Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

A farsa do atentado a Bolsonaro, por Fernando Horta

Arte Almanaque Literário

A farsa do atentado a Bolsonaro

por Fernando Horta

A História ensina que um “fato” só é um fato a partir do momento em que o elemento humano a ele se relaciona. A cada segundo, milhões de “fatos” acontecem por todos os lados do globo, mas só alguns recebem significação pelo sujeito. Assim, é ser humano, em sua complexidade, que diz o que é um “fato” e como ele deve ser entendido dentro da teia de relações e correlações no tempo e no espaço.

É através da contextualização que o processo de dar significado a algo se inicia. Não basta “ter acontecido”, é preciso que os homens e mulheres falem a respeito. Que estabeleçam o esforço de situar aquilo que “aconteceu” dentro do universo conhecido. As coisas só adquirem significados a partir dos seres que nelas colocam sentido, atenção e a transportam do mundo das insignificâncias para o ambiente político-narrativo.

Houve uma facada. O fato de não ter saído sangue no momento é bastante comum, já que o agressor apenas estocou a faca, não a mudou de direção. Provocou um pequeno corte e não uma laceração externa evidente. Os médicos e atendentes estavam sem luvas e com as máscaras fora do lugar porque a foto que circula do ex-capitão foi tomada no momento em que a equipe, tomada de surpresa, decidia o que fazer. Se não é o melhor procedimento médico, também não é suficiente para colocar em dúvida a gravidade da agressão.

Os vídeos do agredido feliz em visita a um hospital foram feitos pela manhã do mesmo dia, em visita a um hospital do câncer. Daí resulta a mesma roupa e a felicidade de campanha, tão verdadeira quanto as lágrimas de crocodilo. As manifestações, via Twitter, do filho não-fraquejado do ex-capitão só mostram o quanto a figura é despreparada para manejar uma simples ferramenta de comunicação. Não podem, contudo, alimentar a dúvida sobre a veracidade da agressão.

E toda a verdade sobre o “fato” se esgota aqui. A partir de agora, tudo é uma farsa. Montada na simbólica véspera do sete de setembro. O momento da independência sem povo é exaltado pelo exército como a formação deu uma país sem alma. Nos quartéis, a bandeira substitui os laços de solidariedade e é mais comum ver um militar chorando durante o hasteamento do “pavilhão nacional”, do que diante de crianças pobres esfomeadas a dormirem ao relento. Dar significado às coisas é um ato político, e amar uma bandeira mais do que à criança que ela representa é um dos assombros recorrentes das nossas forças armadas.

O vice-general Mourão, saiu rapidamente a montar a farsa do “atentado da esquerda” disparando sobre o Partido dos Trabalhadores e sobre o PSOL. O mesmo general que há poucas semanas honrava a chapa que participa chamando os índios de “preguiçosos” e os negros de “malandros”. É preciso que se diga que o general, claramente de linhagem dinamarquesa-islandesa, se alinhou rápido ao discurso do capitão. Todavia, se o general maneja uma arma (ou um tanque) com a mesma precisão que analisa a história e a política brasileira, entendemos um pouco da incapacidade e despreparo das nossas forças.

A Rede Globo Monopólio de Televisão também adicionou cores à farsa informando que a facada atingira a “democracia brasileira”. A afirmação chega a ser risível. Primeiro porque Bolsonaro não representa, nem nunca representou qualquer ideal de democracia. Simbolicamente o agressor não atacava a “democracia”, mas o fascismo bruto e descarado que o ex-capitão representa. Em segundo lugar, a afirmação da Globo faz parecer que ela sempre foi um bastião na defesa da democracia. E isto, até mesmo o ex-capitão havia jogado no colo dos entrevistadores da empresa como uma mentira mal-vomitada.

A montagem da farsa ainda ganhava outro ator, o presidente do partido pelo qual se candidata o fascista. Segundo aquela figura-referência de conhecimento e educação, “agora é guerra”, como se a campanha inteira do fascista não fosse fazendo apologia e promessa de guerra o tempo todo. Desde crianças de colo a fazerem sinais de armas, até promessas abertas de massacres e abusos em que Sua Santidade a procuradora-geral imperatriz da União Raquel Dodge não enxerga “problema algum”. Por anos, o mundo reconheceu o ex-capitão como um dos seres mais desprezíveis, abjetos e incitadores de violência que atualmente anda sobre este planeta. Não foi somente após a agressão que os fascistas decidiram “ir para a guerra”. Foi apenas uma desculpa para mais desrespeito e ignorância.

Mas a farsa foi completada pela fala da Sua Santidade Divina a Presidenta impoluta do STF, Carmem Lúcia. Sua Santidade deu entrevista em tom e feição que quase convenceu o país que estava preocupada com a “garantia das liberdades dos candidatos e eleitores” como a “expressão de um processo eleitoral democrático”. Sua Santíssima impoluta deverá me perdoar, mas condenar alguém sem provas, apressar julgamento e prender em presunção de inocência, mudar agenda do STF para mantê-lo preso, ignorar ordem da ONU e tratados internacionais e assumir conluio entre o judiciário e o MP para ignorar ordem de soltura são violências extremas contra as “liberdades dos candidatos” e, certamente, não representam “expressão de um processo eleitoral democrático”. E diante das reiteradas agressões de um dos judiciários mais caros do mundo ao seu povo, a faca do agressor se torna pequena, pequeníssima.

Não sou hipócrita, não desejo ao fascista pronto reestabelecimento. Sou justo, desejo a ele exatamente o que ele deseja a negros, índios, militantes de esquerda, do movimento sem-terra, aos transexuais, aos homossexuais e aos que dele divergem. Desejo exatamente o mesmo. Em gênero, número e grau.

A faca atingiu o intestino do fascista, e ter as próprias fezes a misturarem-se internamente com seu corpo é uma caricatura da vida do infelizmente presidenciável. Dar significado às coisas é um ato político.

 

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

78 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até agora, o texto mais
    Até agora, o texto mais lúcido sobre o ocorrido, mas gostaria q esclarecesse quando diz que o “agressor apenas estocou a faca, não a mudou de direção.” E q por isso não houve sangramento externo. Não entendi o argumento, e ainda não estou convencida sequer q foi uma facada, ainda mais q pelos vídeos e pela própria fala do capiroto quando abriu os olhos, foi como se tivesse “recebido uma bolada de futebol”, parecendo pois mais um soco do que o golpe de um instrumento perfuro-cortante. Isso TB está me cheirando a farsa.

    1. Já presenciei uma estocada assim – realmente não sai sangue

      Ana,

      na época achei interessante. A faca foi estocada na barriga da vítima de forma rápida e não saiu sangue nenhum. Idêntico ao ocorrido com Bolsonaro. 

      Aproveito para parabenizar o Fernando Horta. O texto foi uma estocada certeira com um final surpreendente!!!

       

      1. Se a faca for estocada, pode
        Se a faca for estocada, pode não sair sangue enquanto ela não for retirada, mas ao puxar a faca vai sair sangue sim, é um corte profundo na pele da largura da faca. O sangue mancha facilmente roupas claras, um corte desses causaria uma estampa de sangue na camisa. Eu ja sangrei muito mais ralando o joelho depois de uma queda quando era criança do que o Bolsonaro levando uma facada.

  2. 1989

    Em um cenário muito parecido com o de 1989, a nossa grande mídia tem o seu candidato. Em 89 era Mário Covas e hoje, Alckmin. Em 89, quando ficou evidente que iriam perder a eleição para um desafeto, Brizola ou Lula, abraçaram a candidatura de Fernando Collor com todas as suas forças e até deram uma ajuda ao PT para garantir que Brizola nem fosse ao 2º turno, dado que as pesquisas mostravam a época que o PT teria mais dificuldades para vencer a eleição. Hoje com a inviabilização de todos os candidatos do seu espectro político, e ascensão de desafetos históricos, com reais chances de vitória, Ciro Gomes dentre eles, aproveitarão o atentado contra o deputado Jair Bolsonaro e abraçarão a sua candidatura como abraçaram a de Fernando Collor e 1989. Tentaram utilizar a consternação do nosso povo para diminuir a rejeição do deputado que eles mesmos ajudaram a construir. Vão afundar juntos. 1989 é parecido, mas não é igual.

    @page { margin: 2cm }
    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 115% }

  3. Parabéns

    Fernando,

     

    como disse, ao compartilhar teu post no facebook, “nunca fiz tão minhas as palavras de outro”, principalmente esta parte:

     

    “Não sou hipócrita, não desejo ao fascista pronto reestabelecimento. Sou justo, desejo a ele exatamente o que ele deseja a negros, índios, militantes de esquerda, do movimento sem-terra, aos transexuais, aos homossexuais e aos que dele divergem. Desejo exatamente o mesmo. Em gênero, número e grau”.

     

    Republicanismo tem limite. Tomamos ferro todos os dias, mas continuamos a dar entrevistas para esses(as) jornalistas canalhas, reclamando depois da “manipulação” (como se não fosse a regra), recorremos a um Judiciário corrupto no sentido mais profundo, ético-moral, classista, uma vergonha para a Nação, e nos aliamos ao que de pior há na política, sem tomar os cuidados necessários contra a facada que certamente virá, e depois nos surpreendemos, como vestais. O Brasil é um país (?!?) que tem dono, e não é o povo. Para sermos donos, temos de abandonar certos pruridos, como mostraram os próprios EUA (1776) e os franceses (1789), dois países que esqueceram a lição dos antepassados, ou não a superaram. Nesse sistema, não se fará mudanças estruturais com a anuência dos donos do poder.

     

    Forte abraço.

     

    Amilcar

     

     

  4. O atentado contra Bolsonaro
    O atentado contra Bolsonaro ganha, na internet, ares de ficção. Ficções por vezes nos fazem pensar sobre alguns aspectos do real, sobre o possível e sobre o provável.

    Ficção, porém, deve ser compreendida tal qual é. Uma leitura que bebe da fonte da inteligência contextual atenta capacita a produzir diferenciação entre real e ficção, inclusive a ficção que é vendida como real, como pontifica Baudrillard. Uma hipótese sobre um fato é uma ficção, pois não descreve o real, limitando-se ao horizonte do possível, provável ou não.

    Em relação ao atentado, como também à condenação de Lula, difícil saber algo para além do que é intermediado pela imprensa. Não deposito fé na imprensa. Crer cegamente na grande mídia, nas produtoras de conteúdo informacional, sem a qualificação cognitiva necessária para compreender o real verdadeiro que se oculta no simulacro, é uma das causas dessa crise política que já passa dos dez anos.

    O atentado pode e parece ser verdadeiro. Contudo, pode ser totalmente falso. Pode, ainda, ser verdadeiro na origem e falso nos desdobramentos, o que o viciaria do mesmo modo.

    Como dizem os grandes detetives, siga o dinheiro, ou seja, o culpado geralmente é quem mais se beneficia do crime.

    Nesse caso, culpado ou inocente, quem se beneficiará politicamente da facada (caso sobreviva), será o próprio Bolsonaro, como, aliás, o filho dele se apressou em dizer.

    Tendo a acreditar que houve o atentado e que Bolsonaro dele não participou.

    Por outro lado, a farsa pós-atentado é evidente no discurso dos falsos defensores da democracia, os mesmos que mantiveram reserva e ceticismo nos atentados até mais graves (embora sem vítimas) praticados contra o PT e que não se dispõem a utilizar o poder para aprofundar a investigação do caso Marielle.

    Todavia, por uma questão ética e em nome da pacificação pública, responsabilidade de todos, impõe-se condenar a violência, mesmo contra Bolsonaro.

    Por outro lado, um judeu na Alemanha nazista que torcesse por um câncer generalizado e fulminante em Hitler e seus generais dificilmente poderia ser classificado como apologético da violência. Seria apenas uma vítima desesperada orando por um milagre salvador.

    Bolsonaro é o mal e certamente causará danos profundos aos brasileiros se eleito for.

    Não me envergonho de dizer que torço pelo milagre.

  5. Infelizmente, não foi, nem é uma farsa

    digo infelizmente pq tem sido explorado por um lado e por outro.O texto é uma das muitas amostas.Não é das piores,as piores estão no dia de ontem,desde post-título insinuando e a correria dos mesmos de sempre com seus ódios repugnantes.Numa emergência é possível médicos não usarem luvas,a emoção,a pressa toma conta de todos.Volte-se ao blog de ontem e vimos o prenúncio do q será esticado.Um jogo não muito limpo atinge a todos.Tem pesquisa dizendo q não houve alteração nas redes sociais,não sei.Mas suponho q parcela da população silenciosa não se dá ao trabalho de digitar,de “repecutir”,parcela que, infe-lizmente,está encantada,iludida(em contraposição a outra parcela encantada,iludida).Tal jogo é tiro no pé. 

  6. Tem Sempre Uma Segunda Vez

    Nassif: a esta altura do campeonato, tudo é possível, nesse atentado. Se é que não foi coisa premeditada e bastante ensaiada. Não podemos esquecer que se trata de militares de extrema direita. Quem descartaria uma participação “discreta” daqueles militares do sul que conspiravam contra a Presidenta, até depô-la, no golpe jurídico-parlamentar, e instalarem a República do Jaburu? e da CIA? Liquidariam muitos coelhos numa só cajadada.

    Principalmente o vice, pessoa afeita no trato de atos logísticos e outros expedientes de guerra para “alcançar objetivos estratégicos”. Viu a entrevista dele? O marqueteiro do grupo só deve ter dado umas dicas de propaganda. Olhe no Rio, a obra prima.

    Talvez o candidato a Presidência nem saiba da trama. Sé morrer o vice, com a “túnica ensanguentada de Cesar”, clamará vingança, junto a turba do PSDB/DEM/PPS/(P)MDB+detritos_de_maré_baixa, atiçados pela grande mídia do Jardim Botânico. Um bota-fora sem igual. Aumenta até a chance de Xuxu ser vitórioso em outubro. 

    Foi ou não foi assim com o incêndio do Reichstag? E na bolinha de papel do Carcamano da Moóca?

    Só que desta feita, tudo indica, tratarão de fazer limpeza étnica-partidária. Pobes, negros, socialistas, ciganos e outras minorias que se guardem da fúria dos arianos tupiniquins.

    Sei não se por trás disso não houver vestígio da Praia Vermelha ou da República do Galeão. No sul, as milícias estão a todo vapor, só aguardando o salve para lançar a Noite das Facas Longas. Um grupo de empresários e banqueiros financiam o projeto. Uma grande sidrúrgica de Minas doará o aço para as armas.O pessoal do pó tá radiante. Já asrrumaram até um helicóptero.

    E NoveDedos, já guardado pelo Verdugo dos Pinhais, é só passar o cerol. Tem sempre um serviçal de plantão na milícia do Príncipe de Paris, para a empreitada. Com promessa de entrar prá História. 

     

  7. constrangedor..

    Hilário ou constrangedor..

    .. facada houve.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

    Essa farsa grosseira em torno do bolsonaro é uma humilhação ao povo brasileiro, jamais tentariam isso em um país minimamente civilizado.. esse fato foi repercutido por TODA a mídia, inclusive os “blogs progressistas” (todos envolvidos no golpe), sem NENHUM senso crítico..

    .. chegou ao ponto do Ciro Gomes dizer que vai “suspender sua campanha para acompanhar o estado de saúde do bolsonaro”..

    .. ora essa, isso é uma fraude grotesca, o mundo está rindo de nós.. Revela uma orquestração “com tudo junto” mesmo.. quer dizer, tudo junto, menos Lula e o povo.

    Uma vergonha.

    É preciso que vc tenha em mente o objetivo de TODOS eles: impedir a candidatura Lula.. ou eles colocam alguém deles (incluído haddad) ou melam as eleições, é isso que está em jogo..

    .. se a palhaçada do bolsonaro fosse mais crível, dariam um golpe militar, cancelariam as eleições, mas, como ficou transparente a canalhice, vão tentar outra coisa, aguardem..

  8. DE FASCISMO A ESQUERDA ENTENDE MUITO BEM

    Sua Cumplicidade é histórica. Mas vivem a bradar pelos cantos quando encontram um antagonismo verdadeiro: Democracia !!! Enquanto engrandecem e rotulam Ditaduras Socialistas. Enquanto Cuba é seu farol. É muita Bipolaridade. Neste Veículo, entre seus Pares, Getúlio Vargas é reverenciado. Quer dizer que Golpe. Ditadura. Fascismo. Assassinato. Guerra Civil. Motim.  Tortura. Prisão Poilítica. Perseguição. Militarismo. Exílio. Serviu para a Esquerda até 1954. Parceira e cúmplice no Motim e Golpe, respaldados pela figura de Carlos Prestes. Em 1964, esta mesma Esquerda se diz perseguida pelo Estado que ajudou a construir. Ajudou a construir e preservar até os dias de hoje. A Elite Civil que ascende com Fascínora Fascista é esta de Juiz de Fora. Tancredo Neves e seus factóides: Juscelino, Itamar, Aécio (3 Presidentes. Quase 4) O tal que é ‘vendido’ logo após a Anistia de 79 como “Pai da Redemocracia”. Não é surreal?!! Legislação, Código Civil, Estrutura do Estado, Estrutura Polítca, Voto Obrigatório, Estrutura Eleitoral, Contribuição Sindical ‘Obrigatória’, Justiça Trabalhista… Estado Absolutista. A Construção Fascista preservada por 88 anos desde o Golpe de 1930. Agora esperneiam contra um suposto Golpe? Realmente de Fascismo nossas Elites Esquerdopatas, que enterraram este país na Latrina nestas quase 9 décadas, entendem muito bem. Talvez por isto que citam sistematicamente o assunto. O Brasil é de muito fácil explicação. (P.S. Dois “Socialistas” sempre reverenciados por Esquerdopatas eram Familiares do Fascista: Leonel Brizola e João Goulart. Que coincidência !!!!!!) 

    1. É GENTE DESSE TIPO QUE DEU UMA FACADA NO BOLSONARO!!!

      POR QUE ESSE IDIOTA NÃO É EXPULSO?

      ALGUÉM LÊ O QUE ELE ESCREVE??

      HÁ TEMPOS ESSE CIDADÃO FICA ESCREVENDO ESSAS ASNEIRAS AQUI… COM ESSE TOM NAZI-FASCISTA E ESSAS PATÉTICAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO ANTI-ESQUERDA… POR QUE DAR ESPAÇO PARA ISSO???

      É ESSE TIPO DE GENTE IDIOTA QUE FAZ OU PROMOVE ESSE TIPO DE ATENTADO! 

      NÃO SE PODE DAR ESPAÇO PARA ISSO!!!

       

  9. A PARCIALIDADE DA MODERAÇÃO

    O FERNANDO HORTA TEM TODA RAZÃO AO DIZER: “NÃO SOU HIPÓCRITA, NÃO DESEJO PRONTO REESTABELECIMENTRO” e o moderador publica essa postura justa, correta.    MAS QUANDO ESCREVI, MUITAS VEZES, QUE DESEJAVA QUE UM CÂNCER MATASSE LENTA E MUITO DOLOROSAMENTE ALGUNS VERMES DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, COMO MORO, OS QUATRO DE PORTO ALEGRE, ALGUNS DO STF, ENFIM OS ESTRUMES DE TOGA QUE ESTÃO MOSTRANDO A CARA DE ASSASSINOS CONTRA MILHARES DE BRASILEIROS ATRAVÉS DA PERSEGUIÇÃO A LULA, NA QUASE TOTALIDADE DESSAS VEZES QUE ESCREVI ISSO, O MODERADOR CORTOU MEU COMENTÁRIO.   AFINAL, QUAL O MOTIVO DESSA PARCIALIDADE?   AFINAL, POR QUE NÃO POSSO EXPRESSAR MEU DESEJO DE QUE UM CÂNCER MATE OS VERMES?

      1. Atentado a Bolsonáro

        Minha opinião – sem tomar qualquer partido – é de que o próprio Bolsonaro e seu staff programaram uma encenação para dar um ar de mártir ao candidato (véspera da Independência, como soe acontecer nos fatos ‘históricos’). Alguém cont(r)atou o pinel e armaram o palco do ato insano. Bolsonaro – disseram – usava colete à prova de balas, portanto, uma “facada” na altura do coração não surtiria efeito – defendido o peito pelo colete -.  Porém, INADVERTIDAMENTE, Bolsonaro mudou a posição do corpo e o resultado foi a FACADA no abdomen – fato totalmente inesperado pelos que conceberam o GOLPE. 

        Alguém fez referência, após o “treslocado” atentado que “Bolsonaro deu seu sangue pela Pátria”  – ou estou enganada?

         

  10. Colunista generaliza do ouvir falar…

    Prezado Fernando Horta,

    Sou militar do Exército Brasileiro, tendo incorporado ao serviço militar em 1990 e posteriormente sido aprovado em concurso em 1992, estando na ativa até hoje.

    Voto desde 1989, infelizmente naquela eleição votei em Fernando Collor. Depois dessa eleição todas vezes que votei para presidente foi em Lula e na última em Dilma. Os militares das Forças Armadas são brasileiros como os demais, apenas tem uma formação onde é ensinado a se despojar da própria vida, em nome da Pátria, quanto a eleições votam com certeza em todos os candidatos que aí estão, muitos não gostam de Bolsonaro e outros gostam, igualmente a fatia do eleitorado “civil”.

    O que me incomodou no seu texto foi o trecho que destaco a frente “Nos quartéis, a bandeira substitui os laços de solidariedade e é mais comum ver um militar chorando durante o hasteamento do “pavilhão nacional”, do que diante de crianças pobres esfomeadas a dormirem ao relento”, o que nem de longe condiz com a realidade.

    Caro Fernando tive a oportunidade de servir por 3 anos na fronteira do Brasil x Bolívia, no extremo norte de Mato Grosso, e lá as Forças Armadas são a única representação do Estado. Lá o Exército conduz a saúde, educação, segurança e outras necessidades, não só dos Brasileiros como também dos Bolivianos e indígenas dos dois países. Portanto sua afirmação carece completamente de embasamento e demonstra grande preconceito, quando tenta caracterizar toda uma classe e assim também é na região Amazonica, onde as FFAA fazem de tudo pelo nosso povo.

    Depois nos demais quarteis onde servi nesses quase 29 anos de serviço, posso dizer a você que os militares do Exército são dotados dos melhores sentimentos e fazem em diversas organizações militares ações em prol dos menos favorecidos, talvez mais do que instituições que são criadas para esse fim.

    Paralelo a minha vida militar me graduei em Direito, fiz pós-graduação em Direitos Humanos e conclui o Mestrado em Educação em uma universidade federal. A esse mestrado só consegui pela evolução da educação nos governos Lula e com o Ministro Fernando Haddad. Digo isso para que você entenda que os militares fazem parte do “povo”, como é sabido não recebemos grandes salários e sofremos das mesmas angustias do nosso povo. Somos a maioria oriunda da classe média e classe média baixa, assim sabemos o que foi o governo FHC e governo Lula significou para essas classes.

    Lembro que conforme apurado pela Comissão Nacional da Verdade, no governo Dilma, a maioria dos perseguidos durante o período de 1964-1985, foram os próprios militares, pois grande parte lutou contra, assim acredito que a esquerda quando tenta colocar as Forças Armadas como uma instituição golpista, faz um desserviço a tantos militares que resistiram e lutaram pela manutenção/restabelecimento da ditadura.

    Fazer critica a um candidato que milita em lado oposto é válido, agora colocar toda uma classe como inimiga sem ter fundamentos é outra história.

    No primeiro turno voto 13, com Lula ou Haddad.

    Brasil!

    P.S: Senhor Fernando Horta os militares quando reverenciam a Bandeira Nacional e como você diz as vezes até choram, dentro desse choro está também embutido o choro por todo o sofrimento por que passa seu povo. Nos tratar como inimigos não é justo.

      1. Quem disse que ele fala pela tropa

        Prezado Somebody, esta é mais uma premissa que não é verdadeira.

        Quem disse que o Gen Mourão fala pela tropa? Não fala nem oficialmente e nem extraoficialmente. Ele e outros que falaram nos últimos tempos na mídia estão longe de representar o pensamento dos militares de forma geral, ele e esses outros representam sim, uma parcela de militares notadamente os militares da reserva remunerada, principalmente os integrantes do Clube Militar. Eles não representam nem a maioria dos oficiais, já que se pesquisarem um pouco verão que o número de associados desse clube tem si reduzido nas ultimas décadas, em sua maioria militares chamados “das antigas” e civis, em sua maioria com mais de 70 anos.

        Verifico principalmente na midia progressista, a que mais leio, aqui falo em relação as FFAA, não sei se por estratégia ou erro uma tentativa sempre de colocar o Gen Mourão e outros como porta voz das vontades e do pensamento dos militares. Para mim esse é um erro, tendo em vista ser essa premissa falsa e o que esse discurso consegue é afastar os militares progressistas dos partidos progressistas, ficando esse público vamos dizer assim orfão, ai vem o discurso como o de Bolsonaro e sem maiorres esforços agasalha esse e outros publicos que sentem exclúidos pelos discursos generalistas.

        Alguém aqui já parou para pensar de onde vem os votos do candidato Cabo Daciolo? Na pesquisa IBOPE de 17 a 19 de agosto ele aparecia com 1%, o mesmo que Meirelles, Amoedo, João Goulart, Boulos. Dentro da margem de erro quer dizer que Daciolo pode ter até 3% dos votos, o que daria mais de 4 milhões de votos. Para quem se apresentou como candidato as vesperas do registro, na minha opinião é muito voto. Eu ousaria dizer que são eleitores que não se sentem acolhidos por discursos dos outros candidatos e até mesmo excluidos por discursos generalistas.

        Dentro das FFAA temos muitos eleitores de candidatos progressistas, notadamente o maioria deles votariam em Lula.

        As FFAA são organizadas com base na hierarquia e disciplina, sendo assim por mais que reprovemos quem vem a publico se manifestar, tais preceitos constitucionais não permite que expomos nossas opiniões. Isso não quer dizer que quem expõe a dele fala pelo todo.

        Abraço

               

         

    1. PATRIA qual ? A de chuteiras

      PATRIA qual ? A de chuteiras colega ?

      Patria é povo e cultura  ..unidos por território, CONSTITUIÇÃÂO, leis, hino, bandeira e MOEDA

      Fossem vocês amantes da Pátria como afirma, e não estariam TODO ANO, há décadas, CAGANDO na Constituição do BRASIL

    2. Excelente !

      Excelente comentário ! Por mais militares sensíveis assim. As generalizações são ruins, mas convenhamos que essas atitudes mais humanas por parte do exército representam uma minoria, o que é mesmo uma pena. 

    3. Pátria Amada Brasil

      Prezado Xavier, li com carinho e atenção seu bom e sincero comentário. E lhe dou razão. Receba minhas desculpas, quando digo “milico”, “verdeoliva”, “CisneBranco”, “brigadeiro”, “dacaserna”, “PraiaVermelha”, “República_do_Galeão”, “IlhaFiscal” e outros, referindo-me a atuação dos da farda nessa enorme crise política institucional. Me explico.

      Há que se distinguir “comandados” de “comandantes”. Para estes, e não para aqueles, é que dirijo minha indignação.

      Desde “Guararapes” busco estudar a atuação dos homens de armas desse País. Que não é pequena. Algumas vezes, último baluarte. Volta Redonda, por exemplo, custou a vida de 400 deles, quando Getúlio combinou com os norteamericanos nossa participação na GrandeGuerraMundial da Europa (segundo Tagore). E os militares castigados pelos comandantes da DitaBranda? (na óptica da Folha). O número não é pequeno. Nem as punições. E a vida que levam? E os soldos de cão? Agora, há de me dar razão, quando se vê um de alta patente, comandante do sul, conspirar contra um governo democraticamente eleito por mim e por você, a troco de um cargo de ministro que devem ter-lhe sido prometido. Porque ali não havia ideologia alguma. Só ambição desmedida. Nem vou me estender com o caso das centrífugas atômicas, das usinas de Angra, do presal, da Base de Alcântara, do submarino atômico, da Embraer, da venda de terras aos estrangeiros, escândalos da entrega desses “ativos” brasileiros, por um bando de corruptos e ladrões que atualmente governam e se locupletam, sob vistas grossas dos “comandantes” das armas, que dizem agir sob o manto da constituição. É isto que nos aflinge e revolta…

      Sei que seu coração leal e patriótico há de me perdoar os excessos.

      E se, depois de me perdoar por cada dessas e de outras falha patriótica, alguma piedade lhe sobrar, como dizia o poeta Vinícius, estenda essa piedade ao Fernando, que deve estar com a mesma indignação que a minha.

       

    4. A farsa do atentado a Bolsonaro

      -> agora colocar toda uma classe como inimiga sem ter fundamentos é outra história.

      compreendo perfeitamente seu ponto de vista. sua ponderação contra a generalização é correta e justa. os exemplos que vc citou também são pertinentes.

      mas… (sempre tem um “mas”).

      no excelente livro “A Guerra na Era da Informação”, de Alessandro Visacro (Coronel do Exército Brasileiro, especializado em Operações Especiais), o capítulo inicial traz um detalhado relato de uma missão realizada no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, em 12/11/2014.

      o próprio título do capítulo, “Algo de novo no front”, já é a introdução do conceito no qual  “as populações se tornaram o principal front de batalha, com o front em cada um e ninguém mais em cada front”.

      Visacro lucidamente escreve:

      “Dissimulado sob um enorme contingente populacional, o “inimigo” tornara-se invisível. Na verdade, ele próprio era um subproduto daquele ambiente pernicioso, pois fora gerado a partir de um triste conjunto de chagas sociais e dívidas históricas não quitadas.”

      nenhuma independência e soberania, assim como nenhum projeto de desenvolvimento com inclusão social, pode ter êxito sem a participação das FFAA integralmente alinhadas com este projeto – inclusive em sua formulação.

      .

  11. Difícil engolir toda a
    Difícil engolir toda a patranha….

    O fato constrangedor é que pelo visto não teremos eleições tranquilas nesse país enquanto a esquerda tiver reais possibilidades de ganhar………

    Não fosse a queda de um avião Dilma estaria eleita no primeiro turno, sairia fortalecida do pleito e os golpistas iriam chafurdar na lama do desprezo, e hoje estamos aqui, todos na lama arrastados pelo inconformismo dos sem votos e sem escrúpulos…..

  12. FACADA ?

    Se foram realmente facadas, haverá um laudo dos legistas, ou não ? O que me chamou a atenção foi a total “desobservação” das mais elementares normas de proteção individual, quanto à biossegurança, da equipe que o atendeu, conforme mostra a foto amplamente divulgada na imprensa. Quanto ao não sangramento, de fato, há casos onde o fluxo sanguíneo é “sugado” pela cavidade abdominal. Agora, nem a camiseta foi rasgada ? Outra coisa : a posição da mão do agressor, empunhando a faca. Se fosse real, com o impacto, a mão dele escorregaria para a lâmina. Lição elementar de medicina forense : ao empunhar uma faca para esfaquear alguém, o polegar deve estar como uma “trava” na parte posterior do cabo, e definitivamente, não foi esse o caso 

    1. Sobre facada
      Preocupante e duvidoso,é;Como o sistema de segurança de uma pessoa tão influente no caso do candidato Bolsonaro,deixar aproximar dele uma pessoa comum,e estranha,a ponto de alcanca-lo para atingi-lo com uma faca. Na minha opinião é fato que merece ser investigado a fundo,já que a proposta é,passar o Brasil a limpo;e o resultado é bom que seja divulgado antes da eleição dia 7 de outubro.

  13. muito boas

    muito boas considerações

    Aproveito e peço licença pra ocupar este espaço com um comentário que fiz ontém no DCM e que, penso, vai na mesma linha do missivista

    No comentário eu criticava o TITULO da matéria que dizia que a “DEMOCRACIA admite até quem for contrário a ela”

    lá eu disse:

    Não concordo com o titulo inicial da MATÉRIA ..que a democracia deva tolerar mesmo quem for contrário a ela ..mesmo pq é uma matéria delicada e polêmica

    Será que a democracia deve tolerar fascistas, gente que prega a violência e discriminação contra seus contrários, por exemplo ?

    Penso que a DEMOCRACIA não pode ser vista como um regime aonde tudo pode e tudo se permite, democracia – tem lá de seus limites – mas não é permissividade irrestrita ..ela COBRA da isonomia, de responsabilidade, respeito, de regras e leis claras, principalmente pra protegê-la de elementos que a DESPREZAM, ofendem, desdizem e atentam

    Você pode defender qq ideia na democracia, VALORES, teses, desde que ela seja ISONÔMICA, que não distingua, que seu conteúdo possa ser aplicado ao AUTOR tb ..caso contrário corremos o risco de falsamente nos valermos da vontade de minorias ou maiorias simples de, ao tomarem o poder (mesmo que pelo voto), fazerem valer seus interesses ou valores na marra, pra DESCER o cacete em minorias por exemplo

    ..sem duvida é um tema instigante ..e o titulo anterior foi INFELIZ !!

    fim

      1. Fascistas não deveriam ser elegíveis

        Bruno, perdoe-me, mas uma norma legal não pode ser interpretada para negar o que ela autoriza. Isso é fascismo e é isso que o comentário acima entendeu como não elegível. Penso como ele. Usar a democracia para acabar com ela não pode ser aceito. Fica, agora, apenas a interpretação quanto ao Bolsonaro ser ou não um fascista. Aí, de fato, o entendimento é subjetivo. Quem gosta do discurso e entende que ele não é fascista (vá lá, vamos admitir que isso seja possível), tem todo o direito de votar no candidato e isso não pode ser negado. Agora, se alguém concorda que ele é adepto do terrorismo de Estado, da matança indiscriminada de inimigos, do assassinato de pessoas consideradas criminosas por policiais, de redução de direitos de mulheres, negros e homossexuais (tudo isso é possível extrair de seus discursos), além de outros posicionamentos inadmissíveis, a assim mesma irá votar nele, então esse eleitor é também um fascista e sua defesa da democracia é meramente hipócrita.

    1. Vocês são literalmente doentes.
      Meu Deus! Como assim a democracia não precisa aceitar todos os discursos? Olha, eu não sei qual é o conceito de democracia que vcs tem, mas, de fato o meu é diferente.
      E, provavelmente, o conceito democrático de vcs se baseia na aceitação da ditadura, ou seja, todos são obrigados a pensarem como vcs, caso contrário, essa pessoa se torna fascista e merece morrer e ser esfaqueada.
      Lamentável, o Brasil está morto faz tempo.

      1. Tolos
        Tolos que acham que democracia é apenas o que agradam vcs, que não sabem o significado da palavra racista, tolos que veem a verdade mas não querem a enxergar. Tolos imbecis que julgam de intolerante aquele que vcs sempre atacam e agora tentaram matar. Vcs não passam de tolos vivendo uma realidade falsa, onde bandidos são vistos como heróis, onde não sabem dialogar nem falar sobre os próprios pensamentos, apenas repetir o que seus donos falam, pra mim vcs não passam de todos. Vêem a verdade mas n querem acreditar pelo simples fato da cabeça está cheia de ódio, preconceito e racismo, pois vcs são racistas sim, são preconceituosos sim e são intolerante ao extremo, são simplesmente tolos que não sabem a história daqueles quando e vcs seguem. Vcs são reflexo de um país tomado pela falta de educação, respeito e intolerância. Vcs representam a maior vergonha que um país pode ter, marionetes imbecis sem o mínimo de capacidade racional para entender fatos e interpretar textos, papagaios de um sistema imundo e corrupto

        1. Qual sua opinião?
          Felipe, rapaz experto, qual sua opinião democrática sobre a declaração de seu líder, que agora caga no saco, sobre a incitação dele para que os petistas sejam metralhados?

  14. “assim acredito que a

    “assim acredito que a esquerda quando tenta colocar as Forças Armadas como uma instituição golpista, faz um desserviço a tantos militares que resistiram e lutaram pela manutenção/restabelecimento da ditadura.”

    Não é a esquerda que tenta colocar os militares como golpista, é a HISTÓRIA.

    HISTÓRIA que INFELIZMENTE SE REPETE agora.

     

  15. Ao furar o intestino de Bolsonaro, agora de fato, é uma m* só

    O que precisava para dar mais excrementoa à mídia golpista do esgoto. Torçamos para que não tenha uma infecção hospitalar ou que não tenha recebido sangue das “categorias” que ele rejeita.

  16. É, pelo visto não foi

    É, pelo visto não foi armação. Só que o oportunismo de faturar eleitoralmente até agora está prejudicado porque nas redes sociais e também nos bares as dúvidas são muitas. Essa coisa de ninguem ter visto sangue pega e muito, o pessoal é acostumdo com filmes americanos, onde jorram litros do líquido vermelho escuro. 

    Não adianta aparecer médico na Globonews explicando que a realidade é diferente da ficção. Se a mídia desde sempre mistura as duas coisas e vez por outra troca uma pela outra.

    É só lembrar que no outro atentado aquele ao Serra, a Globo contratou o tal perito Molina para “provar” que a bolinha de papel na verdade era um “artefacto” perigoso.

    A Globo “se apossando” do atentado, como tentou fazer com o da Marielle e o fogo no Museu, só gera desconfiança. O sujeito pensa “porque a Globo agora defende Bolsonaro?” O cara de direita pensa que é porque eles botaram o galho dentro diante do capitão macho alfa e seu vice Rambo Mourão. Agora os Marinho puxam o saco para ficar de bem “com nóis”. “Enquadramos eles”.

    Já o cara que gosta do Lula e do PT acha que a Globo se aguarra ao Bolsonaro porque contra o Lula até o capeta. O que é verdade, mas que como consequência faz com que tudo que ela coloca tela fique sob suspeita de armação. Absolutamente tudo, por mais factual que seja.

    Além disso a própria turma do Bolsonaro usa e abusa de fakenews nas redes sociais. A estrutura deles é profissional vem dos Estates, Miami parece. Isso está ficando cada vez mais claro e poucos além da bolha deles acredita no que vem daí.

    Ou seja, quando fica tão dificil diferencia fato de boato, realidade de ficção, tudo pode acontecer, para um lado ou para outro. O Brasil é uma nave sem rumo, pegando fogo ainda por cima

  17. Na minha opinião, se há
    Na minha opinião, se há desconfiança de fraude no fato, o papel de quem pode provar sua veracidade é divulgar todos os laudos, imagens, resultados de exames, com identificação de quem os fez. Em contrapartida, se alguém tem provas de que é uma fraude, que também divulgue. Ficar só nesse disse me disse, só gera essa discussão inútil e mais ódio.

  18. Armaçao Ilimitada

    Ataque “false flag” que talvez tenha passado alguns milímetros do combinado. Esqueçam o irrelevante ponto da ausência ou presença de sangue na camisa. Analisem tudo o que foi divulgado, desde que o Mito disse temer um atentado, tendo em mente a “false flag”. Não esqueçam de considerar a pergunta: Como e por que um sujeito sem recursos foi a SC treinar numa escola de tiro frequentada pelos filhos do Mito?

  19. Democracia

    Se a “grande” mídia estivesse do lado da democracia, a ideia expressa nesse trecho do artigo não teria passado em branco em todos os seus  meios de comunicação: “… condenar alguém sem provas, apressar julgamento e prender em presunção de inocência, mudar agenda do STF para mantê-lo preso, ignorar ordem da ONU e tratados internacionais e assumir conluio entre o judiciário e o MP para ignorar ordem de soltura são violências extremas contra as “liberdades dos candidatos” e, certamente, não representam “expressão de um processo eleitoral democrático”.”   E as declarações da PGR e da presidente do STF demonstram que elas têm lado. E não é o da Justiça igual para todos.  

  20. “Houve uma facada. O fato de
    “Houve uma facada. O fato de não ter saído sangue no momento é bastante comum, já que o agressor apenas estocou a faca, não a mudou de direção. Provocou um pequeno corte e não uma laceração externa evidente”

    Meu caro,
    Os relatos dos médicos que atenderam o Bolsonaro são de que a lesão atingiu a artéria mesentérica, que deriva diretamente da aorta.
    Sangramento de artérias são volumosos mas quando se trata de uma ruptura em artéria tão proxima da grande aorta aí você tem uma catástrofe.
    É no mínimo estranho sim que com uma hemorragia intensa em curso nenhum sangue tenha saído pela ferida, mesmo sendo um corte limpo de faca.

    1. Na verdade não foi a artéria
      Na verdade não foi a artéria mesentérica que foi atingida, mas sim a VEIA mesentérica, caso tivesse sido atingida a artéria mesentérica teria sido fatal em questão de minutos.

  21. Palavra e responsabilidade

    … e cada um deve sentar-se num banco, plantar bem um dos pés no chão, curvar a espinha, fincar o cotovelo do braço no joelho, e, depois, na altura do queixo, apoiar a cabeça no dorso da mão, e com os olhos amenos assistir ao movimento do sol e dos ventos e com os mesmos olhos amenos assistir à manipulação misteriosa de outras ferramentas que o tempo habilmente emprega suas transformações…” (Raduan Nassar)

    A palavra e a literatura tem funções, entre as quais,  comunicar e  refletir,  mas antes de tudo, fazer referência, característica daquilo que se faz comum enquanto signo porque compartilhado. E como um signo puxa outro, ante a facticidade, o ser-aí  e o tempo,  uma reflexão se me impõe colocando em cadeia  Raduan Nassar, Dostoiévski, Camus, Elias Canetti,   a grande mídia,  Adélio Bispo, Jair Bolsonaro, Nietzsche, além de outras vozes políticas ou de juízes que dão a tônica  do espírito do tempo. 

    Embora em Lavoura arcaica  possa se atribuir ao Tempo conotações sobrenaturais ou místicas,  e há quem acredite,  não é menos verdade – conota a obra – que   o tempo  é senhor que conduz tudo,  mas como História, que compreende as ações humanas, condições e determinantes, os homens aparecem como instrumentos que o tempo emprega em suas transformações, reiteradas  vezes  levados ou  apoiados nas palavras de outrem ou num discurso de autoridade para fundamentar  suas ações e atentados.

    A História é pródiga  de exemplos, não é preciso delongar, e o tema,  caro à Literatura: é recorrente em Dostoiévski (Crime e castigo, Os possessos, Os irmãos Káramazov e O idiota), é assunto para  reflexão  sobre assassinatos racionais ou religiosos em O homem revoltado, de  Albert Camus, e  objeto de análise  em A consciência  das palavras, de  Elias Canetti, que desenvolve o raciocínio  a partir  de uma afirmação  aparentemente absurda: “Se eu fosse poeta, teria evitado a Grande Guerra”. Por quê?. Foi pelo mau uso das palavras que o mundo foi levado à Guerra (propaganda e mentiras repetidas até tornaram-se verdade). Daí a responsabilidade com a utilização das palavras.

    O  “atentado” contra Bolsonaro, nesta linha, coloca Adélio Bispo  não necessariamente como ator, mas uma ferramenta  do processo de desinformação e perturbação social  propagado pela grande mídia,  interesses lesa pátria políticos, econômicos e judiciários, replicados e acirrados  pelas redes, e que se  volta,  como o retorno  do reprimido, contra  o que chamamos  essa “cultura” que privilegia  uma elite atrasada, composta por banqueiros, juízes e procuradores, velhos políticos, empresários e classe média burras, e uma grande mídia que se porta a a ser a voz contra os interesses da democracia, excluídos e minorias,  a intelectualidade e a força de trabalho,  que fazem do Brasil uma potência econômica e cultural. 

    O Musel Nacional em chamas desnuda exemplarmente  o descaso que temos com o tempo,  a História e a cultura, explicitadas, inclusive,  em declarações de Bolsonaro e Crivella, alheias  e acríticas em relação ao ocorrido. Fato que aao mesmo tempo recorda uma  “fake-news” sobre o incêndio das Tulherias, sob a Comuna (Sec XIX) que  teria queimado obras de arte, e   a reflexão  de Nietzsche sobre o  “incidente”:

    “A civilização  (…) permite revelar a enorme tara que afeta nosso mundo: em que sentido todos nós, como todo nosso passado, somos culpados de tal terror manifestado abertamente: de modo que devemos  recusar, do alto do nosso sentimento de nós mesmos, imputar um crime de combate à cultura exclusivamente  a esses infelizes. Sei que isso quer dizer combate contra a cultura (…) apesar, porém, de minha extrema dor, não me senti em condições de atirar a mais pequena pedra nesses profanadores que, para mim, eram apenas o preposto da culpabilidade universal, sobre a qual é preciso meditar muito!…”

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Im1DLUTbx-8%5D

     

  22. Não vai mudar o quadro
    Na minha modesta opinião está se dando uma importância eleitoral infundada a está facada. A rejeição ao Bolsonaro vai continuar nas alturas. Não substimem nosso eleitor!!

  23. bom post.

    A unica coisa real é a faca. 

    O que aconteceu antes, durante e depois, os personagens, os acontecimentos, as reportagens, os comentarios do PIG, etc isso tudo é uma FARSA! 

    Vendo o acontecimento com algum distanciamento, tudo se encaixa para o GOLPE se perpetuar no poder. 

    A duvida é: será que vai dar certo?

  24. Chega de falar do Bozo. Pensemos em vacina contra seu fascismo!
    O cerco neofascista e conservador está se fechando. Fiquemos atentos.
    A polarização que tantos demonizam é o reflexo do confronto entre as forças da civilização e da barbárie, e quem se pretende neutro, como diz a tradição, está com os opressores.

    Do blogue Nocaute
    [video:https://m.youtube.com/watch?v=6zLkI6MZfyc%5D

    https://m.youtube.com/watch?v=6zLkI6MZfyc

    [video:https://m.youtube.com/watch?v=xFCZrAWFprA%5D

    https://m.youtube.com/watch?v=xFCZrAWFprA

    Sampa/SP, 08/09/2018 – 17:58

  25. Quase atentado

    Como então explicar que 20 minutos depois de dar entrada no hospital ( G1 ) provavelmante sem ter notícia de um diagnostico medico, pois em função dos ferimentos poderia ter morrido logo depois, investidores aplicaram tanto capital na Bolsa que o índice subiu mais de 700 pontos em apenas 14 minutos (entre 16:02 e 16:14 )?

    Tendo sido informado por todos os veículos da mídia que a alta foi por causa da provavel segura eleição de JMB, é seguro que eles sabiam que o homem não iria morrer…

     

    1. Facada no Boçal Nato ou no Bolsonaro di Tróia….resultados!

      Li com atenção, inclusive por ser natural e morar em Juiz de Fora – MG, e desde o início não estar convencido de tudo que se noticiou. Recentemente, por informação do Relatório da PF, descubro que moro a poucos metros do “aparelho” onde se homisiava o atacante da faca de açougue, afinal disseram que o “comunista” operou carnes em um estabelecimento.

      Preocupa-me analisar algumas das consequências quase instantâneas do ataque ao candidato:

      a) quem teria pela legislação eleitoral míseros 8 segundos diários na TV, ganhou via ataque, de imediato centenas de horas de emissoras de rádio e tv, “urbi et orbe”, a veicular as notícias do fato, via de regra et pour cause, com médicos e advogados a emitir comentários e análises, algumas rigorosa e tecnicamente embasadas sobre os diversos procedimentos na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora;

      b) no quesito traslado do moribundo candidato da Santa Casa da ex-Manchester Mineira com destino a São Paulo, finalmente definido para o notável Hospital Israelita Albert Einstein, ainda que tivessem circulado notícias de médicos que o atenderam em JF de que não aconselhavam a remoção do então paciente-candidato antes de 5 ou 6 dias em face da “gravidade do caso”, e mais, que o paciente-candidato teria recusado, com a fleuma notoriamente reconhecida, ser transferido ao Hospital Sírio Libanês na capital paulista, alegando “ser um antro de petistas e de corruptos”;

      c) li sobre desdobramentos do angustiante fato na época, nunca na revista global, notícias e comentários sobre procedimentos médicos adotados, durante “a cirurgia” e no pós operatório, alguns deles já citados no artigo base, que deslustram hospitais em qualquer lugar do mundo. Cito um deles: alguém relatou sobre o atendimento inicial na Santa Casa JF, dizendo ter relembrado o momento do atendimento a Tancredo Neves no Hospital de Base do DF, especialmente pelo acúmulo de pessoas e “otoridades” no interior do Centro Cirúrgico,e “last but not least”

      d) uma consequência, talvez esperada se não programada, cujos efeitos obtidos via atestados médicos, afetaram o andamento  da disputa eleitoral no primeiro turno e se estendem drasticamente até agora, podendo alterar os resultados finais, qual seja a ausência do paciente-candidato nos tão esperados e importantes DEBATES, fato que demonstra uma espécie de SUBTERFÚGIO CÍNICO quando o candidato escolhe “ao bel prazer e conveniência política e marketológica, a qual veículo dará a entrevista com hora, local e horário escolhidos pela equipe de campanha.

         

  26. A mesma coisa acontece nos dois lados da historia!

    Até concordo com o que esse cara fala ai no texto, mas quando vejos esse texto vejo os mesmos problemas pros dois lados, do lado dos faiscas e do lado dos fumaças…

    Nos quartéis, a bandeira substitui os laços de solidariedade e é mais comum ver um militar chorando durante o hasteamento do “pavilhão nacional”, do que diante de crianças pobres esfomeadas a dormirem ao relento.
    AQUI VEJO O PT FAZENDO O MESMO QUANDO ASTEIA SUA BANDEIRA VERMELHA, NÃO VE MAIS NADA EM VOLTA, NEM CRIANÇA PASSANDO FOME E NEM MAIS NADA…

    O vice-general Mourão, saiu rapidamente a montar a farsa do “atentado da esquerda” disparando sobre o Partido dos Trabalhadores e sobre o PSOL.
    VEJO AQUI TMB A MESMA COISA, O PT, PSOL TMB MONTA TODO UM CIRCO QUANDO ALGO ACONTECE PRO OUTRO LADO…

    Mas a farsa foi completada pela fala da Sua Santidade Divina a Presidenta impoluta do STF, Carmem Lúcia. Sua Santidade deu entrevista em tom e feição que quase convenceu o país que estava preocupada com a “garantia das liberdades dos candidatos e eleitores” como a “expressão de um processo eleitoral democrático”.
    AQUI TMB, SE FOSSE PARA O LADO DE VCS A FACADA, VCS FALARIAM A MESMICEMA COISA… ALIAS FALARAM NO ATENTADO DAQUELA POLITICA DO RIO DE JANEIRO…

    A realidade que ele esbraveja pra um lado só é o que acontece nos dois lados cegos da história!

  27. Bolsonaro 17
    Uma coisa é ser cego, outra é não querer enxergar, deveriam se resumir em apenas falar a verdade, quero vê depois que ele mostrar os exames e sua ferida se vai falar que tb é montagem!

    1. Só leu o título
      O comentário do eleitor do candidato esfaqueado não pensou em ler o texto antes de fazer seu comentário, defendendo o seu escolhido tal qual faz um torcedor fanático de futebol quando seu clube é alvejado por alguma crítica. Agora entendo o uso do termo minion para defenir seus eleitores. Afinal, eles tem um malvado favorito e um pensamento limitado.

      1. li todo o texto

        Sinceramente Horta, li todo o texto e me assusta tanto ódio e palavras ofensivas. Mesmo eu não sendo eleitor dele não consigo acreditar que acredites no que postastes. Todos tem o direito de terem opinião, inclusive os que querem um Brasil comunista ou socialista, mas deturpar os fatos com tantos preconceitos me parece não ser um bom caminho para a informação. Abraço

    1. “O povo brasileiro gosta de ser estuprado politicamente!
      Seu comentário deixa a desejar. Quando fizer qualquer comentário a respeito de um povo, faça bem claro as restrições! Não me sinto encaixado nesse seu comentário. Acredito que você precisa amadurecer como um pseudo analista político! Respeite e considere os brasileiros! Não queira ganhar notoriedade usando nosso povo.

  28. O sujo falando do mal lavado
    Vamos imaginar que um candidato de esquerda, como o Lula tenta ser, fosse esfaqueado mesmo sem muita gravidade o que faria o partido? Soltaria um comunicado informando que não houve nada demais só um susto que o acusado é uma vítima da sociedade e provavelmente tem problemas mentais e por fim que se o acusado tem ou teve filiação a um partido de direita tal fato não tem que ser levado em conta, pois não tem como um partido político se responsabilizar com o que acontece com cada um dos seus membros, assim como aconteceu com o próprio PT… Çei… Quanta hipocrisia!

  29. A falsa facada

    Como uma farsa pode durar tanto e profissionais de um hospital nada falar.  E será que não tem uma autoridade petista inteligente para ir lá e ver se é tudo um fake.  

     

  30. Facada em Bolsonaro.
    Tenho uma cicatriz de cirurgia de câncer, é muito similar a que o Bolsonaro apresentou em vídeo do Malafaia. Chama a atenção que a facada foi com a faca deitada, na horizontal e a cicatriz não apresenta nenhuma marquinha na horizontal, é toda ela de cima a baixo vertical, estreita, teria que ter algum ponto na largura da faca.
    Teria como ver isso?

  31. a farsa do atentado a Bolsonaro.

    Nunca havia ouvido falar sobre Fernando Horta, tampouco lido. Caí de paraquedas nesta página pois uma busca no google me redirecionou como alternativa. Lí atentamente a ao final descobri o motivo do meu total desconhecimento sobre o autor. Texto sem justificativas, tratamento inadequado aos militares, superficialidade de análise. Como perdi tempo lendo, espero que ganhe tempo lendo este comentário. Quanto as minhas justificativas, o seu próprio texto me justifica.

     

  32. Essa família de vigaristas

    Essa família de vigaristas enganou todos os pobres de direita e a burguesia idiota de São Paulo. Duvido que o nazista fdp tenha sido realmente esfaqueado. Ele pode ter sido sim subemetido a uma cirurgia mas não por culpa da facada. Com certeza tudo foi premeditado para causar comoção no povo bobo e burro para aumentar a intenção de votos. Essa família é tão inescrupulosa que eles são capazes de tudo. E esses dias atrás sobre o suposto atentado contra aquele canalha do Holiday também é outra armação da extrema direita. Não encontraram nenhum resto de bala de revólver na vidraça do apartamento do Holiday e sim uma…bolinha de gude. No mínimo quem deu idéia de acusar a esquerda de tentar matar o Holiday foi aquele frouxo e bocó do Flávio Azambuja Martins vulgo Flávio Morgenstern. Quem conhece esse sujeito não o compra, ele é quem comanda a militância da extrema direita no twitter e ele possui muita influência sobre o clã Bolsonaro e o MBL. Outra coisa pessoal, eu estou censurado no twitter graças a esse mesmo canalha do Morgenstern, ele me denunciou no twitter só por eu ser oposição ao velho geriátrico e gagá do astrólogo Olavo de Carvalho! Quero mandar um salve aqui para a Olavinha, para o Pombo, para a Vivian, Mayhem Antifascio, e a Subhiev. Nunca esquecerei dos meus camaradas do twitter! Vocês são f…..!! Nós somos a resistência!!!

  33. QUANTA BESTEIRA

    Como o senhor pode ser tao baixo, escrever tanta asneira assim!! So o fato de voce estar defendendo o bandido ja demonstra quao bandido voce e.

  34. Se alguem tem duvida da farsa dessa facada, olha o video que bolsonaro posta em seu twitter fazendo fisioterapia, onde mostra apenas as pernas pedalando e uma mão mais jovem e delicada que a minha q tenho apenas 30 anos.

  35. Fernando falou,falou e negou o óbvio:Não houve facada!Donde veio esse papo de que uma facada de 15 cm não sangra?A faça sai limpa,?conversem com um cirurgião. Uma incisão de 3 cm com bisturi sangra.ha faz o seguinte fura o dedo com uma agulha .Só um pouquinho .Teste do pezinho?quem é pai ou mãe já viu.nao é só um furinho mínimo e já brota sangue?Meu Deus ,vivemos a época da burrice mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador