TV GGN: Quem foi o grande padrinho de Luiz Fux

A Globo, além de ser a mais poderosa, sempre foi a que saca as melhores estratégias. Criar prêmios para lisonjear membros do Judiciário faz parte desse processo de influência

O ministro Luiz Fux, do STF
Foto: Agência Brasil

O grande padrinho de Luiz Fux na caminhada até o Supremo Tribunal Federal se chama João Roberto Marinho, quem começou a investir no magistrado em 2010. É uma demonstração de como ocorreu a aproximação entre grupos de mídia e Judiciário. A Globo, além de ser a mais poderosa entre as emissoras, sempre foi a que saca as melhores estratégias. Criar prêmios para lisonjear membros do Judiciário faz parte desse processo de influência, que tem também uma etapa por medo e pressão.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por favor,não me façam de idiota.Quer dizer que A Globo,em pleno governo petista é quem indicava Ministros do STF?Chega de churumelas.A Presidenta Dilma Vana Roussef é a principal causadora de toda essa carnificina que estamos vivendo,e responsável direta pela ascensão de Jair Messias Bolsonaro a Presidência da Republica.Sua excelência os fatos:
    1) A serpente a encantou.Não conto as vezes que,geralmente vestida de preto,condizente com o ambiente fúnebre,comparecia aos eventos da Vênus Latrinada para receber prêmios e afirmar peremptoriamente que o “melhor controle para mídia é o controle remoto”;
    2) Assessorada por um rebanho de “bestas quadradas”,aglutinada numa tal Republica Gaúcha,chefiada por Zé da Justiça,a dizer que a infame Operação Lava Jato seria seu legado “Republicano”;
    3)Quando da CPI do esqueçam Policarpo o negócio é Robert Xhiivita, se preparou um requerimento para convocar o “Capo” da Abril para depor,depois que ficou mais que provado que a Revista Veja era ou é,um braço do Crime Organizado sob a batuta de Carlinhos Cachoeira,esse mesmo cretino que atende pelo nome de João Roberto Marinho,entrou no seu jatinho particular e disse a ela,olhos nos olhos:Se convoca-lo,estarão convocando todos nós.(Duvido que Bozo capitulasse).Ela ajoelhou-se,e se ajoelhou,tem que rezar;
    5)Como um Gabinete de um Presidente da Republica de um País de + de 200 milhões de habitantes se deixa grampear?(Duvido que no Governo de Bozo isso venha a acontecer);
    6)Quando da reeileição,aferrou-se a cadeira Presidencial,sem as minimas condições para isso,e o acertado com a cúpula petista,até onde sei,não foi isto,daqui não saio,daqui ninguém me tira;
    7) E Lula por que escolheu a mais inexperiente,despreparada e amadora “politica” que gravitava em seu entorno;
    Depois do que acabei de escrever,alguém vai me encarar?

    1. Vou.
      Vou encarar.
      Pela ordem:
      1-A Presidenta Dilma Vana Rousseff é a principal fiadora da lava-jato tanto quanto todos do povo, que piamente acreditava que a corrupção em grande escala no âmbito do poder público pudesse ser debelada pelo bem aparelhado sistema estatal.
      2-Sim, a serpente a encantou e continua encantando a todos, que diuturnamente assistem a vênus platinada.
      Aliás ela até salvou a serpente da morte perdoando as suas dívidas, pelo que foi expulsa do paraíso.
      3-Sim, a presidenta se orgulhava de ser a primeira e única governante a se preocupar, realmente, em debelar a corrupção, e contava que com isso o país estaria livre, limpo e lavado.
      Assim como uma dona de casa limpa a casa e passa inseticida pra se livrar das pragas, a presidente achou que só as pragas morreriam.
      Ela se contaminou com o veneno, as pragas se fortaleceram e tomaram-lhe a casa.
      Condene-se a falta de solidariedade para com as pragas de estimação quando ela disse que ia
      “cortar na carne”. Ingenuidade pura e falta de malícia política. Os maus se protegem uns aos outros, por isso o mal vence o bem. Ela devia saber disso e proteger os seus, mesmo os maus.
      Uma coisa é certa, a lava-jato é, realmente, o seu legado republicano, para o bem e para o mal.
      4-Sobre a CPI, Cachoeira e os marinhos, Dilma ajoelhou, rezou e não caiu em tentação, já o Bozo, não só iria capitular, ia baixar as calças de pé mesmo. No que aquele indigno não capitula? Ele foi educado para obedecer.
      5-Dá a impressão de que só o gabinete da Dilma foi objeto de espionagem no mundo.
      Uma tal de Angela Merkel, num país adiantado e distante JAMAIS seria objeto de espionagem americana, né?
      Espião russo em gabinete americano então…? Só em filme.
      6- “5)Como um Gabinete de um Presidente da Republica de um País de + de 200 milhões de habitantes se deixa grampear?(Duvido que no Governo de Bozo isso venha a acontecer);”
      Numa educada resposta : RÁ!!!
      Migo, para nossa tristeza, todo mundo no poder está sujeito a espionagem.
      Ah! e fora do poder também.
      Pra que v. acha que a google inventou os smartfones e as “redes sociais”?
      7-É curioso v. falar que após a reeleição a Dilma aferrou-se à cadeira presidencial, como se o primeiro mandato dela tivesse passado “in albis”.
      Se ela, no primeiro mandato, não contando com experiência política, pôde governar satisfatoriamente, no segundo, por mais antipático que lhe possa parecer, já contava com um mandato de experiência, diferente do candidato natural – José Dirceu – queimado para o cargo e alvo bem mais fácil da oposição. Teria caido logo no primeiro mandato, se eleito.
      8- E Lula a escolheu justamente pelo fato de não estar queimada como o candidato “natural” à sua sucessão.
      Cá pra nós, Dermeval, quando o lobo que beber a água rio acima, ele sempre acha um modo de culpar o cordeiro rio abaixo.
      Nossa política, assim como de toda a américa de baixo, não é decidida e nem planejada por nós.
      Gente altaneira como o Fidel, povo digno como o de Fidel, existem poucos no mundo, e pagam um preço muito alto para sobreviver nele.

      1. Minha querida,você escreveu além da conta para dizer que Dona Roussef foi vítima da sociedade machista e viril desde os tempos de Jece Valadão.Politica minha querida duas vezes,não comporta amadorismo,incapacidade e beocidade.O primeiro mandato dela,há quem diga que foi uma extensão do Lullla III,tanto assim que a elegeu e deu as cartas.No segundo,chamada a dizer a que veio, estamos vendo e vivendo isso aí tudinho.Em se tratando de que “ela não caiu em tentação,nos livrai do mal,amém”,há controvérsias.João Santana & Família desmonta a tese,tipo “Pai afaste de mim esse cálice”.Mais,de limpinha política no Brasil,as covas dos cemitérios encontram-se vazias. Lendo atentamente sua “encaração”,ficou-me a certeza peremptória que Dona Roussef devia disputar o cargo de Vereadora na Finlândia,alertando-lhe de antemão que não tenho certeza se existe isso por lá.Ao final,sugiro-lhe que em outra encarnação você seja a redatora dos discursos dela.

        1. Nos tempos idos e vividos das “estrelinhas”,eu costumava dizer que,quem se meteu ou se mete em discussão “politica partidária brasileira” comigo,ainda não escapou um ou uma.Respeito Luis Nassif,o maior e + brilhante jornalista da geração dele.Mesmo assim,vez por outra,ele toma emprestado algum neologismo meu.Dentro da boa educação,respeito a opinião contraria e guardado os bons modos,espero sua réplica.

          1. Gostei da sua replica e do convite educado ao bom debate. Na verdade, arrisco que os 2 tenham razão em alguns pontos .

    2. Caro, pelo que entendi o Joao Roberto Marinho trabalhou na surdina, indicando pro seu afiliado (Sarney dono da afiliada Globo no Maranhão) o Fux pra liderar uma equipe de juristas renomados a fim reformular Código Processo Civil. Marinho, entendi assim, usou os poderes da Organização Globo e expandiu o nome de Fux Brasil afora. Com o destaque, Fux ganhou força pra ser indicado a vaga do Supremo sem que a, aí sim, boba da Dilma percebesse a arapuca armada.

      1. Acho que vocês estão se esquecendo de um episódio famoso no processo de indicação do bicho: antes, ainda no governo Lula, ele foi ao Palácio do Planalto fazer Lobby e disse aquela célebre frase: “mensalão eu mato no peito”.
        Mas isso não tira o apadrinhamento do Marinho, por certo.

    3. Esse negócio de chamar mulher de “querida”, numa tentativa de diminuir a capacidade de raciocínio expressa por ela, é de um primarismo e de uma canalhice sem fim. Você, pelo jeito, é a pessoa mais bem informada e sagaz que anda pelo vale da morte em que se transformou este país, né? Não sou petista e nem dilmista, embora para mim, que não tenho toda a sua capacidade política/histórica/sociológica e filosófica, enfim, que não sou “generalista” de coisa nenhuma, não resta dúvida sobre o que aconteceu neste país. A elite, cansada de perder eleições para o trabalhismo, resolveu acabar com a festa e fazer o que sempre fez: ganhar em cima da desgraça da maioria. Para isso, utilizou a inexperiência de um grupo político que acreditava na máxima de dividir o pão (com o maior pedaço para os de sempre) e resolveu parar a alegria da senzala. Como não tenho os vastos “conhecimentos” e a “modéstia” que você tem, fico com minha visão simplista de quem viu governos, menos rapaces, serem detonados por um grupo de larápios contumazes. Ah, sim! Não entendo nada de administração pública ou economia e, portanto, não tenho propriedade para discutir com sua eminência nesse vastíssimo território, mas, do baixo da minha experiência empírica, nada se compara aos governos trabalhistas, seja em conquistas sociais ou econômicas, pelo menos para minhas alunas e meus alunos, que puderam vislumbrar um mínimo de dignidade naquela época. Se ocorreram erros, é claro! Só quem não erra são os Deuses, como o senhor… Nós outros, os seres de segunda classe chamados de humanos, somos passíveis de cometer erros, mesmo quando assumimos cargos da relevância de uma Presidência da República.

    4. E aí…!?
      Pro futuro…?
      Alguma idéia?
      Bater em mulher sempre foi facil, não é?
      Descrever, barrocamente, e fantastico, o passado, sempre foi e é o passatempo ideal para surfistas dessas meias ondas de época com a caneta na mão.
      Novidade nenhuma. O sr. é apenas mais um, sr. Demerval.
      Ha erros no mundo.
      Um deles é esse seu “se achar…”
      +Ego… +=zero.
      Obrigado pelo seu NADA, deixado por aqui.

    5. Primeiramente, temos que entender a lista tríplice. Segundo, quem sabatina o indicado. Terceiro, se houve melhor avaliação do primeiro, naturalmente seria este o escolhido. Quarto, o espírito republicano dos governantes da época não visaram escolher ministros para se benefiar das benesses da lei, mas visando o bem público. Quinto e última justificativa: não quiseram modificar aquilo que estava sendo pautado em nome da democracia. Só um detalhe conclusivo: faltou malícia para enxergar o que estava por trás dessas raposas e suas armações para dar o bote no tempo preciso.

  2. A reunião secreta de Fux com banqueiros estrangeiros é motivo mais do q suficiente pro impeachment do ministro q presidia o STE. O Senado vai cumprir sua obrigação ou vai fazer de conta q não sabe de nada ?

  3. Dermeval, continue assim,quem sabe o tosco,desajustado,imbecil, desqualificado Bolsonaro que voçê elegeu pense que voçê é das suas milícias e lhe faça continência?Seria sua gloria,não? Respeite as pessoas, não envergonhe sua família! Não coloque palavras nas redes sociais sobre sua incapacidade de análise. Ninguém é obrigado a compartilhar de sua ignorância, fique com ela só para voçê. Não responda pois doravante não lerei seus comentários.Esforce-se e mantenha–se na sua insignificância.

  4. È Como diz o livro dos livros o mais antigo.. MALDITO O HOMEM QUE ACREDITA NO HOMEM.. Faltou perspicácia sabedoria para lidar com sagazes e atrozes demônios egocêntricos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador