As 7 pragas que acompanham o Brasil de Bolsonaro, por Luis Nassif

Como as 7 pragas do Egito, estamos condenados a nos submetermos à escrotidão, ao imoral, ao abjeto, até que sejam purgadas as culpas da Justiças e da mídia

Converso com a moça católica, de uma cidade pequena do Sul de Minas. É educada, tem bons princípios, bons exemplos na família, mas é bolsonarista. Perdeu um irmão para a Covid por falta de vacina e por excesso de demora na fila do hospital. Nem isso mudou sua opinião, como não mudaram as cenas escabrosas de bolsonaristas invadindo o sacrário de Aparecida. Logo ela, católica de fazer caminhadas pela fé.

Ontem, a televisão dava a declaração do deputado bolsonarista, de que os universitários deveriam ser queimados vivos. E ela:

– Voto no Bolsonaro, mas não penso assim.

No dia-a-dia é gentil, tem alguns trabalhos beneficentes, educa bem os filhos. Qual a razão, então, do voto em Bolsonaro? 

Explicação simples:

– Nojo do PT! Votaria em qualquer um que fosse contra o PT.

De onde surgiu esse sentimento? Certamente não foi de nenhum membro da família saudoso da ditadura. Nem ela tem idade nem os pais tiveram qualquer posição mais radical em defesa da ditadura.

O seu antipetismo, que sustenta o voto em Bolsonaro, deve-se exclusivamente ao discurso de ódio iniciado em 2005 pela mídia e potencializado pela campanha da Lava Jato, a sequência de reportagens do Jornal Nacional mostrando os canos de onde saíam notas de dólares, as acusações diárias vazadas por repassadores de releases, o carnaval de jornalistas que cavalgaram as ondas do lavajatismo para vender livros e palestras.

E, no entanto, como boa bolsonarista e lavajatista, detesta a mídia. A mídia conseguiu esse feito: criou uma multidão de seguidores da Lava Jato, não dos jornais. As primeiras redes digitais nasceram do lavajatismo, com a mídia servindo apenas de mote para as campanhas digitais, com suas manchetes enviesadas.

Foi um curso recorrente e prolongado ensinando como odiar o PT e Lula. Hoje em dia, é um sentimento tão arraigado que, em nome do antipetismo, perdoam-se todos os erros, todos os crimes de Bolsonaro, as ligações com as milícias, com pessoas envolvidas com a morte de Marielle, as casas adquiridas com dinheiro vivo, as mansões compradas em Brasilia. Tudo é aceito porque a mídia encravou na cabeça do brasileiro o ódio intemporal a Lula e ao PT. E, por tabela, aos partidos políticos e à democracia. 

Ontem, o notório Demétrio Magnolli ousou berrar o óbvio na Globonews:

– Houve roubo na Petrobras, mas sem nenhuma participação de Lula.

Saudemos a verdade reestabelecida pela Globonews. Mas qual sua eficácia a esta altura do campeonato.

Como diz só agora O Globo:

Reprodução

Sabiam disso desde o início, mas a desumanização de Lula foi tão intensa, que procuradores da Lava Jato celebraram a morte de sua esposa, dona Marise.

Não respeitaram sequer a morte do neto, sugerindo que deveria haver o mesmo tratamento dado por Dias Toffolli na morte do irmão de Lula: a autorização apenas para que o cadáver fosse levado à base aérea.

Era esse o clima de ódio de pessoas que perderam totalmente o senso de humanidade, que tornaram-se monstros morais. Qual a surpresa com o fim das regras morais em relação a Bolsonaro? 

Vera Magalhães, agora vítima do bolsonarismo ululante, difundia twitters ironizando o velório de dona Marise, insinuando que Lula o utilizaria para comício.

Foi a grande noite, que eclipsou o senso de humanidade deste país. Desde então, como as 7 pragas do Egito, estamos condenados a nos submetermos à escrotidão, ao imoral, ao abjeto, até que sejam purgadas as culpas da Justiças e da mídia.

Esperemos que um dia, perdoado de seus crimes, o país possa reencontrar o caminho da paz.

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria.

    A Prudência é uma solteirona rica e feia, cortejada pela Impotência.

    Quem deseja, mas não age, gera a pestilência.

    As Prisões se constróem com as pedras da Lei, os Bordéis, com os tijolos da Religião.

    Tudo o que se pode acreditar já é uma imagem da verdade.

    A raposa provê para si, mas Deus provê para o leão.

    Quem permitiu que dele te aproveitasses, esse te conhece.

    Os tigres da ira são mais sábios que os cavalos da educação.

    O fraco na coragem é forte na esperteza.

    Assim como a lagarta escolhe as mais belas folhas para deitar seus ovos, assim o sacerdote lança sua maldição sobre as alegrias mais belas.

    A verdade nunca pode ser dita de modo a ser compreendida sem ser acreditada.


    Esses são alguns dos “Provérbios do Inferno”, de William Blake (1757-1827). A cara do Brasil de Bolsonaro. Querem ver outra ‘cara do Brasil de Bolsonaro’? Assistam “A Harmonia Werckmeister”, de Béla Tarr. Os Provérbios de Blake desnudam a base da moral bolsonarista. A Harmonia mostra os resultados.

    Esqueça as sete pragas do Egito, prezado Nassif. Perto do que é a extrema direita no poder, aqui como no mundo, elas são brincadeira de criança.

  2. Chega a ser cômico a grande mídia hj se esforçando contra a reeleição do Bozo.
    A mesma coisa o judiciário, que, quando devia, não barrou as inúmeras ilegalidades de Moro e sua trupe na lava jato.
    Cevaram o monstro e agora se não sabem como detê-lo.

  3. Não vejo como generalizar o caso dessa menina. Claro que a mídia fez um estrago, mas o PT, mesmo em seus melhores momentos, sempre foi rejeitado por 40% do eleitorado, no mínimo. Talvez não exista uma única explicação. Há uma doença psíquica afligindo o nosso povo. Escrevi sobre isso quatro anos atrás : https://sites.google.com/view/cuidadocomoseleitoresdobozo/in%C3%ADcio?fbclid=IwAR0Hbo6bDyEckKbkNn_-mwPXOswehKGt2BlDgMdHU4Nj19Whu-WmRA3T6EI

  4. Quando você deixa seu carro aberto, com a chave no contato e o tanque cheio e, ele é roubado, a culpa é de quem? Sua e somente sua, pois sabendo que existe ladrões de carro, deveria deixa-lo fechado, assim foi a demonização do PT. Muitos petistas acusavam companheiros seus de terem culpa nos escândalos fabricados pela mídia e demais. No MENTIRÃO o PT não agiu bem, não contestou à altura as mentiras do criminosos Roberto Jefferson, o Lula que indicou o Safado do Joaquim Barbosa e o Gurgel deveria ter ido pra cima dos dois. Os advogados (piores que os de portas de cadeias) não souberam contestar as emntiras divulgadas pela mídia e o julgamento fajuto do STF. Com membros indicados pelo Lula. Tudo foi se somando e quando veio a eleição de 2014, ao perdê-la o Aécio disse que daquele dia em diante o PSDB seria oposição ao país e assim foi se juntar com o Cunha e demais.
    A Lava Jato já estava a pleno vapor com a demonização do Lula e do PT e mais uma vez o PT não soube combater as falácias que eram publicadas todos os dias. Sendo aceitas até por membros do partido como verdadeiras e teve até quem cobrasse do PT auto critica sobre as denuncias. E ainda hoje, mesmo depois de sabido que a ORCRIM de Curitiba, dito pelo ministro Gilmar Mendes, montou uma farsa, para impedir a participação do Lula nas eleições de 2018, tem gente no PT que acha que deveriam fazer uma auto crítica.

  5. Pude entender com clareza todo o processo de demonização do PT e do Lula graças a você, Luís Nassif. Lhe sou imensamente grata. Quixote poço-caldense.

  6. Não seriam apenas o Brasil e sua população pobre e preta que sairiam perdendo, caso o Bolsonaro fosse reeleito. Em caso de reeleição do Bolsomerda, os derrotados seriam a Humanidade e o Planeta, não só pelo descaso do governo bolsonaro com a maioria esmagadora da população que constitui a base da sociedade, mas também pelo descaso com o meio ambiente

  7. Em uma sociedade democrática o debate entre ideologias e ideias é salutar, pois pensamos que, apesar das diferenças, todos buscam a melhoria do país e dos seus cidadãos, cada um com seus preceitos e ideais. Isso é o que faz países civilizados, o debate para a transformação e melhoria da sociedade. A transformação de meros divergentes ideológicos em inimigos nos transforma em uma sociedade fadada ao fracasso, fragmentada em seu âmago. O apoio de várias figuras proeminentes e ditas democráticas ao golpe de 2016, na verdade mostrou que a fragilidade da democracia brasileira vai além das instituições fracas, ela provém de líderes fracos, cidadãos fracos. Não irei discutir as causas e soluções para isso, precisaríamos muito mais que este pequeno espaço, são necessárias políticas públicas de educação e inclusão social, todas formadas por debates democráticos. Hoje o país paga caro por se prestar a esse tipo de líder fraco que titubeou em proteger o mais sagrado: a democracia, mesmo a brasileira com seus inúmeros defeitos. Estamos a deriva, a espera da nossa salvação por uma eleição em que somos mais torcida que atores. Não tenho ilusões, independentemente do resultado das eleições, a democracia brasileira não será restaurada, por uma lado há real chance de derrocada total e instalação de uma ditadura. Do outro os abutres e escorpiões estarão a espreita para matar e devorar a carniça do restará desse pobre país.

  8. O exemplo da menina católica não é um fato isolado conheço várias assim e concordo que esse antipetismo exacerbado foi totalmente fabricado pela mídia a serviço do grande capital. Concordo, não parece que o país tenha aprendido com os erros cometidos, sendo assim, ainda vamos ter que purgar essa culpa. Não se trata de pessimismo, é uma visão lógica e equilibrada da realidade e diria também humana, pois não é fácil nos tempos atuais compreender e aceitar a adesão ao que de pior se pode ver em um governante. Então passamos a considerar essas pessoas como inimigos e igualmente abjetos o que de forma alguma contribui para a pacificação do país

  9. O PT foi e é um partido de centro. Conduzido por um grande líder criado no centro das negociações entre empregados e patrões. Já no nascedouro do PT a presença de FHC um direitista fraco e maleável deu o tom do partido. Lá não esteve mas marcou presença na figura de Lula.
    O dito “mensalão petista” confirmou a inaptidão do partido para a luta contra o sistema montado pela república desde sempre.
    Eleito Lula não mexeu numa vírgula da legislação feita a preceito da dominação direitista.
    Fez um governo quase getulista que tanto demonizou.
    Mas Getúlio fez mais pelo pobrerio do que Lula.
    Dilma tentou endurecer contra a canalhada mas perdeu o jogo com a ajuda do STF que impediu a posse de Lula como ministro e, agora, nada viu contra um ministro condenado por improbidade administrativa no desgoverno que temos.
    Um republicanismo tosco deixa o país nas mãos de uma caterva de altos salários e visão antipopular.
    Republicanismo não é deixar as instituições soltas mas exigir rigoroso cumprimento da lei para todos.
    Exemplos nas nomeações ao STF e PGR pelos governos petistas.
    Assim mesmo e dado o quadro político o voto é Lula, sem dúvidas.

  10. Começar em 2005 A análise de demonização do PT e do presidente Lula é começar a história a partir da metade,isto falando somente foles.
    A demonização começou na fundação do partido que já era mal visto por ser composto a partir de lideranças sindicais demonização pela sempre presente ditadura militar e suas muletas na mídia golpista.
    Movimentos como dos bóias-frias em 1984,apoiados por deputados do PT,que obtiveram grandes vitórias, foram tratados como terroristas por essa mídia.
    Em 1989,durante a eleição para presidente, não tiveram vergonha alguma de,entre outras coisas,associar o PT é seu candidato, o presidente Lula, ao sequestro de Abílio Diniz,inclusive mostrando os sequestradores com c camiseta do PT, ato sabidamente forjado,isto no dia da eleição.
    Mas,não podemos analisar também a a partir de 1982.
    É preciso que a análise de demonização dos movimentos populares é um processo histórico engendrado pelos detentores do capital e representado dignamente pelos falcões do norte e sua indústria midiática/cultural de disseminação sistemática de valores que lhe garantam a supremacia.
    Estes,se não são responsáveis diretos pela política de ódio palestrante no planeta, são, sem sombra de dúvidas, os responsáveis pela limpeza do terreno e pelo plantio das sementes ,colhidas pelos bandidos que diziam combater.
    No Brasil, muitas revoluções precisam ser feitas, mas,a primeira revolução, deve ser a cultural,que nos permite sair dessas amarras do colonialismo capitalista e enfrentarmos nossos problemas a partir de nossa realidade.

  11. Foi tudo muito desumano com a dor alheia. Acredito muito num Deus de verdade e na justiça divina. A vitória de Lula será a primeira de tantas outras que se sucederão. Desejo muita saúde ao Lula pq, além de Deus, ele precisará muito dela para apludir de pé a justiça sendo cumprida. Quem viver verás!

  12. Sempre foi fino o verniz da civilização, apenas uma fina camada cobrindo a pele grossa de bárbaros. Tanto que nunca se conseguiu explicar como foi que um dos povos mais civilizados, mais cultos e sofisticados do mundo, os alemães, se entregou em sua vasta maioria a uma orgia de barbárie sangrenta, que nunca tinha sido alcançada antes na história humana e ainda não foi igualada, bastando o incentivo aberto de um “líder sem limites e seu grupo de criminosos”, como Hannah Arendt se referia à liderança nazista. Bolsonaro não inventou nada, o bárbaro que entrou na igreja de Aparecida com um copo de cerveja na mão já estava prontinho, só lhe faltava incentivo. Agora compra quem quer essa história de “PT santo e perseguido”. São indesculpáveis e inqualificáveis as grosserias que fizeram com Lula, mas o PT nunca passou de uma corja de fanáticos, só que fanáticos da esquerda, o que de forma alguma os torna santos, anjos que nunca erram, só acertam. Eu vi a militância petista fanática na USP em toda a década de 1980, ai de quem ousasse discordar deles, era ridicularizado e destruído, aliás, segundo o mote do artigo, eles também não respeitavam enterros, ninguém me contou, eu vi. Como também vi a campanha imunda que o PT fez contra FHC na eleição municipal de 1985 em São Paulo; contra Antônio Ermírio de Moraes na eleição estadual paulista de 1986; contra Mario Covas na eleição presidencial de 89, porque o tucano se atreveu a propor um “choque de capitalismo” no Brasil. Eu vi a militância do PT nas ruas, carregando faixas FORA FHC durante os oito anos do mandato dele, como também vi os incontáveis pedidos de impeachment que o PT deu entrada na Câmara para derrubar FHC – contra Dilma foi golpe, mas contra FHC não seria, a ética do PT sempre foi bastante maleável, sempre serviu aos interesses de cada momento do novo Guia Genial das Massas, Lula. Também vi o que Lula e o PT fizeram contra Marina Silva em 2010 e 2014. Compra quem quer essa lenda agora forjada de São Lula. Estou em campanha por ele junto a familiares, amigos e vizinhos, desisti de votar na Simone Tebet no primeiro turno apenas e somente apenas porque a alternativa é pior que ele, muito pior. Os petistas me chamam de idiota dia e noite há oito anos, insistindo para que eu acredite que a corrupção na Petrobrás chegou na casa do bilhões de reais, mas Lula não sabia de nada, não viu nada, nem desconfiava, era um santo que passava os dias no Palácio do Planalto se ocupando apenas de viúvas e órfãos. O senador Jacques Wagner conheceu a história petroleira do PT por dentro e foi o único líder do partido que teve a coragem de falar disso numa entrevista. Tudo isso é repugnante demais e aqui chegamos, a essa campanha eleitoral medonha, disputada por dois bandidos.

  13. O antipetismo é anterior a 2005, é um sentimento arraigado que acompanha o partido desde o seu nascimento, mas que cresceu exponencialmente a partir de 2002, quando deixou de ser pedra e passou a ser vidraça, é verdade que as lambanças em que se meteu não ajudam em nada, mas a culpa sempre recairá maior sobre eles mesmo tendo cometido os mesmos pecados dos outros partidos, afinal, quando na oposição espumavam e vociferavam contra a corrupção e bradavam deter o monopólio da ética na política, o partido que lavava mais branco feito irritante comercial de sabão em pó, uma espécie de Super Liga da Justiça mais que perfeita e acima do bem e do mal, pois bem, quem se julga mais santo e perfeito que os outros perde totalmente o direito de errar, e hoje pagam com a língua tudo o que disseram, mesmo nunca assumindo formalmente os seus pecados, um mea culpa sempre é bem vindo quando é sincero, mas falta-lhes a autocrítica, ou seja, são idênticos aos ladrões para os quais apontavam o dedo em riste no meio da cara.

  14. VIVAAA PELÉ,O MAIOR DE TODOS, CAMPEÃO AOS 17 ANOS,MARCOU CINCO GOLS E AINDA POR CIMA SE FORMOU EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM 70(KKK,LI NO TERRA)VIVA À EDUCAÇÃOOOOO !!!

  15. A Cismogênese turbinada pelas chamadas pautas identitárias também não ajudou nem um pouco.
    As exquerdas carimbam a maioria do povo como homofóbica, racista,ecocida,gado e fascista e ficam surpresas com o resultados das eleições.
    Burrice igual , nunca vi, ainda mais por que vem acompanhada de argumentos quase religiosos do tipo;
    alguém precisa “puxar ” essa turma ignára para o novo iluminismo.
    A verdade é que essa agenda Woke abre portas no chamado Globalismo possibilitanto o acesso a bolsas de estudos no exterior e outras benesses e a galera não deseja perder essa boquinha.

  16. O Renato Cruz tem todo o direito de ser antipetista, antilulista, o que for. Só não tem direito de chamar de bandido quem não é bandido. E não me venha com a conversa que é só figura de linguagem. É ódio mesmo, puro e simples, o que aproxima ele de Bolsonaro, ainda que declare não votar no único bandido desse segundo turno.

  17. Eu conversando com uma parente jovem de classe média baixa.Ela:’Mas tio aonde se viu o PT/Lula defender o teto de gastos,vai passar do limite e aí nós é q vamos pagar o endividamento (resumindo:quase caí pra trás me engasguei e pacientemente expliquei pra ela o q era esse bicho,sem antes lógico ouvir uns vintes mas e o Lula vai fazer isso,o pt vai fazer aquilo)ELA FICOU LEVEMENTE PENSATIVA SOMENTE APÓS EU DIZER Q SE ELES SÃO O MAL DA HUMANIDADE COMO É Q PODE SE FAZEM MUITOS ANOS Q NÃO GOVERNAM ?

  18. Todas publicações, feita pelas mídias, deveriam ser refeitas, com pedido de desculpa e mostrando os erros cometidos. Pois o Povo não tem curiosidade, de pesquisar e ver outras análises. Triste ver a que ponto chegamos. O Caos foi colocado no Brasil, depois da Lava Jato. Até quando, teremos de ver esses fatos, acontecerem?

  19. O ovo da serpente eclodiu. Uma a uma as instituições (imprensa, jornalistas, comentaristas, Policia Federal, STF, MP …) estão sendo agredidas diariamente pelo monstro que ajudaram a criar. Mas ainda não apanharam suficientemente, pois ainda em muitos casos estão pondo panos quentes para a corrupção, violência, incompetência, destruição inaugurada com o GOLPE de 2016. Ainda não tiveram a coragem de fazer um singelo pedido de desculpas para, p.ex, Dilma Roussef, pessoa de ilibada reputação reconhecida até pelo golpista Michael Temer. Muita água vai rolar embaixo da ponte até que eles reconheçam seus erros. Alguém sabe quanto tempo demorou para a Globo reconhecer que 1964 tivemos um golpe com a instalação de uma ditadura e apoiada pelas Organizações Criminosas Globo?

  20. Parabéns Nassif. Sempre lúcido, sereno e equilibrado em seus comentários.
    Sim as instituições do país, se omitiram (ou se cumpliciaram?)para que Lula e o PT fossem eliminados… A tarefa para a reconciliação nacional será hercúlea, pois as instituições não farão a mea culpa. O cartel da imprensa nem pensar…
    Portanto, só nos resta continuarmos lutando para garantirmos, o pouco, de democracia que ainda temos… Sem a mesma sucumbiremos.

  21. Não tenho muitas ilusões para o resultado de hoje. Uma escolha entre um trabalhosíssimo e perigosíssimo desarmar de bomba… ou a continuidade da loucura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador