O confronto interno da direita: comentário de Frederico Firmo

Frederico Firmo
Físico, professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Autor do livro "Luz sobre os campos: Maxwell e Faraday- Editora Odysseus. E posts no GGN
[email protected]

Focaram-se nas pessoas e nos grupos que defendiam, facilmente influenciáveis por pressão, tinham em comum o receio de que o PT voltasse

Javier Milei posando com Eduardo Bolsonaro e José Antonio Kast – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Comentário de Frederico Firmo na publicação “Xadrez da conspiração do STF que resultou em Bolsonaro“, de Luis Nassif:

Do passo a passo tão bem descrito por Nassif, fica claro que, neste processo, esta casta de juízes jamais soube analisar o país e política. Focaram-se nas pessoas e nos grupos que defendiam, eram facilmente influenciáveis por grupos de pressão, servindo a interesses diversos, mas que tinham em comum o receio de que o PT voltasse à Presidência.

Se para alguns políticos isto era impensável, a direita dita moderada e desvairada como a que acompanhou Serra e Aécio estava em pânico, mas em confronto interno. Desde o FHC, esta direita jamais conseguiu fazer um governo minimamente decente para a população. Sempre falando em índices, bolsa, mercado e privatizações, não foram capazes nem de governar, nem de ganhar corações e mentes. Mas o temor de perder, mais uma vez, para o PT os transformou em feras, monstros capazes de se aliar ou vender a alma ao diabo.

Obviamente em busca de um respaldo popular, viram Bolsonaro como aquele que fala a linguagem de boteco. Confundiram a linguagem de boteco com a linguagem do povo, e terminaram por imprimir na cabeça de muitos que um ignorante com conversa ignorante e muita truculência defenderia seus interesses. Ele não faliu por si próprio, mas sim pela plêiade de terraplanistas econômicos, oportunistas, corruptos e um grupo imenso que, sempre temerosos de um fim próximo, se jogou no butim pensando: é agora ou nunca.

Receosos de que não permaneceriam no poder, fizeram todas as falcatruas e barbaridades no mais curto espaço de tempo, e deixaram no Legislativo uma trupe que, no momento, tenta incrustrar nas leis formas de ganhar dinheiro e poder.

O STF hoje parece querer dizer o óbvio. Eles, de fato, não queriam este que colocaram no poder, eles preferiam Aécio Serra, Dória. Qualquer um, assim como prefeririam Macri a Milei, afinal de contas “o estilo é importante”. Porém, o país continua da corda bamba em surto maníaco-depressivo.

Frederico Firmo

Físico, professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Autor do livro "Luz sobre os campos: Maxwell e Faraday- Editora Odysseus. E posts no GGN

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador