Quarentena faz taxa de reprodução do coronavírus no Brasil cair de 3,5 para 1,4

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O isolamento social reduziu a propagação do vírus, mas taxa acima de 1 ainda significa que o crescimento é exponencial

Jornal GGN – A taxa ou número básico de reprodução do coronavírus no Brasil caiu de 3,5 para 1,4. Isso significa que, no início da pandemia em terras tupiniquins, quando o isolamento social não estava em uso, um brasileiro com covid-19 passava o vírus para mais 3,5 pessoas, em média. Após as restrições de mobilidade social, cada dois brasileiros transmitem o coronavírus para outros três.

O valor menor mostra que, de maneira geral, a quarentena tem surtido algum efeito nos estados. Mas o resultado ainda está aquém do esperado. Enquanto a taxa de reprodução permanecer acima de 1, o coronavírus continuará crescendo exponencialmente, com o número de casos dobrando a cada 9 ou 10. Hoje, o País tem mais de 260 mil casos positivos.

O estudo focado no número básico da reprodução foi feito pelo físico nuclear Rubens Lichtenthäler Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), e seu filho, Daniel, médico do Hospital Israelita Albert Einstein. A versão preliminar da pesquisa foi divulgada na última sexta (15) no portal MedrXiv. A informação é do jornal O Globo desta terça (19).

No começo de maio, o Imperial College divulgou um estudo centrado no Brasil, avaliando que a quarentena no País não tem sido rigoroso como foi na Ásia ou na Europa. Nas duas regiões, o engajamento da sociedade colocou a taxa de reprodução abaixo de 1.

A título de exemplo, enquanto na região da Lombardia, na Itália, a quarentena fez a mobilidade social cair 75%, no Amazonas e São Paulo, “a redução máxima observada foi de apenas 18% e 21%, respectivamente.”

O Estado de São Paulo não descarta decretar lockdown se a taxa de isolamento social não subir acima dos 50%. Nesta semana, o governador João Doria e o prefeito Bruno Covas anunciaram a antecipação de feriados para manter as pessoas em casa.

Para o Imperial College, com taxa de reprodução do vírus acima de 1, “a transmissão permanece descontrolada” e “na ausência de medidas mais rígidas que levem a novas reduções de mobilidade, o crescimento da epidemia continuará.”

Imperial College: Brasil está no início da pandemia e deve ser mais “rigoroso” no isolamento

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A respeito do Covid, como está aquela produção de cloroquina que bozo solicitou as FAs?
    O incompetente não comete crime por ordenar fabricação em larga escala de um produto que podera deteriorar nas prateleiras e por isso tenta por decreto criar a demanda?

  2. O Calor da Primavera da Europa derretendo Histeria e Doenças do rigoroso Inverno Europeu !!!! E ninguém sabia disto ?!!! Apenas dez dias que se completam esta semana, da reabertura da normalidade na Europa e TODA Europa já volta ao normal !! E Ninguém sabia disto??!! Quem sai às ruas com Temperaturas de menos 10 graus ou ainda menores, que faz no Inverno Europeu? O Calor da Primavera anunciando as Altas Temperaturas do Verão Europeu a e alta Estação de Férias no Hemisfério Norte !! Alguém acreditava que justamente na época que o Hemisfério Norte funciona, que as Pessoas saem às ruas e passeiam em Férias que duram todo Verão, alguma coisa estaria fora do normal, fechado, bloqueado ou isolado?!! E aonde toda Nossa Elite Politica Brasileira vai passar as férias, se estivesse tudo fechado? Diz aí Bruno Covas: “Quem não vai todo ano para a Disney”, não é mesmo menino?!! Onde estão os corpos, a histeria, os doentes, o apocalipse da semana passada? Sumiu, junto com o frio?!! Aqui vamos tentando derrubar o Presidente da República inflando o caos, a histeria, os suicídios, os feminicidios, a falta de assistência aos doentes e colocando tudo na conta de Coronavírus. Mas lembremos de um fato que já relatei. Até 2 semanas atrás TODOS morriam de Covid em SP. Ricos e Pobres. Famosos e Anônimos. Então Dória baica decreto, embala corpos em sacos plásticos, impede velórios, despedidas, dignidade, humanidade, adeus, respeito, luto… Corpos em valas ditatoriais, o mais rápido possível. O Estado Ditatorial Absolutista da Velha Política e sua mão pesada. Mas e os Famosos? E os Endinheirados? E os Bem Nascidos? Aqueles que tinham ligações e contatos com o Poder, a tal Elite? Estes, voltaram a morrer de “qualquer outra morte”. Laudo Natel? Luis Lauro Filho/PSDB? Celso Pinto? Luiz Maklouf Carvalho?… Mas deve ser tudo coincidência. Afinal estamos na Pátria das Coincidências. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador