Brasileiros em Gaza dependem de Egito liberar fronteira para voltar

Autorização do governo do Egito permitirá que grupo cruze a fronteira e se desloque até o aeroporto do Cairo

Avião presidencial aguarda em Roma autorização de trâmites diplomáticos. Foto: FAB

Em Rafah e Khan Yunis, em Gaza, 28 pessoas aguardam a autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e chegar até o aeroporto do Cairo para, de lá, serem repatriados ao Brasil. O grupo retornará ao país no avião da Presidência da República, que tem capacidade para até 40 passageiros.

O presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para o resgate do grupo. O presidente falou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, como o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi e com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, entre sexta e sábado passado.

Deste grupo, 18 pessoas estão abrigadas em Rafah, onde passaram a noite em imóvel alugado pelo Itamaraty. Eles estavam na cidade de Gaza, em uma escola, a Rosary Sisters School, que fica na periferia da capital, ao sul.

Outra parte deste grupo, dez pessoas são moradoras de Khan Yunis e aguardam a liberação em suas casas. A cidade é próxima de Rafah.

O grupo é composto por 22 brasileiros e 6 palestinos com residência no Brasil. Todos estão recebendo acompanhamento psicológico, por profissional palestina contratada em Gaza e têm apoio do governo brasileiro para o aluguel, transporte, abrigo e alimentação.

O avião da Presidência da República está no aeroporto de Roma, na Itália, aguardando autorização de trâmites diplomáticos com Egito, Israel e o lado palestino para que os brasileiros possam cruzar a fronteira com segurança e embarquem para o Brasil no aeroporto do Cairo, no Egito.

OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ — A viagem dos brasileiros que estão na fronteira de Gaza com o Egito deve encerrar a primeira fase da operação Voltando em Paz, deflagrada pelo Governo Federal após o início da violência na região. Na madrugada deste domingo, dia 15, chegou ao Rio de Janeiro o quinto voo, com 215 brasileiros que estavam em território israelense. No total, foram trazidas de volta 916 pessoas.

Os primeiros 211 brasileiros repatriados desembarcaram em um voo da FAB que chegou na quarta-feira à Base Aérea de Brasília (DF). Outros 214 chegaram na quinta-feira ao Aeroporto do Galeão, no Rio.

O terceiro voo de resgate trouxe 69 passageiros e aterrissou na manhã de sexta-feira. Cinco desceram em uma escala em Recife (PE) às 6h07 e os demais no destino final da aeronave — a Base Aérea de Guarulhos (SP). A quarta aeronave com repatriados chegou ao Rio de Janeiro com 207 passageiros na madrugada deste sábado (14).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembrando que o governo egípcio é autoritário de direita, uma solução que poderia ser buscada é o embarque num porto/praia do extremo sul, sejaainda dentro da fronteira de Gaza ou logo no início dentro da fronteira do Egito. Israele poderia fiscalizar facilmente quem estaria saindo na(s) embarcação(ões), que em seguida iria par outro país da região que não o Egito e este governo cretino de Cairo não precisaria se preocupar com uma “invasão brasileira” (ou mesmo de seus irmãos árabes palestinos. A deshumanidade está tomando conta do mundo de “murisSi”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador