PT diz que sociedade entendeu a natureza do golpe

Jornal GGN – Para o PT, dois fatos confirmam o caráter golpista do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff: os diálogos gravados pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, com os ministros de Estado do governo temporário e o anúncio das medidas econômicas neoliberais.

De acordo com o partido, os diálogos de Machado com Romero Jucá e Fabiano Silveira deixam claro que o objetivo do impeachment para os políticos envolvidos é barrar as investigações da Operação Lava Jato. A implantação da agenda neoliberal pelo governo temporário é o que justifica o apoio ao golpe pelos grupos econômicos e de mídia.

O Partido dos Trabalhadores acredita que “a compreensão sobre a natureza do golpe” está crescendo em diversos setores da sociedade e diz que a cobertura da imprensa internacional tem sido fundamental “no esclarecimento dos fatos e na produção de análises que oferecem expressivo contraponto aos setores da mídia brasileira oligopolizada que operou e tem sustentado o golpe”.

O PT propõe um “calendário de lutas contra o golpe” e diz que vai fortalecer manifestações em todos os estados da União e apoiar ativamente a paralisação nacional de 24 horas convocada pela Federação Única dos Petroleiros.

Da Rede Brasil Atual

‘Motivo central para o golpe está nas medidas econômicas’, diz PT

Em documento divulgado após reunião de sua executiva nacional, partido afirma que governo interino quer “aprofundar o programa neoliberal derrotado em 2014”

São Paulo – Após reunião da executiva nacional, em Brasília, o PT divulgou na tarde de hoje (31) uma resolução na qual afirma que “dois fatos confirmam o caráter golpista do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff”. Segundo o documento, esses fatos são o vazamento dos diálogos gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, com os ex-ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência), e o anúncio das medidas econômicas do governo “golpista” de Michel Temer.

Segundo o PT, os diálogos de Sérgio Machado com os ex-ministros evidenciam “que a deposição da presidenta Dilma tem por um dos objetivos o estancamento das investigações no âmbito da Operação Lava Jato relacionadas aos partidos que engendraram o golpe”. Diante das gravações divulgadas, “a suposta agenda ‘ética’ do governo golpista se esfarela”.

A resolução diz que as medidas econômicas anunciadas pelo governo interino revelam os interesses por trás do impeachment. “Entendemos que o motivo central para o golpe está explicitado nas medidas econômicas e de ajuste fiscal propostas pelo governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, centrado no congelamento das despesas públicas, particularmente das dotações orçamentárias da saúde e da educação”, diz o documento.

As medidas, de acordo com o PT, trazem como principais danos à sociedade a redução de direitos relativos à Previdência Social, cortes nos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, no ProUni e no Fies, o fim da política de valorização do salário mínimo, o fim da vinculação de recursos para educação e saúde, a abertura da exploração do pré-sal às grandes petrolíferas transnacionais. “Tudo isso mostra claramente a que veio o golpe: implementar e aprofundar o programa neoliberal derrotado nas eleições de 2014.”

O partido destaca que “a compreensão sobre a natureza do golpe” cresce em diversos setores da sociedade, com manifestações crescentes, e na imprensa internacional, que tem sido fundamental “no esclarecimento dos fatos e na produção de análises que oferecem expressivo contraponto aos setores da mídia brasileira oligopolizada que operou e tem sustentado o golpe”.

Segundo a resolução, o governo interino tem tentado desconstruir o governo da presidenta Dilma, ao anunciar devassas e “pente fino” nas ações do governo petista. “Seu objetivo é tentar ‘vender’ à opinião pública pacote de medidas econômicas como medidas necessárias para solução da crise.”

Em entrevista à RBA no dia 12, quando o Senado afastou Dilma, o cientista político Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC, previa que essa seria uma tática de Temer. “Vem aí a tentativa de construção de uma ideia de que vamos passar um período difícil por conta de reparar os erros cometidos pelo PT”, afirmou Marchetti.

Para o PT, o governo interino, “ao inflar os números em relação ao chamado déficit fiscal, pretende justificar e legitimar o programa neoliberal”.

“Arreganho autoritário”

Além do programa econômico neoliberal, o partido denuncia no governo Temer “o repugnante conservadorismo, patente na presença de Alexandre Frota na educação, o arreganho autoritário que lembra a ditadura militar, com o risco da volta do SNI”, além das intenções de “fatiamento da Petrobras e a entrega do pré-sal para a petroleiras estrangeiras”.

Num aceno de que a legenda deve voltar a atuar a partir das bases e junto com os movimentos sociais, o partido ressaltou a necessidade de “impulsionar a mais ampla unidade de ação entre a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, os fóruns de intelectuais, juristas, artistas, trabalhadores do campo e da cidade, e partidos de esquerda”.

Nesse sentido, o partido propõe, no “calendário de lutas contra o golpe”, fortalecer as ações do partido em cada estado, junto a todos os segmentos de trabalhadores, disseminar amplamente as medidas econômicas do governo golpista e apoiar ativamente a paralisação nacional de 24 horas convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não há medidas econômicas. O

    Não há medidas econômicas. O que há é um esforço dem destruição de um país como nunca se viu na história contemporânea. Chega a não ter mais qualquer lógica, o apetite de exterminação e seu rumo grosseiramente doutrinário. Até parece que tudo é movido por puro ódio e sentimento febril de vingança, não apenas por uma classe social ou um  partido político, mas pelo próprio país. Ódio mortal ao Brasil.  

  2. Entendeu nada! Esses

    Entendeu nada! Esses “cavalheiros” do PT precisam parar de se iludir se não qiuiserem ir todos pro cadafalso.

    Não sabem com quem estão lidando.

    Mesmo aqueles coxinhas que hoje sabem muito bem que foram feitos de “trouxinhas” não vão “dar o baço a torcer” nunca!

    Os golpistas de Brasília e dos meios de comunicação sempre souberam que era uma usurpação. Não chegaram até aqui pra darem meia volta.

    Vão dar, isso sim, mais uma volta no parafuso.

  3. Esses caras do PT são uns

    Esses caras do PT são uns merdas.

    Gostam de se iludir.

    Já tem senador do PT dizendo que o golpe vai ser revertido no senado, e dizem até os nomes dos senadores que podem mudar o votos.

    Não são uns babacas ? Deveriam negociar com esses senadores na surdina, sem alarde, para não chamar atenção.

    Na hora da votação, a oposição, PIG e judiciários vão fazer pressão em cima desses senadores, eles não irão aguentar.

    Esses caras não aprendem. Diziam que tinha os 172 votos garantido na câmara, putz ! não gosto nem de lembrar.

    Depois diziam que a votação não passaria no senado, outra vez sifu, tomaram de goleada.

    E agora já começam o mesmo filme dizendo que o impeachment não passa 

    São uns babacas. 

    Não boa, estou ficando de saco cheio desses caras !

  4. Alguns entenderam e continuam

    Alguns entenderam e continuam apoiando. Outros sempre souberam e acham que o importante era tirar a Dilma, que mentiu, acabou com a Petrobras (chorando), nossa maior empresa, fundado por Getulio e blablabla. Dizem que ela tinha que sair de qualquer jeito, pois não tinha condições de governar o país, e não deve voltar.

    Cito pessoas que votaram na Dilma contra o Aecio e acreditam que ele não faria um governo pior.

    Enfim, o golpe se consumou porque teve apoio dos midiotas e da populacao. Pessoas que me surpreenderam pois são pós-graduadas etc, deveriam ter informação, mas seguem a manada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador