Como era a articulação da Lava Jato com jornalistas, por Luís Nassif

A estratégia da Lava Jato: primeiro, jogar a notícia no Jornal Nacional; depois, provocar Miriam Leitão e Josias para “esquentar” o tema.

Reprodução Redes Sociais

Não obstante, grande parcela do eleitorado recebe informação política de um pequeno número de novas fontes, em geral redes de televisão. Hoje, em muitas pequenas comunidades do país, uma perspectiva extremamente conservadora domina a mídia.85 A competição faz diferença. Um jornal alternativo em uma cidade pode ajudar a supervisionar tanto o conselho municipal quanto o jornal dominante. Além disso, a mídia consolidada é facilmente capturada por indivíduos abastados. Portanto, fusões de empresas de mídia e abusos do poder de mercado devem ser regulados por padrões ainda mais elevados que em outros setores.86
Stiglitz, Joseph E.. Povo, poder e lucro: Capitalismo progressista para uma era de descontentamento (p. 114). Record. Edição do Kindle.

Em 2015 houve um evento em Tiradentes, organizado por Audálio Dantas, para discutir a cobertura da Lava Jato. Fui convidado a falar, expondo minhas críticas. Na véspera, falou Mirian Leitão, com defesa incondicional da cobertura da mídia.

Na minha fala, uma das fundadoras da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) me questionou: o que eu faria de diferente, se estivesse dirigindo uma cobertura.

Respondi-lhe que faria jornalismo. Iria conferir com outras fontes tudo o que recebesse da Lava Jato, consultaria juristas para conferir a legalidade da operação, questionaria o uso da mídia para o lawfare (o conceito ainda não era utilizado na época).

No mesmo período, Mirian publicou artigo “Ameaça à imprensa” na qual acusava uma tentativa de Lei do Direito de Resposta de ser “a mais genuína representante do bolivarianismo no Brasil”.

Dizia ela:

“Existe a notícia errada que deve, claro, ser corrigida. Mas o texto fala que “ao ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social é assegurado o direito de resposta ou retificação gratuito e proporcional ao agravo”. O  governo e o Congresso chamam isso de regulamentação, mas a lei foi feita para intimidar jornalista e trazer de volta a auto-censura”.

Critiquei o artigo no post “O direito de resposta e as nove leis de Mirian Leitão”.

A seguir, trechos da Spoofing que mostra como se dava a cumplicidade da Lava Jato com a mídia. Aqui, mostra-se a estratégia: primeiro, jogar a notícia no Jornal Nacional; depois, provocar Miriam Leitão e Josias para “esquentar” o tema.

20 Nov 18

21:16:49 Jerusa https://www.oantagonista.com/brasil/lula-agora-tenta-escapar-de-gabriela-hardt/

21:57:28 Diogo Um doce pra adivinhar qts livros o Vladimir neto vendeu

22:05:42 Julio Noronha 30 mil?

22:09:08 Diogo 300 mil

22:09:11 Laura Tessler 1 milhão

26 Nov 18

 21:16:01 Deltan Pessoal, preciso de uma opinião

21:18:00 Deltan 889015.ogg

21:20:16 Welter Prr Deixa para o JN os nomes, mas acho que valia a pena divulgar alguma coisa nas redes sociais

21:20:40 Julio Noronha Tb acho q vale deixar para o JN, e na sequência nas redes sociais

21:21:17 Athayde Voto no JN

21:21:41 Athayde Dps os demais surfarao na onda e vai aumentar a pressao

22:41:36 Orlando SP JN traz repercussão maior.

22:50:05 Roberson MPF JN é uma ótima!

22:55:52 Laura Tessler JN é uma ótima!!! Mas de qq forma é bom Tb depois dar uma provocada no Josias, Miriam Leitão, etc, para descerem a lenha

23:16:12 Deltan Barroso falou pra Josias que estávamos fazendo levantamento, mas não passou. Josias pediu

23:17:30 Deltan Opções: 1. Rechecarmos tudo e fazermos release logo antes do JN 2. Liberar Vladimir Neto pra soltar 3. Passar pra Josias com embargo, pra soltar no começo do JN 4. Vcs fazerem um vídeo na FT falando os nomes e que absurdo seria e eu posto

27 Nov 18

00:40:55 Deltan https://oglobo.globo.com/brasil/stf-deve-julgar-prisoes-em-segunda-instancia-no-inicio-de-2019-23260545

09:31:48 Deltan A arte da sedução, para solteiros e casados que querem reconquistar seu amor a cada dia rs https://youtu.be/3E46oWB4V0s

10:16:18 Diogo Opa

11:49:47 Januario Paludo a promoção deu xabu. A vaga era da aposentadoria do Moacir, que conseguiu voltar com liminar do STJ.

12:00:51 Paulo Vixe

12:01:53 Jerusa Que vergonha o STJ

12:09:00 Julio Noronha [Coluna] – O Estado de S. Paulo: http://bit.ly/2FGbS8j

A nota mencionava que o delegado Luciano Flores iria assumir o comando da Polícia Federal “no berço da Lava Jato”.

12:09:25 Laura Tessler ótimo!!!!

(…)

16:33:11 Paulo Reunião 27/11/18 (PG JN AC DC IG JP LT): 1. Aia Pasadena com AGU: ratificada decisão de ficar como custos legis (v. reunião 19/10) 2.Diogo: 2.1. Acordo Ecorodovias é o que está com os melhores anexos. 2.2. Pedir nova prisão piloto, pois: a. Barroso agora prevento; b. 3 imõveis do filho desempregado pagos em espécie; 2.3. corretor foi procurado para que omitisse essa informação; d. Egmont identificou conta de Abi (foragido) no Paraguai. Aprovado, porém informação de Egmont não pode ser usada.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luis Nassif faz um excepcional trabalho ao realçar as relações perigosas e potencialmente abusivas entre a imprensa e o golpismo lavajateiro. Nesse momento, os barões da mídia devem estar se borrando de medo. Se Lula nomear um PGR que tente responsabilizar as empresas de comunicação pelos danos que elas causaram ao Brasil impulsionando e aplaudindo o golpe de 2016 a putaria política da imprensa chegará ao fim após 200 anos.

  2. Isso daí são jornalistas ou assessoria de imprensa de procuradores aloprados? Como essas penas promíscuas e parciais ainda têm coragem de posar como fiscais de tudo e de todos? A mídia do 1% é parte do problema, não da solução! Fora, vestais hipócritas!

  3. Kkkkkkkkkkkkkkk Estava lendo, há pouco, um entronizado jornalista do PIG se dizendo vítima de maledicência do Consultor Jurídico. Há coisas que é melhor engolir em seco e calar, PRA NÃO PIORAR.

  4. Talvez leve cerca de 40 anos para a Globo fazer uma autocrítica sobre sua atuação desastrosa na Lava Jato, da mesma forma em relação ao Golpe de 1964. Mas se isso acontecer, certamente William Bonner não estará mais vivo e ancorando o JN para ler o editorial e muito menos o Presidente Lula para se regozijar com esse momento histórico. A maioria de nós também já terá deixado esse mundo cruel. Quem viver verá!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador