Temperatura brasileira não é impeditiva para vacina, diz coordenador da Pfizer

Em entrevista, Cristiano Zerbini explicou que estão sendo preparados recipientes que conseguem manter a vacina a -70ºC por uma ou duas semanas

Cristiano Zerbini, coordenador dos testes da vacina da Pfizer e diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A temperatura necessária para armazenar a vacina preparada pela Pfizer não é considerado fator impeditivo para sua distribuição no Brasil.

Pelo menos foi o que afirmou Cristiano Zerbini, coordenador dos testes do medicamento em São Paulo e diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica, durante entrevista à rádio BandNews FM.

“Estão sendo feitos recipientes, de fácil transporte, que conseguem manter a vacina a -70ºC. Esse transporte pode ser feito até por uma ou duas semanas. E a vacina, depois, pode ser colocada no refrigerador por 5 a 6 dias”, afirmou, ressaltando o que foi feito com a vacina contra o Ebola na África, que era armazenada a -80ºC.

O pesquisador explicou ainda que, para distribuição do medicamento, seria necessário concentrar os lotes da vacina em centros de distribuição na temperatura indicada e, posteriormente, encaminhá-los para os locais mais distantes dentro dos compartimentos especiais – o que vai exigir logística tanto para armazenamento como para aplicação, algo no qual o SUS é especialista em se tratando de campanhas de vacinação, segundo Zerbini.

 

 

Leia Também
Pazuello diz que Brasil terá quatro ondas na pandemia e só três opções de vacina
Ministério da Saúde deixou dados de todos os brasileiros expostos por 6 meses
Reino Unido aprova vacina da Pfizer e começa imunização semana que vem
GGN Covid Mundo: lockdown segura a alta da Covid na Europa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Covid-19: Pedido de uso emergencial de vacina russa é encaminhado à Anvisa

1 comentário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome