A nova propaganda do DEM

Do Último Segundo

DEM escala jovem negro de periferia para defender ‘direita’

Partido tenta mudar imagem e divulga a partir desta quinta novos anúncios na TV produzidos por marqueteiro baiano

Adriano Ceolin, iG Brasília 11/08/2011 07:30

Inserções do DEM tentam mostrar cara nova do partido

O DEM vai dar o primeiro passo para tentar mudar sua imagem depois de ter enfrentado uma crise no começo do ano que quase resultou na extinção da sigla. A partir desta quinta-feira, serão exibidas na TV três inserções publicitárias produzidas pelo novo marqueteiro do partido, o baiano José Fernandes. O iG teve acesso com exclusividade aos vídeos.

Na primeira das inserções, o DEM deixa claro que quer ser visto como partido de direita, mas popular e próximo dos negros e moradores de periferia. Para isso, usa o depoimento de um jovem chamado Bruno Alves. “A esquerda não é dona da juventude e nem de quem mora na periferia”, diz o rapaz.

Bruno é um personagem real, que surgiu após uma polêmica envolvendo o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Salvador Nelson Pellegrino (PT-BA). Em junho deste ano, o petista divulgou nota à imprensa em que questionou o fato de o partido adversário querer se aproximar de um eleitorado, segundo ele, esquerdista.

“É curioso porque o DEM entrou com processos no Supremo Tribunal Federal contra o sistema de cotas raciais nas universidades e no Prouni, e agora posa de partido dos segmentos populares, negros e jovens das periferias”, afirmou na nota.

A resposta de Bruno foi quase que imediata. Em um artigo publicado no jornal “A Tarde”, ele reafirmou: “Sou liberal, sim, favorável a cotas sociais, que incluem a todos, independentemente da cor da dele”. E emendou: “Somos livres e idealistas suficientes para escolher o melhor caminho”.

O marqueteiro José Fernandes resolveu ir atrás de Bruno e transformou-o em estrela do comercial. “O partido sempre defendeu os pobres, sobretudo na Bahia. Nós temos que ressaltar isso. Mostrar que a esquerda não é dona dos pobres”, afirmou.

Redemocratização e oposição

No segundo novo vídeo do DEM, o partido tenta resgatar o papel que exerceu em 1985, quando ajudou a eleger Tancredo Neves (PMDB) no Colégio Eleitoral. Trata-se, na verdade, da origem do DEM: a Frente Liberal, que surgiu a partir de um racha no PDS. Esse partido apoiava a candidatura do deputado Paulo Maluf, que formou seus apoios em torno dos militares.

No terceiro vídeo, Fernandes tenta ressaltar qual é o papel do DEM como partido da oposição. Para tanto, usa uma maçã para mostrar que, mesmo um fruto bonito, pode estar estragado do outro lado. Apesar do tom crítico, o marqueteiro não se esqueceu de valorizar o Bolsa Família, principal bandeira dos governos Dilma Rousseff Luiz Inácio Lula da Silva.

O marqueteiro foi escolhido como novo marqueteiro do DEM após ajudar o oposicionista José Agripino a se reeleger como senador do Rio Grande do Norte. O caso é raro, entre os políticos do Nordeste, onde aliados de Lula e Dilma foram soberanos na última eleição. Além de eficiente, Fernandes não é caro. Segundo o iG apurou, recebe cerca de R$ 30 mil mensais do DEM.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/dem+escala+jovem+negro+de+perife…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador