Presidente do PT aponta “desmandos” e “delações forçadas” na Lava-Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do Fato Online

O presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Rui Falcão, chamou de “denúncia relevante” a carta aberta, assinada por um grupo de pouco mais de cem advogados, com críticas à Operação Lava-Jato. De acordo com ele, está ocorrendo uma série de “desmandos” perpetrados em nome da operação e exageros para que sejam firmadas “delações” de forma “forçada”, além de vazamentos seletivos de informações sigilosas.

“A denúncia alerta para os exageros das delações forçadas, dos vazamentos seletivos de informações, ao excesso das prisões preventivas, para a espetacularização dos julgamentos, às restrições ao direito de defesa e ao trabalho dos advogados”, ressalta Falcão.

O manifesto dos advogados foi divulgado na última sexta-feira (15). Os juristas acusam a operação de violar os direitos e garantias fundamentais dos suspeitos, além de se utilizarem das prisões para obter acordos de delação premiada. Para eles, tem se visto uma “espécie de inquisição”, onde já se sabe “qual será o resultado”.

Além disso, os advogados afirmam que tem se visto “sonegação de documentos às defesas dos acusados, a execração pública dos réus e a violação às prerrogativas da advocacia”. Para eles, existe uma pressão sobre magistrados para não acatarem recursos nem habeas corpus dos acusados, além de questionamentos à parcialidade de alguns juízes, sem citação a nomes.

Em editorial publicado no site do PT, nesta segunda-feira (18), Falcão rechaça críticas endereçadas aos advogados e afirma que o combate à corrupção “não pode servir à violação de direitos”.  “O combate à corrupção, a corruptos e corruptores, não pode servir à violação de direitos, nem tampouco para fragilizar a democracia, tão duramente conquistada”, finaliza o presidente do PT.

Íntegra do editorial:

“Uma carta aberta de advogados, veiculada semana passada sob a forma de “informe publicitário” é mais uma denúncia – relevante –, entre as que vêm se sucedendo contra desmandos perpetrados em nome da chamada Operação Lava Jato.

O fato de alguns dos operadores do direito serem advogados de presos e/ou condenados em primeira instância não tira o mérito do “repúdio ao regime de supressão episódica de direitos e garantias verificado na Operação”, conforme o título do documento.

Somando-se a outro texto já subscrito anteriormente por juízes democráticos de juristas, a denúncia alerta para os exageros das delações forçadas, dos vazamentos seletivos de informações, ao excesso das prisões preventivas,  para a espetacularização dos julgamentos, às restrições ao direito de defesa e ao trabalho dos advogados e – por que não? –  “uma atuação judicial arbitrária e absolutista, de todo incompatível com o papel que se espera ver desempenhado por um juiz , na vigência de um Estado de Direito”.

O repúdio dos advogados, que recebeu ataques indecorosos por alguns responsáveis pela Operação, estendeu-se, ainda, para o trabalho sujo de uma semanal da imprensa marrom, que publicou fotografias de alguns réus, provavelmente extraídas de seus prontuários, com a clara intenção de “promover-lhes o enxovalhamento e instigar a opinião pública”.

E a denúncia  – que exige resposta das autoridades – prossegue: “Ainda que parcela significativa da população não se dê conta disso, essa estratégia de massacre midiático passou a fazer parte de um plano de comunicação, desenvolvido em conjunto e em paralelo às acusações formais, e que tem por espúrios objetivos incutir na coletividade a crença de que os acusados são culpados antes mesmos de serem julgados…”

 

O combate à corrupção, a corruptos e corruptores, não pode servir à violação de direitos, nem tampouco para fragilizar a democracia, tão duramente conquistada. É preciso vigilância e luta aberta contra este embrião de Estado de exceção que ameaça crescer dentro do Estado Democrático de Direito.

Rui Falcão é presidente nacional do PT”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Uma ótima frase de Immanuel

      Uma ótima frase de Kant para você meditar quando estiver submergido em seu recanto :

      “Se o homem faz de si mesmo um verme, ele não deve se queixar quando é pisado “

       

       

       

       

       

      1. Afinal quem é o verme?

        Me parece que neste caso  que   um verme é quem é conivente com  com a violação de direitos,

        ( mesmo que seja dos inimigos)

        quem ao ver  uma pessoa em execração pública não se coloca em seu lugar. ,

        ( mesmo que seja de um inimigo)

        quem participa de linchamentos publicos. 

        quem se alegra com a humilhação alheia.

         

        Pois então como diz Kant 

        não se queixe quando chegar sua vez;

      2. Grande Luiz…rsrsrsrsrs…

        Prezado, para não gastar tempo com vc, vou só lhe dizer que sou, também, formado em Filosofia. No mais, ao ler sua baboseira sobre Kant…rsrsrsrs…Eu sempre preferi o mestre Wittgenstein…

        Bom, voltando a você, eu lembrei mesmo foi do grande mestre Luiz Gonzaga: “…O jumento é nosso irmão. Quer queira, quer não…”

        Creia. Tem mais filosofia para você nesta frase que em todo Kritik der reinen Vernunft…rsrsrsrs…

         

        Resultado de imagem para ludwig wittgensteinResultado de imagem para luiz gonzaga

         

         

        1. Feche a sua cloaca, o grande

          Feche a sua cloaca, o grande Gonzaga não merece gravitar em sua mente ordinária .

          Ocupe sua degenerada mente com seus ídolos golpistas, sarafrários e fascistas .

           

          1. grande resposta, antonio

            grande resposta, antonio carlos silva….

            como diria o millor, o cara parece  uma hiena….

            dá uma por ano e ainda ri !!!!

             

  1. Greve de fome!
    Alguns presos foram assassinados “de direito” e por que não tentar seguir esse caminho de fato? Presos como Dirceu e Vacarri fariam um enorme bem e um grande favor à causa democrática se em protesto encampassem uma greve de fome. Serviria, inicialmente, para chamar a atenção da opinião pública internacional. Aqui como bem demonstrou o post, está tudo dominado. Valeria, ainda para consolidar o caráter político da operação lava jato. Em certos momentos ter coragem de morrer é muito mais digno do que morrer sem coragem.

  2. Quando é que o Sr vai visitar

    Quando é que o Sr vai visitar o Vaccari?  É la que o Sr já deveria ter ido em vez de esperar uma carta de advogados de outros réus para fazer politica advocaticia!!!!! 

    Não sou pessoa filiada a nenhum partido mas o PT que sempre está na mira vive de notinhas. Que posicionamento lixo.

     

     

     

     

     

    1. Visite tb o José Dirceu !  Eu

      Visite tb o José Dirceu !  Eu li todo o tal “processo de nº 470”. Não há uma única vírgula que possa incriminar esta pessoa. 

    2. Falou tudo.
      Sem contar que abandonou também o senador Delcidio, que sempre foi fiel a Lula e cuja prisão foi considerada inconstitucional pelos mesmos advogados que Falcão agora elogia. Em suma, o líder petista gosta de incentivar a briga dos outros , mas não dá a cara pra bater por ninguém.

      1. Não concordo com seu

        Não concordo com seu posiconamento sobre o sen Delcídio. Ele errou feio. Fez um papelão. Se devia estar preso? Eu diria que não. Não era caso para prisão e sim de uma investigação profunda e justa sobre sua atuação neste caso.

        Quanto a tal “fidelidade ao Lula”…hummm…não conheço nem um dos dois intimamente para falar… mas não tenho, tb, esta opinião. 

  3. dizem que se o pt tivesse

    dizem que se o pt tivesse denunciado as mazelas do tal do

    mensalão-mentirão logo de cara, não teria sofrido tanta  perda política

    desta vez parece que fibalkmente acordou para essa

    questão dp estado de exceção implantado na lava-jato

    em pleno estado democratico de direito,

    aparentemente um paradoxo…….

    mas é apenas o mau uso da liberdade desse conluio grande mídia et caterva

    1. Foi o PP…rsrsrs…

      E foi o PP…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

       

                                                                    Essa Base aliada dos LAMBUZADOS…

  4. Moro eh um golpista tao
    Moro eh um golpista tao descarado e sem limites que para conseguir a delaçao de Cerveró condenou a 40 anos de prisao para em seguida oferecer-lhe liberdade e alguns milhoes de reais para denegrir a imagem do presidente Lula e do PT. Juiz ele nao eh..com certeza nao….alias faz jus a sua velha militancia no PSDB….ele e seus familiares….a zelite zelote de Pindorama tem larga experienciacdevuso de processos judicias para golpes contra a democracia…vide a repubica do galeao…faz parte da historia vergobhosa desse pais…esses sem voto nao se tocam…quem sabe uma hora dessas onpovo acorda e da um chega pra la nesses golpistas que se akiam a midiaceao psdb atraves do ultraje das instituicoes qvdeveriam ser republicas mas que nao eh o caso uma vez q praticam um republicanismo caolho…

  5. Denúncia relevante
    A única denúncia relevante que vi na carta dos advogados até agora foi a do Ministro Dipp, que disse que nunca assinou documento algum dessa natureza e falsificaram sua assinatura para usa-la como se ele apoiasse a cruzada dos advogados endinheirados. Mas sobre essa denúncia ninguém vai dar um pio, muito menos Falcão que foge tanto da briga que silencia até sobre seus colegas de partido atrás das grades.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador