Agentes que combatem a dengue em SP estão em greve após Nunes propor apenas 2% de reajuste salarial

Prefeito de São Paulo vetou aumento de 16% para a categoria, que decidiu parar por tempo indeterminado

Em menos de três meses completos, 2024 já supera o número de casos de dengue ocorridos em todo ano de 2023 . | Foto: Daniel Castellano/SMS

do Brasil de Fato

Agentes que combatem a dengue estão em greve após Nunes propor apenas 2% de reajuste salarial

Servidores municipais que combatem endemias na cidade de São Paulo, entre elas a dengue, estão em greve por tempo indeterminado após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) oferecer um reajuste de apenas 2% para a categoria, que pedia 16%.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindisep), 80% dos 1954 agentes que combatem endemia estão paralisados. A greve começou na última quarta-feira (13), quando Nunes enviou à Câmara Municipal a proposta de reajuste, prevendo um aumento de apenas 2%.

Os servidores também reivindicam o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), que é feito uma vez por ano pela Prefeitura, com recursos oriundos do governo federal. Em entrevista ao site UOL, Aloir Viola, agente de combate as endemias na região da Capela do Socorro e integrante do Sindsep, falou sobre o atraso.

“A prefeitura não repassa esse recurso para nós e também não diz onde é gasto essa verba”, afirmou Viola. Em nota, o governo municipal chamou o movimento de “político-partidário.”

“A Prefeitura de São Paulo lamenta que os sindicatos se pautem por uma agenda político-partidária completamente desvinculada do compromisso com a população e com o atendimento das crianças ao serviço essencial, como no caso da Educação”, explicou a Prefeitura.

Além dos agentes de combate a endemias, a paralisação ganhou adesão de professores e assistentes sociais. No caso dos docentes, além do reajuste, eles pedem também o pagamento de abonos complementares, que somam 39%.

Na próxima terça-feira (19), os servidores municipais em greve farão um ato em frente ao prédio da Prefeitura, no Viaduto do Chá, na região central da capital paulista. Além do prefeito, os trabalhadores querem pressionar os vereadores, para que o reajuste de 2% não seja aprovado.

Em menos de três meses completos, 2024 já supera o número de casos de dengue ocorridos em todo ano de 2023. O estado de São Paulo, que decretou emergência, comprará 300 mil repelentes para que sejam distribuídos para 50 mil gestantes.

Edição: Raquel Setz

Leia também:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador