem novas delações. Coincidência ou não, eis que tanto um quanto o outro disparam torpedos intensos contra Lula no mesmo dia.  Soa sim, como uma ação PLANEJADA, DELIBERADA, justo na semana em que Lula dispara nas pesquisas, Moro despenca e a rejeição de Lula diminui.

    Uma sociedade entorpecida, ainda banhada em ódios e fanatismo é então “despertada” para o que interessa aos golpistas: “Ó, não esqueçam, estão aqui os novos fatos para vocês comentarem, reverberarem, não esquecerem do “chefe da quadrilha”, Lula.

    É mais uma ação dentro do grande jogo pelo poder, o inimigo ainda está vivo, é uma real ameaça aos propósitos do golpe, só sossegarão com Lula impedido e de preferência desmoralizado em meio à avalanche de factóides criados de um modo perverso e permanente.

    Não haverá trégua de espécie alguma!

    1. Nas palavras de Jessé de Souza:
      Nas palavras de Jessé de Souza:O que a rede Globo fez não foi apenas estigmatizar e criminalizar a política, ela fez algo que é muito pior, a terá que pagar por isto algum dia. O que foi moldado é a criminalização do próprio princípio da igualdade social entre nós, um princípio dos mais sagrados do cristianismo de todas as sociedades ocidentais.E como isto foi moldado? “Quando você diz: Olha, o PT , Lula , etc não querem a igualdade social, tudo isto foi montado, é só um instrumental porque eles querem roubar o Estado. Eles pegam um “valor”, um “meio”, e o tornam um “instrumental” apenas. E jogam a pós-verdade, uma campanha em cima disto. Isto é pior do que qualquer dinheiro que tenha sido roubado. Você está distruindo a capacidade de reflexão de todo um povo, que é o maior recurso que um povo pode ter.

      1. Concordo, esse é o pior

        Concordo, esse é o pior sintoma, a pior consequência entre todos….. um povo tornado rebanho, desumanizado, sem cognição com a realidade, viramos um MUNDO-MATRIX onde as pessoas são alimentadas por um caldo fétido vindo da mídia….. dá desespero, amigo! Abraço!!!

  2. O que lhe importa de verdade.
    O que á mais importante para ele? Caráter, ou dinheiro e liberdade? Mesmo ocupando altos cargos no PT e no governo, ele nunca renunciou a busca desenfreada da grana. Agora, alem do dinheiro que amealhou sabe-se lá como, está preso.Que se dane o caráter, a honra e o compromisso  histórico com o socialismo. Sim, companheirada, existem vermes entre os nossos. Este é apenas o mais vistoso. 

  3. O que um homem não é capaz de

    O que um homem não é capaz de fazer mediante tortura. Mesmo desfiliado do partido que ajudou a crescer, Palocci continua merecendo meu respeito por sua dedicação, sua integridade e sua competência na administração pública. O Brasil vive hoje um período de franco autoritarismo, com presos políticos condenados apenas por sua ideologia e sem perspectivas de retomar o caminha democrático. Creio que a saída de Palocci foi uma estratégia encontrada para minimizar a tortura que vem passando nas mãos do carrasco Moro. A Justiça ainda há se ser feita!

  4. por….

    E perdemos 40 anos em farsas e tragédias, em fraude democrática numa diarreia chamada Constituição Cidadã.  Em que Esquerda e em qual PT deveríamos acreditar? No de Pallocci? De Vacarezza? De Cristovam Buarque? De Marina Silva? De Marta Suplicy? De Luiza Erundina? De Agnello Queirroz?…O Orçamento Público ficou pequeno para tanta gente desinteressada, querendo apenas ajudar. Elite que não é Elite. Nada como um dia após o outro. A Verdade Vos Libertará.  

  5. Tudo isso é muito triste e revelador

    Apos a delação com prêmios, juros e correções de Palocci, essa carta agora… Ao ler a carta, alguns termos me chamaram atenção. Se essa carta não foi “ditada” pelos procuradores, com anuência do senhor juizo, ela foi escrita copiando as frases simplistas que os procuradores enunciam em relação a Lula e ao PT. Se a imprensa não fora antipetista, ja teria feito a demonstração.

    Ou alguém tem duvida de que quem escreveu o paragrafo que cito aqui seja Dallagnol ou Lima Santos “Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”

    Palocci, um homem inteligente, conhecedor da complexidade politica, escreveria uma frase simplista, como essa?…

  6. Pelo menos Palocci tem

    Pelo menos Palocci tem história no PT.

    Quem é Gleise ?

    Segundo  planilhas era é a” Amante.”

    Amante essa com vários processos no S T F.

    Surgiu do nada e ao nada retornará.—não irá se reeleger em 2018.

    E pegará uma cana dura.

     

    1. Coisa feia! Isso é sério? 

      Coisa feia! Isso é sério?  Não deveria ser mais respeitoso com a Senadora Gleise? Por acaso, vossa senhoria tem alguma mulher em vossa família?

      Não! É apenas uma curiosidade.

      Orlando

  7. A falsidade ou veracidade dos implicados (PT/Lula?Palocci)

    deixemos nossa justiça julgar.Deve haver coisas q correm sob sigilo,e imprensa não tem ou não deve ter acesso a elas.E mais: imprensa não tem competência de julgar no sentido da Constituição e de interpretá-la.É o que temos: povo,imprensa,ministério público,STF,TRFs. Somos uma sociedade de aparências e muito passiva.Repito pra bons entendedores: “É fácil amar a Deus; o difícil é amar ao próximo”. Há gente muito progressista se o objeto está distante, posam de mais vermelhos entre os vermelhos, mas trata mal o vizinho,nunca tomaram iniciativa por uma campanha pela humanização de nosso presídios (tentei por aqui,foi em vão, silêncio total, estrelinhas são cômodas)ou trata sua cidade puxando saco da propaganda oficial.É comum.(Claro q sou simples mortal. Quem achar q estou julgando e apontando imperfeições é verdade, mas perde o sentido da coisa)

  8. “A faculdade de criar mitos é inata à raça humana”.

     “( . . . ) A faculdade de criar mitos é inata à raça humana. Esta, agarra-se com avidez a qualquer incidente, surpreendente ou misterioso, ocorrido na carreira daqueles que se distinguiram das outras pessoas de alguma forma e inventa uma lenda à qual se vincula então uma crença fanática.( . . .  )”

    Um gosto e seis vinténs – W. Somerset Maughan

    https://pt.scribd.com/document/334238287/William-Somerset-Maugham-Um-Gosto-e-Seis-Vintens#

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador