Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Há poucos tão competentes quanto Weintraub, por Gilberto Maringoni

O QUE BOLSONARO PRECISA é de alguem com capacidade - seja histriônica, seja canastrã, seja escandalosa - de criar crises e tensões a todo momento.

Há poucos tão competentes quanto Weintraub

por Gilberto Maringoni

Não será fácil para Bolsonaro encontrar um substituto a altura de Abraham Weintraub para a Educação. No cargo, ele demonstrou rara competência para o papel que o ex-capitão necessita para um auxiliar de primeiro escalão.

Não falo da competência para destruir a Educação, desmoralizar o maior sistema de avaliação pedagógico unificado do mundo ou para semear desalento entre a sociedade. Picaretas e gente sem-caráter são encontráveis em cada esquina. Weintraube é mais.

O QUE BOLSONARO PRECISA é de alguem com capacidade – seja histriônica, seja canastrã, seja escandalosa – de criar crises e tensões a todo momento. Ele busca alguém que semeie insegurança constante em larga escala e crie lógicas próprias, com o objetivo de pautar a agenda nacional.

Todo o atual governo funciona assim. O Itamaraty inventa uma ameaça de guerra contra um vizinho, gera tensões com a comunidade palestina interna, os rebentos de papai contratam e demitem coleguinhas de farras e generais – para eles a mesma coisa – de altos cargos da República a torto e a direito, faz sucesso uma campanha pela abstinência sexual e o chefe-mor faz piadas racistas, homofóbicas e inconvenientes a toda hora.

Buscar entender o governo Bolsonaro com a lógica cartesiana da política – formação de maiorias, disputas por hegemonia, previsibilidade jurídica etc. – é bobagem. Assim como é desvairada a ideia de se “torcer para o governo acertar”. Não existe acerto e erro em Bolsonaro. Aqui é sturm und drang, tempestade e força, terapia do choque cavalar de meia em meia hora. Atira-se primeiro e pergunta-se depois.

Para um governo que tem muito pouco a entregar em matéria de melhorias na vida material – emprego, renda, comida – para os de baixo, um choque de 220 W algumas vezes ao dia é ótima pedida. Isso, ao mesmo tempo em que o desmonte da Nação, do Estado e da cidadania prossegue pelas mãos de Guedes, auxiliados pelos centrões e pelos neoliberais com preocupação social, o novo xodó da grande mídia.

Weintraube cumpre os vários papeis, chuta, xinga e destrói. Um portento!

Não é fácil achar alguém com tantos predicados. Não é fácil…

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trapalhadas do governo Bolsonaro é para esconder saqueadores…
    os próprios saqueadores já reconheceram que a situação política financeira atual do Brasil é a ideal para eles por ser não produtiva, aventureira, mafiosa e familiar, ou seja, a que inclui todas as nossas principais instituições, com STF, com tudo

    Saqueadores adoraram a volta da reprodução parasitária, familiar, como o próprio Guedes já deixou bem claro ao declarar que de agora em diante só entra quem for do agrado do chefe

    e o chefe sabemos muito bem quem é, o amado e divino do Bolsonaro, um saqueador universal

  2. Até parece que prestam vestibular para verificar o nível do estrume intelectual. Aqueles mais bem classificados entram no rodizio para assumir uma boquinha no esgoto.
    Particularmente, acho dificil de superar aquele idiota das relações exteriores , que é seguido muito de perto por aquela que papeou na goiabeira com Cristo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador