Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Espelho, por Rui Daher

Espelho, por Rui Daher

Sabem por que ele poderá ganhar? Porque, contrariando tudo o que se estudou nas Ciências Humanas, da Antropologia à Psicologia, passando pela Sociologia Política, ele sacou a essência do povo brasileiro.

Olhem-se no espelho. Vocês são semelhantes ao JB, em pensamento, desejos e intenções. Uns bostas, pois, ao não compreenderem o que aí virá. #Ele não, #Ele Nunca.

Serão milhões de cristãos apoiando a violência e o não-perdão; judeus coonestando o ethos totalitário; mulheres submetendo-se ao machismo pensando protegerem seus ‘filhinhos’ ao voltarem da escola; GLBS distraídos da violência skinhead; negros inocentes infensos ao racismo, pois imbecilmente justificados ao praticaram-no em mão contrária. Desnacionalização total de nossos patrimônio e soberania. 

Não falo com quem, como eu e amigos, teve todas as oportunidades das heranças meritocráticas. Como bem disse o médico Dráuzio Varella, “quero ver meritocracia entre quem nasce em favelas, sem a presença de pais e de educação comunitária”. Sei dsso. Tenho em filho abnegado que ensina Educação Artística na Comunidade Paraisópolis. Querem nos encarar, coxinhas de merda? Aqui se pensa e age.

Poderemos, alguns, outros nem isso, sofrer mental e culturalmente, mas o Acordo Secular de Elites estará se fortalecendo para mais transferir renda e patrimônio a quem menos precisa e mais impiedoso será com os dependentes dos aparelhos sociais.

Mas, infelizmente, os apoiadores e eleitores de JB nunca leram porra nenhuma, cagam para o País, e acham que nos armando para matar bandidos construiremos uma nação desenvolvida, mais justa e segura. Com uma população ausente da boa leitura, fazer o quê?

Se a tendência dos sistemas econômicos capitalistas, tanto nos países ricos como nos médios e pobres, apontam o raleio dos empregos, o que vocês conquistarão votando em JB? Nem pensem em 1 litro de uísque da marca escocesa mais barata. Para apreciadores, de menor qualidade. A mim, adepto do destilado nacional, não preciso, vou a Salinas (MG).

Com JB, a indústria será ainda mais desnacionalizada; a falta de emprego e renda fará o comércio continuar fechando portas, os serviços não financeiros mais restritos ou mais caros. Vocês empobrecerão, ao contrário do que tiveram com o prisioneiro de Curitiba.

Ricos e pobres, lembrando que hoje em dia não há mais classe média na Federação de Corporações, pensem em como correram suas vidas entre 2003 e 2015. Pra não parecer petismo, mesmo antes, com Itamar e FHC. Melhor, não? Incluam aí o projeto inicial de modernização de Collor. Ah, corrupção em licitações e caixa dois em processos eleitorais, quando não? Fisiologia política, também.

E que merda é essa de aceitarem a polarização de dois extremos, quando há um só? O PT entregou tudo o que as elites queriam, exercitando firulas tópicas, ditas por vocês como bolivarianas. Ridículo. Sugiro lerem ou admitirem que estão apenas afim de seus interesses pessoais. Amigos, que conheço ou no passado conheci, nunca me pareceram burros, apenas voluntaristas de seu meritocrático bom viver.

Haddad radical? Coitado, desculpe-me Fernando. Como radical que sou, votarei em Guilherme Boulos. No segundo turno, se for com a baixa qualidade e preço do JB, reconsidero. TNC!

https://www.youtube.com/watch?v=2lMtQLj-0Nk]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=EIe4hliRRm8

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bolsonaro não ssacou a

    Bolsonaro não ssacou a essência do povo brasileiro. Quem sacou issom foi a empresa americana que fez a campanha do Trump e que depois fez a campanha do Bolsonaro.

  2. Não me vejo nisso

    Não vão dizer que não foi falta de aviso. Assim tenho dito as pessoas que conheço e que dizem que vão votar no Bolsonaro, pois toda as vezes que ouço uma pessoa dizer isso, peço venia 🙂 e  passo a explicar quem é o Bolsonaro, quais suas aspirações de fato e tento explicar historicamente o Pais. Tenho feito isso todo dia porque aqui também tem uma galera brasileira que vai cegamente para o matadouro. Se assim o for, se o palhaço miservel da politica ganhar, pouco afetara minha vida diretamente – ainda que indiretamente va sofrer bastante – mas vocês que ai estão…  benza à Deus, hein!

    1. Maria Luisa, minha cara

      É como respondo ao Gy e me posiciono no texto. Continuarei tangenciando a classe A e lendo e escrevendo à esquerda. 

      Abração

  3. Povo inocente ou culpado?
    Muitos culpam o Povo nesta tragédia que se aproxima. Dizem que, por pior que seja a formação escolar, quem vota em Bozoflato o faz por gostar e querer conscientemente o machismo, a homofobia,o ódio e a perseguição ao diferente.

    Mas neste texto senti uma ideia de que o povo ignorante, iletrado e excluído pode ser mais vítima que culpado.

    A culpa da elite é consenso de todos. São egoístas que sempre destruíram povo e país em nome de sua ganância infinita.

    Agora, culpar Também o povo é alentador, pois os faz merecer toda desgraça que virá. Mas, se pensamos que o Zé povinho que vai votar no próprio carrasco são bem mais vítimas de um Sistema e de uma cegueira imposta que nunca escolheram, aí passamos a ver como o brasileiro só se dá mal, não tem oportunidade,está condenado desde sempre, e tal consciência de tamanha injustiça eterna, contínua e infinita desde sempre e para sempre é revoltante, indignante, nos deprime, nos arrasa.

    1. Gy Francisco,

      Não se trata de culpabilidade, mas cegueira. Acabo de responder, em outro texto do BRD a quem jogava toda a motivação proletária pró-JB sobre as condições econômicas e de dominação. Como respondi:

      “Somente hoje tive oportunidade de voltar a este post, em consequência a seu ótimo texto. Mas discordo quando se leva tudo às diferenças de classes na economia, deixando a esfera da superestrutura de lado, o que pode virar apenas economicismo. E, hoje em dia, há amplo proletariado, principalmente de jovens, que tiveram acesso aos estudos e podem compreender perfeitamente o que significa idéias bolsonaristas, próximas dos totalitarismos”.

      Depois de verificarem como Lula transformou o País, ricos (principalmente) e pobres, por que hoje votam motivados pelo antipetismo. Corrupção? E a dos demais?

      Abraços

  4. Oração de Exorcismo
    Oração de Exorcismo Caput mortuum imperet tibi Dominus per Adam lotchavah!Aquila errans, imperet tibi Dominus tetragrammaton per Angelum et leonem!Michael, Gabriel, Raphael, Anael!Pluat udor per spiritu Elohimm. Maneat Terra per Adam, Jatchivah. Fiat Jadictum per ignem in virtude Michael.PS. Não sei o que significa, mas o desespero é tanto!         

    1. Pena que…

      …acabei de ver essa fórmula exorcista agora. Perguntei a moça do caixa do supermercado em quem ela NÃO votaria de jeito nenhum (Marina), nisso apareceu um eleitor do Bolso. Parecia possesso. Até com os olhos esbugalhados e faltando o fôlego de tanto falar. Assustador.

      Exorcizamus te, omnis immundus spiritus,omnis satanica potestas, omnis incuriso infernalis adversarii,omnis legio, omnis congredatio et secta diabolica…

       

  5. Uma multidão de lemingues.

    Para quem não sabe ou não leu os mamíferos, um velho livro publicado pelo MEC na década de 60, existem os lemingues, um bichinho curioso que de tempos em tempos se colocam em marcha rumo ao suicidio. Assim vão seguindo até um precipício e de lá vão se jogando 1 a 1.

    Ninguém até hoje sabe a razão disto tudo.

     

     

  6. A única consolação, caso a

    A única consolação, caso a besta vire presidente, é ver os eleitores do jumento, depois de alguns meses de governo, olharem-se no espelho e enxergarem um jumento. Ea grande dúvida: aprenderão alguma coisa ?

    1. WG,

      creio que se nem depois de verem o que aconteceu em suas vidas antes, durante e depois de Lula, aprenderam, é por que jumentos nunca deixarão de ser.

      Abraços

  7. Sonho de Uma Noite de Primavera
    De tão indignada e apavorada com a possibilidade da vitória “daquele”, sonho com a ideia de Haddad abdicar de sua candidatura em benefício do Ciro; Estaríamos, com certeza, no segundo turno e imbatíveis. Sonho … Elizete

  8. Tá osso! Só Alá pode nos ajudar!

    JESUS .. caros amigos tô aqui na Vila Romana, fronteira com a Pompeia, Agua Branca. Passeando toda santa manhã, com o Cuba, meu labrador. Nas portarias, nos pontos de táxi, no sacolão, no ponto final do ônibus etc.. Desanimador. Desanimador. Legal que ao andar com cachorro, vc para em todo lugar e fica “curiando” as conversas! Celulares na mão. ‘meu whazap tá pegando fogo” diz Jaime, o motorista de táxi, que fica na esquina de casa. Não posso odiá-lo. O cara é gente boa demais. Já me salvou de cada uma. Sabe aquela de levar o RG no aeroporto com urgência ou vc não embarca? De levar filho doente no PS? Mas é bolsonaro até o fio do cabelo. Ele e milhares de taxistas, uberistas etc. Não querem saber. PT Jamais. “O PT é responsável por tudo isso que estamos passando” diz o porteiro do meu prédio, junto com zelador, e são unânimes: se der Bolsonaro, é culpa do PT. Pergunto: vcs vão votar em quem? “Uai, no Bolsonaro”. Tá assim, pessoal. São formiguinhas muito bem instruídas. Já do nosso lado, militantes e não-militantes, brigas desnecessárias, acusações, às vezes prepotência de alguns colegas, tipo “não voto em coronel, deixa o coiso ganhar”. É isso aí.. como disse meu filho ontem (tem 19 anos): “tá osso pai, só por Deus”

     

    1. Aleminas,

      você filmou meu cotidiano e sempre com pessoas de quem gosto, pois de quem não gosto nem me aproximo. Só por Deus, mesmo.

      Abraços

  9. Espelho

    Boa, caro Rui!

    E agora imagine o seguinte: a China, buscando favorecimento a seus interesses nacionais, alicia e suborna funcionários públicos brasileiros, concursados, em cargo eletivo ou comissionado. E não contente, demole uma nossa plataforma de petróleo em alto mar além de aproveitar-se da concessão que lhe fizemos sobre a base de lançamento de foguetes e impede o trânsito de nosso militares na área.

    Aposto que nós, que “lemos jornais” entre tantas outras coisas que fazemos a fim de absorvermos cultura, nos sentiríamos indignados com “esses bostas comunistas”, sairíamos em protesto às ruas, exigindo que nossas autoridades – lembre-se de que elas estão compradas pelos chineses, hein? – expulsem os chineses de nosso país.

    Os EUA fazem aquelas barbaridades todas e muito mais, e ainda assim consumimos-lhes a música e o cinema, copiamos-lhes caras, bocas e trejeitos, achamos Nova Iorque “um barato”… acho que é pelo consumo do “bom”, ainda que apenas divertidinho, que aceitamos o que nos prejudica, será que não? Estaremos dispostos a abrir mão das bobagens divertidas para evitarmos o nefasto que, obrigatoriamente vem anexo?

    É um espelho difícil de olhar…

  10. plimplim

    Uma cambada de mané, com supremo com tudo, pensa que pensa sózinho. Que achou a sua turma e ela é a dos ricos. Desde porteiros até motoreiros de uber. Os mesmos 86% que aprovaram o governo d”O Cara”, segundo Obama. Donos de quitandas e de carrinhos de pastel que estão porraqui! de ouvir falar de kurrupissaum. O ódio deles é nunca dos ricos mas de um único pobre que os ajudou. Batem panela para não escutar a voz da razão. O ódio é seu combustível.

    Hoje eles constituem um exército que marcha irmanado, ricos à frente remediados logo atrás e a escumalha na rabeira, como manda a merditocracia. São eles o exército da globo. 

      1. Ô, Emerson, meu caro

        É isso, mas é triste. Nem rio ou Rio mais. Como dizia o grande Ziraldo com uma faca enfiada nas costas, “só dói quando rio”.

        Abração

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador