Michel Temer, o verdadeiro Hannibal Lecter de Pindorama, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Michel Temer, o verdadeiro Hannibal Lecter de Pindorama

por Fábio de Oliveira Ribeiro

As informações sobre o célebre personagem literário e cinematográfico são abundantes https://pt.wikipedia.org/wiki/Hannibal_Lecter. Ele se distingue dos psicopatas mais famosos do cinema por sua sofisticação intelectual e invejável frieza.

Nada é capaz de deter Hannibal Lecter. Preso, ele induz outro presidiário a se matar (O silêncio dos inocentes-1991). Solto ele facilmente convence um médico respeitável a matar seu repugnante paciente (Hannibal Lecter-2001). Ele é capaz de praticar atos violentos sem demonstrar qualquer emoção.

As vítimas de Hannibal Lecter são quase sempre pessoas desagradáveis, competitivas, prepotentes, indelicadas, desonestas e repulsivas. Em virtude disto, o público é levado a nutrir um sentimento ambíguo em relação ao vilão. Assim como fica enojado ao ver Paul Krendler devorar pedaços do próprio cérebro (Hannibal Lecter-2001), os espectadores raramente deixam de imaginar que ele mereceu seu infortúnio.

Em nenhuma sociedade civilizada alguém seria capaz de dizer que há equivalência entre a conduta de Paul Krendler (ele assedia sexual e moralmente Clarice Starling) e a punição que ele recebe (lobectomia frontal). Ao flexibilizar nossos conceitos de justiça Hannibal Lecter se torna um vilão perfeito. Todavia, a perfeição dele consiste em demonstrar como é que nós mesmos somos quase tão imperfeitos como ele. É nesse sentido que existe uma profunda identidade entre Michel Temer e Hannibal Lecter.

Criminoso contumaz de longa data que enriqueceu recebendo propinas, o usurpador brasileiro se comporta como se fosse uma pessoa inocente e acima de qualquer suspeita. Apenas aqueles que revelam seus segredos ou perseguem sua punição é que são criminosos. Temer considera perfeitamente normal tanto derrubar uma presidenta honesta quanto agir desonestamente para impedir o TSE de cassar seu mandato e o STF de mandá-lo para a prisão. Como todo psicopata ele acredita que não deve ser julgado senão pelos critérios que ele mesmo definir.

A esmagadora maioria dos brasileiros de classe alta e de classe média alta sem dúvida alguma gostaria de ter o mesmo poder e desenvoltura que Michel Temer. A admiração que ele inspira nos tucanos é evidente e um indício importante de sua representatividade social. Portanto, assim como Hannibal Lecter, o usurpador brasileiro é um vilão que atingiu a perfeição. Temer expõe ao respeitável público os padrões distorcidos e repugnantes da justiça tal como ela é imaginada, desejada e distribuída no Brasil. E ao fazer isto ele também obriga suas vítimas a devorar seus próprios cérebros corrompidos para continuar vivendo. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu rpeferia Hanibal

    Apesar da comparação ser válida em alguns aspectos existe uma diferença crucial entre Hanibal e Temer. Hanibal só não tem escrupulos para aplicar sua lei às suas vítimas, e o faz com inteligência, enquanto Temer só é torpe.Além do mais Hanibal dirige sua inteligência contra aqueles que ele considera que suas leis devem ser aplicadas. Temer por sua vez, não tem nenhum escrúpulo ou caráter e dirige suas leis contra a população de um país inteiro em benefício próprio.

    1. Muito bom comentário e à altura do post

       

      Jotage (quarta-feira, 07/06/2017 às 19:47),

      Tão bom comentário e tão à altura do post que me fez questionar que como naquele país em que os vurros trocam o b pelo v, aqui os inteliventes trocam o g pelo v e vice-versa. Desculpe a brincadeira que era apenas para salientar que você pode ser outro.

      De todo modo gostaria de deixar explícito que por saber que o presidente antes provisório e agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, já não consegue esconder quem ele é, eu o prefiro até as eleições, desde que diretas e desde que para eleger um presidente no regime presidencialista,  de 2018, a ter um presidente que não se sabe sob qual máscara ele se esconde.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 07/06/2017

  2. Boa comparação. Mas o mordomo

    Boa comparação. Mas o mordomo vampiro está destruindo a vida de milhões de brasileiros, um verdadeiro genocídio a mando do mercado, só comparado em crueldade aos barões da mídia. Perto dessa gente, Hannibal é um inocente.  

  3. Se o temer é o verdadeiro

    Se o temer é o verdadeiro hannibal lecter de pindorama, e o fhc, cérra, aécio… seriam o quê?

    CADEIA PRÁ TODOS OS BLINDADADOS E BLINDADORES! SÃO TODOS TUCANOS XENÓFOBOS PERSEGUIDORES DE PETISTAS!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador