Prefeito dá aula virtual

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=36626

09/12/2011 – MEIO AMBIENTE 
Marinho ministra aula da Escola de Consumo Responsável
Por: Redação  ([email protected]

O espaço disponibiliza games e quadrinhos educativos sobre conscientização ambiental

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, ministrou nesta quinta-feira (08/12) a primeira aula virtual da Escola de Consumo Responsável, na qual explicou sobre os conceitos de sustentabilidade, bem como o uso racional dos recursos e descarte correto de sacolas plásticas e de outros materiais.
De acordo com o chefe do Executivo, a escola está voltada a alunos, educadores, profissionais do varejo, gestores ambientais e também a toda a sociedade. “A ação tem o objetivo de alertar os consumidores contra a prática do desperdício das sacolinhas e de outros produtos reaproveitáveis. Apresenta questões sobre a utilização, reutilização e descarte adequado”, destacou.
Inédito – “A iniciativa é inédita na região do ABCD e em todo o País. Trata-se de uma parceria ousada, com orientações sobre pequenos gestos que fazem com que os 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) sejam incorporados ao consumo”, ressaltou o secretário de Gestão Ambiental, Gilberto Marson.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, o ponto de equilíbrio da escola virtual é o da racionalidade de consumo. “O caminho é o da educação e do consumo responsável dos materiais descartáveis e não do banimento das sacolas plásticas ou outros produtos reaproveitáveis”, disse.
De acordo com o presidente da Plastivida e do INP (Instituto Nacional do Plástico), Miguel Bahiense, a defesa do meio ambiente só será eficaz se as ações partirem de princípios educativos e não de restrição de um ou outro produto. “A sociedade deve ter a informação correta para poder decidir a melhor embalagem que garanta conforto, qualidade de vida, além da preservação ambiental”, concluiu.
Acesso – A escola pode ser acessada gratuitamente via internet, por meio do portal www.escoladeconsumoresponsavel.org.br, que trará módulos específicos destinados a educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores de meio ambiente. Além disso, a escola virtual disponibilizará treinamento a distância, com material didático, games e quadrinhos educativos online.
Além da Plastivida, Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, INP, Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis), o projeto criado em setembro deste ano conta com parcerias do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABC, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e Clube dos Diretores Lojistas.
 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador