A difícil missão de Maria do Rosário

A futura e o atual ocupante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
 
Nova ministra de Direitos Humanos defende “direito à verdade”

 
“…Há elementos em curso para que o Brasil produza um resultado que assegure no plano de Direitos Humanos o direito à verdade e memória. Este é um compromisso de trabalho que a secretaria tem e eu terei para o próximo período referenciado na própria presidenta Dilma, a sua história de vida.”

A afirmação acima, extraída de uma entrevista ao Portal Ig da próxima ocupante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a deputada federal pelo PT gaúcho, Maria do Rosário, serve de alento e também como firma de um compromisso que o futuro governo e a futura ministra precisarão cumprir para apresentar a sociedade a apuração de responsabilidades, o reconhecimento e a punição dos excessos cometidos em nome do Estado, como produtos de sua missão.

O direito à informação é base para a dignidade cidadã, poder conhecer a história é sustentação imprescindível para as diretrizes do presente. O futuro não se constrói em cima do vácuo, da desinformação ou da negação dos fatos históricos. Quem (re)nega o passado, em nome de grupos privados ou em nome do Estado, para omitir responsabilidades ou “preservar” biografias, também nega a possibilidade da sociedade suplantar os erros cometidos e não repeti-los pela ignorância dos acontecimentos.
Como identificar o percurso do passado até os dias de hoje, se a origem da trajetória é obscura?

No Chile, a ex-presidente Michelle Bachelet instituiu um museu em memória das vítimas da ditadura de Pinochet, Museo de La Memoria y Los Derechos Humanos, alguns documentos deste período escancaram para a sociedade as feridas profundas do período mais doloroso da história chilena e permite às pessoas a reflexão do fato histórico.

 
Leia a íntegra aqui>>>
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador