O presidente Lula (PT) participa, nesta segunda-feira (22), do lançamento de um novo plano de ações para a política industrial nacional, que prevê instrumentos financeiros, como linhas de crédito, subsídios e investimentos públicos, para o desenvolvimento do setor.
As metas “aspiracionais” da política industrial, chamada de Nova Indústria Brasil (NIB), foram produzidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que traçou estratégias para as seis missões que norteiam os esforços até 2033, que passam pelas cadeias agroindustriais, saúde, bem-estar das pessoas nas cidades, transformação digital, bieconomia e defesa.
Segundo o governo, R$ 300 bilhões serão destinados à nova política industrial até 2026, para articulação de diversos instrumentos de Estado, como linhas de crédito especiais, recursos não-reembolsáveis, ações regulatórias e de propriedade intelectual, além de uma política de obras e compras públicas, com incentivos ao conteúdo local, para estimular o setor produtivo.
“A nova política busca melhorar diretamente o cotidiano das pessoas, estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira, nortear o investimento, promover melhores empregos e impulsionar a presença qualificada do país no mercado internacional“, afirmou o Planalto.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.