Colégio de Presidentes da OAB – 2017: um retrato do Brasil machista e racista!, por J.Roberto Militão

Colégio de Presidentes da OAB – 2017: um retrato do Brasil machista e racista!

por J.Roberto Militão

PRESIDENTES DA OAB reunidos: retrato de um Brasil machista e racista.

No eterno combate ao racismo e ao machismo institucional – na foto nenhuma mulher nenhum preto/pardo – não canso de apontar essa doença endêmica de nossas estruturas institucionais.

O ministério do governo federal – nenhuma mulher nenhum afro-brasileiro – no secretariado do governo dos principais estados do Brasil: idem, idem.

Em 2007, numa sessão de julgamento perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo – são os 25 desembargadores mais antigos do TJSP – fiz tal denúncia: na sustentação oral pedi aos ilustres Desembargadores que se observassem: eram todos homens, brancos. Eram frutos do racismo institucional que sustentava num recurso de ´Exceção da Verdade´ que promovia em face de um Juiz de Direito que em despacho judicial, frente a uma denúncia da prática de discriminação racial nos colégios Salesianos (não concede bolsas de estudos a pretos e pardos nos termos do cumprimento da legislação da filantropia – 20% das vagas deveriam ser bolsas de estudos para estudantes carentes) o Juiz proferiu: “Parece estranho que os pais de alunos acusem a escola da prática de discriminação racial e queiram, ao mesmo tempo, manter seus filhos matriculados na mesma escola”.

Em resposta a tal deliberação do Juiz (era o Estado-Juiz que manifestava), protestei afirmando que o Magistrado estava aderindo ao ditado popular: “os incomodados que se mudem” e com isso acolhendo a lógica racista da instituição. O Juiz sentiu-se ofendido e moveu um processo por calúnia. Contestei a denúncia do Juiz alegando um recurso denominado ´Exceção da Verdade” que era então o objeto do julgamento perante a Colenda Corte Especial do Tribunal de Justiça.

Tenho reiterado essa denúncia em todas as instituições. Nas reuniões do partido – PSB – é comum formarem mesas diretoras sem mulheres e sem pretos/pardos. No Conselho Seccional da OAB-SP idem, idem. No Egrégio Tribunal de Ética da OAB idem. E assim, sucessivamente. Em todos os parlamentos, mais de 90% são homens brancos que elaboram as leis inócuas, se beneficiam com as verbas orçamentárias, facilitam os desvios das emendas parlamentares e quase todos são corruptos e corruptores com os recursos de orçamentos públicos.

Importante demonstrar isso. Os homens brancos são apenas 25% da população e ocupam 98% dos cargos institucionais. E não o fazem por mérito. Fazem-no pela prática institucional do racismo e do machismo. Ao excluírem pretos/pardos e mulheres, se beneficiam e se autopromovem reciprocamente.

O combate ao racismo institucional tem sido minha matéria prima de ativista contra o racismo! Faz anos convenci-me não adiantar combater o racista individual. É preciso a destruição do racismo institucional.

Eis uma foto exemplar. ´Colégio de Presidentes da OAB´, em 2017; http://www.migalhas.com.br/Pilulas/265508

 

 

 

 

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A OAB SÓ SERVE PARA JOGAR

    A OAB SÓ SERVE PARA JOGAR BINGOS AS SEXTAS,CHURRASCOS NO SÁBADO,FUTEBOL NOS DOMINGOS E TRAMAR GOLPES NO RESTANTE DA SEMANA.

  2. colégio….

    Como produzir uma Democracia sem Entidades ou Agremiações onde a população se organize em estruturas democráticas? Somos uma Ditadura de Federações. Sindicatos, CNBB, Partidos Políticos, Federações Esportistas, CBF, COB…..Tudo com estrutura ditatorial impostas de cima para baixo. Mas a pior deles e a que mais tem possibilidades e obrigação de ser uma Estrutura Democrática é a OAB. Cada membro desta estrutura é um Doutor na ciência e conhecimento das leis. Como é possível a aceitação do monopólio e escravidão de uma Entidade mandando numa Classe Profissional onde os tais não escolhem de forma livre, direta e democrática todos os postos de comando desta Entidade? Mas são OBRIGADOS a pertencer a tal grupo e sustentá-lo. Imposição unânime do STF. “Toda unanimidade é burra” . E de muito estranhamento que num Colegiado de 11 Ministros, todos terem o mesmo pensamento sobre o assunto. Realmente a foto diz muito sobre a OAB. Mas diz muito mais sobre nosso país. 

  3. Cadeia a juizes pgrs e promotores Blindadores e aos Blindados

    Vivemos sob as legalidades operacionais de instituições vigas mestras publicamente constituidas em prol da cidadania. Estas instituições hoje no Brasil são encabeçadas por criminosos, golpistas que lutam para manterem-se nos poderes e para defenderem-se de seus crimes por vezes hediondos. Alem dessas instituições vigas mestras, temos as de segundo escalão, como essa da matéria já descrita do que se trata exatamente. E, alem dessas instituições em vários níveis, ainda temos os grupos marginais, como as máfias, maçonarias, religiões, TFPs, OPUSDEI etc… O que é comum nesses grupos, grupelhos e mocós, é que são clubes de bolinhas afeminados excludentes, inclusive constatado nas religiões hoje sabidas como verdadeiras lavanderias de grana proveniente de crimes, narcotráfico, contrabandos, propinas, sub e super faturamentos, etc etc etc… A luta natural para manutenção de instituições o mais livres possíveis de contaminações, é dificultada exatamente pelos criminosos desses grupos tipo maçonicos, grupelhos e mocós, formados por mafiosos que ajudam-se no dia a dia, colhendo ao máximo os bons frutos, deixando os podres para os que lhes cercam. São clãs de extrema direita, verdadeiras ku klux klans, responsáveis pela mérda que se encontra o Brasil, não dando chances e até tentando estraçalhar governos formados por nacionalistas-desenvolmentistas-progressistas-inclusivos como Lula, Dilma e o PT.

    TÁ TUDO NA INTERNET!!! É CTRL-C, CTR-L V!!! 

    OS BANDIDOS CRIMINOSOS GOLPISTAS ESTÃO TÃO A VONTADE, BLINDADOS E IMPUNES PELOS JUIZES E POLICIAS DA MÁFIA FHC CLINTON, QUE AINDA TIRAM FOTOS E COLOCAM NA INTERNET!!! TODOS, SEM EXCEÇÃO, ESTÃO SAQUEANDO O BRASIL E O POVO BRASILEIRO!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Resultado de imagem para fhc maçonaria imagensResultado de imagem para MILITAR MAÇON IMAGENSResultado de imagem para ALCKMIN MAÇONARIA IMAGENSResultado de imagem para ALCKMIN MAÇONARIA IMAGENS      Resultado de imagem para maçom assassino imagens

    Resultado de imagem para ku klux klan simbolo     Resultado de imagem para fhc maçonaria imagens Resultado de imagem para fhc maçonaria imagens    Resultado de imagem para ALCKMIN MAÇONARIA IMAGENS

    Resultado de imagem para MILITAR MAÇON IMAGENS       Resultado de imagem para MILITAR MAÇON IMAGENSResultado de imagem para MILITAR MAÇON IMAGENS  Resultado de imagem para maçonaria forças armadas imagens

  4. Não posso escrever em

    Não posso escrever em minúsculas pois faço parte de uma ong de deficientes visuais que me seguem e é em respeito e consideração a eles.Além do mais creio ser de uma frescura desgraçada acreditar que caixa alta é gritar e se assim for continuarei gritando ou prefiro me calar ao invés de cochichar.

    1. frescura

      QUEM SERÁ QUE CONVENCIONOU ISSO?

      ESCREVER EM MAIÚSCULAS FACILITA GRANDEMENTE A DIGITAÇÃO DE QUALQUER TEXTO.

      TAMBÉM NÃO ACHO QUE SEJA GRITO OU FALTA DE EDUCAÇÃO

      E SE ALGUÉM ME ESCREVE EM “CAIXA ALTA” EU NEM LIGO.

       

  5. BRASIL PLURAL

    Poder se reveza mas não muda de mãos, sob pena de permitir liberdade aos subordinados.

    Esse é o  lema dos componentes da “lojinha”, os machistas da primeira origem, o club do Bolinha de França.

    Esses que mudaram o símbolo dos governos Lula e Dilma ( pessoas de todas as cores de mãos dadas) para um plano azul, onde o Brasil paira como uma bola chutada no ar, sem rumo, para eventualmente cair sem o verde de suas florestas e o amarelo de suas riquezas.(Veja análise  semiótica no cinegnose de 20/05/2016)

    A turma de dirigentes da  OAB, sendo um de seus sustentáculos, não vai dividir seu poder de manipular o direito às minorias, à ralé ou à maioria passiva. Direito, só aos escolhidos. Para os demais, só obrigações e o longo braço da lei.

    Na verdade, um advogado humanista ou com uma visão social abrangente jamais se sentiria bem num meio desses. É tanto salamaleque, hipocrisia e ortodoxia, que  a pessoa normal se sente asfixiada.

    Essa oab macha, só muda se e quando o sistema político for oxigenado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador