São Paulo By Day (cada um pinta São Paulo como quer)

Postado originalmente:  http://klaxonsbc.com/2011/05/11/sao-paulo-by-day-cada-um-pinta-sao-paulo…

São Paulo é culpado das mazelas do Brasil?  São Paulo é ninho dos tucanos, terra do Maluf. “Paulista é Mané, fala engraçado “Tipo” Ôrra, meu”.  São Paulo fez revolução 1932, não levou, mas ainda pretende. São Paulo corta caminho para o progresso e entope as ruas de carros.  São Paulo não reflete o que é, vai a shopping, paulista é jeca, se veste mal, suas meninas deselegantes, prédios arrogantes, futebol paulista é durão.

São Paulo é a República de Higienópolis e de mais três ou quatro bairros cheirosos. São Paulo tem mau hálito e fala alto, é uma mistura de bandeirantismo casca grossa com carcamano e nordestino sem rumo. São Paulo constrói para destruir em seguida. Anhangabaú, Anhanguera.

São Paulo é tumulo dos bambas, diluiu o samba, o samba aqui é rock e só mal toca rock quadradão. São Paulo tem grana, mas não tem finesse, José Paulino, Oscar Freire, 25 .Sâo Paulo paga a conta e o resto do país ou é excluído ou curte em cima disso. São Paulo tem Lei Rouanet para meia dúzia de institutos e fundações. São Paulo que amanhece trabalhando e não paga hora extra nem a meia noite.

São Paulo tem poesia concreta para os chatoboys e tem praia norte-sul, tem represa, tem enchente, e a marginal não é poesia, mas um mote pras enchentes. São Paulo cobra a taxa antes de entregar o produto e não tem estacionamento incluso. São Paulo tem parque industrial perto, tem A,B,C,D… mas vive na idade da pedra em certos cantos.

São Paulo tem garoa e não tem praça e nem banco para morgar nos dias de sol. São Paulo corta a árvore sem avisar ou ela cai na cabeça de desavisados. São Paulo tem metrô curtinho e quebradas distantes. São Paulo tem trabalho para todos, o difícil é andar e chegar. São Paulo mora na filosofia, comoção de nossas vidas, mas é o ceticismo que prevalece.

São Paulo reclama, mas elege quem fomenta a reclamação. São Paulo não tem cintura, falta a bossa, no entanto a bossa ali nasceu, nos dedos de Garoto. São Paulo tem Presidente mas nem gosta dele. São Paulo não sacode poeira nenhuma, nem perde a pose, mas não admite o tombo.

São Paulo sobe a serra um dia antes. São Paulo fala e come em várias línguas, para muitos é monoglota e a escola não reprova. São Paulo vai e vem como Oswald, e paga o preço Sem Parar. São Paulo tem nota fiscal paulista que atrasa fila. São Paulo fuma “escondido na calçada. São Paulo é digno de pena, irmã de todos os males, mas vamos a Congonhas e Guaru fechar negócios.

São Paulo detona os pulmões, expõe os flancos e vai correr no Villa. São Paulo teve 22, Mário, e todos os tais, mas não tem a Cultura, perde em cadinho. São Paulo expulsou tantos para longe e foi crescendo ao expulsar. São Paulo corre, corre, e a maior maratona sai no final do ano com nome de outro santo. São Paulo não apela, cala, mas acumula culpas e se vinga ressentido.

São Paulo tem centro velho, tem crack, tem gente caindo pelo bueiro. São Paulo nega metáforas é direto, objetivo, mas carrega melancolia em noites solitárias. São Paulo tem extensos rios, mas a seca é fato, nem para lavar a fuligem. São Paulo tem orgulho de ser o que já era. São Paulo é bonita e fez Tom Zé cantar por ela. São Paulo é cidade dentro do Estado que às vezes nega a cidade que sempre nega o Estado.

São Paulo é metro quadrado caro para inviabilizar. São Paulo mede as distâncias pelas horas de atraso. São Paulo é onde vivemos em eterna confluência entre o sonho de partir e o desejo de voltar. São Paulo é trombadinha, trombadão, caixa eletrônico sumindo na noite, é Meneghetti pulando telhados. São Paulo é frango assado nas televisões e nas paredes. São Paulo é cinema fechando e Noites Vazias.

São Paulo é tão redundante, que cabe clichês como estes todos, sem agredir,  sem reagir, sem dizer mais. São Paulo é tudo que dizem mal ou bem dele/dela, mas sempre vai receber todos na rodoviária, no aeroporto, com sorriso de boas vindas ou escárnio. São Paulo é S/A e, dizem, limitado.

São Paulo By Day (cada um pinta São Paulo como quer)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador