
Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) entraram com pedidos junto ao Conselho de Ética pela cassação do mandato do deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) pelos ataques cometidos contra a jornalista Vera Magalhães.
Os deputados Emidio de Souza e Paulo Fiorillo (PT) assinam um dos pedidos, mas também foram feitas representações pelas deputadas Isa Penna (PCdoB), Monica Seixas (PSOL), pela candidatura coletiva Bancada Feminista do PSOL e pelas deputadas Márcia Lia (PT) e Leci Brandão (PCdoB).
Em linhas gerais, os pedidos afirmam que houve queda de decoro parlamentar na conduta de Garcia – além disso, a bancada do PSOL também pediu encaminhamento para o Ministério Público Federal Eleitoral tomar as medidas necessárias, já que o bolsonarista é candidato a deputado federal.
Em nota oficial, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo afirmou que irá apurar as denúncias, ressaltando que a Alesp “repudia e não compactua com condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, diálogo e tolerância entre todos”.
Além de se solidarizar com Vera e repudiar a “atitude irresponsável” do deputado Douglas Garcia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari (PSDB), deixou claro “seu compromisso e respaldo ao Conselho de Ética, que, nesta gestão, tem cumprido com o seu dever e cumprirá mais uma vez”.
Agressão após debate
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do candidato ao governo Tarcísio Freitas (Republicanos), Garcia hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista, que é comentarista da TV Cultura e apresentadora do programa Roda Viva.
Após o debate dos candidatos ao governo de São Paulo, Vera foi abordada por Douglas Garcia, que se referiu a ela como “vergonha para o jornalismo brasileiro”.
Tal afirmação também foi feita por Bolsonaro ao responder a uma pergunta feita por Vera no debate presidencial realizado na TV Bandeirantes, em 28 de agosto. Vera Magalhães precisou sair escoltada, enquanto Garcia filmava as ofensas e provocações feitas à jornalista.
Com informações do jornal O Globo
Leia Também
Vera Magalhães é atacada por deputado bolsonarista após debate em SP, e diretor de jornalismo reage
Bolsonarista bate carro de propósito contra apoiadora de Lula, perde o controle e morre em acidente

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.