As jogadas no xadrez da Lava Jato para proteger o Rei Temer, por Fernando Brito

Jornal GGN – Em seu blog, Fernando Brito analisa a Operação Custo Brasil, dizendo que ela foi um movimento para proteger o “Rei Temer”. Ele ressalta que o despacho do juiz Paulo Bueno, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, autorizando as ações de ontem (23), foram autorizados há mais de 20 dias, no dia 3 de junho. “Ironicamente, com a ordem de “cumpra-se com urgência””, afirma.

Brito argumenta que os despachos revelam o “baixo grau de solidez e a insegurança do próprio juiz que tomou as decisões”, dizendo que a operação de ontem tirou de cena os personagens que ameaçavam fazer a Lava Jato avançar para perto do presidente interino Michel Temer e voltar a mira para os membros do PT. Leia mais abaixo:

Enviado por Rpv

Do Tijolaço

O “roque” no xadrez da Lava Jato, para proteger o Rei Temer
 
por Fernando Brito

Para usar a linguagem das ótimas análises de Luís Nassif, que compara aos movimentos do xadrez os lances  da política – e aqui no Brasil, cada vez mais política se confunde com política – o que aconteceu hoje foi um “roque”.

O roque, para os iniciados, consiste em um movimento de inversão entre torre e rei, trazendo este mais para o canto do tabuleiro, em posição mais protegida. Sua finalidade é salvar o rei de um possível xeque.

A torre, o Ministro da Justiça e única indicação exclusivamente pessoal de Temer, foi ontem a Curitiba, limpar as “casas” que pudessem impedir o movimento planejado.

Porque, basta olhar o despacho do juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Criminal de São Paulo para ver que as ações tomadas hoje (23) estão autorizadas há exatos 20 dias, desde 3 de junho.

Ironicamente, com a ordem de “cumpra-se com urgência”.

Os enxadristas sabem que não se faz o roque cedo demais.

Em 12 horas, saíram de cena os perigosos personagens que ameaçavam fazer a Lava Jato avançar para as cercanias de Michel Temer e voltou-se aos “malditos petralhas” como personagens exclusivos,  num história, a rigor, mixuruca.

Muito mais do que eu e você, Janot e o Supremo sabem ler despachos judiciais para perceber o baixo grau de solidez e a insegurança do próprio juiz que tomou as decisões.

Não vai ser surpresa que caiam e o tabuleiro volte à configuração anterior.

O problema é que o PT é um jogador tão bisonho que demora a agir e muito mais a reagir.

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bobagem

    Não há Rei algum para fazer o “roque”, mais apenas um peão traidor que a mídia o “vende” como grande coisa.

    O ataque ao PT é o objetivo do jogo. É a “peãozada” quem vai concluir o jogo. Torres e bispos são atacáveis por Moro ou pelo STF, dependendo do cacife da peça de xadrez, mas, o peão é imune a esses excessos de autoridade. Apenas o povo nas ruas irá acabar com estes abusos.

  2. Justiça?

    Nos anos 80…

    Opalas pretos, carros oficiais, com vidros escuros, chapa branca com referência ao poder judiciário, paravam nos faróis onde crianças barrigudas e meninas só de calcinha pediam esmolas para mais um dia de sobrevivência…

    Os vidros não se abriam, e nenhum tostão saia dos carros pretos…

    Os juízes NÃO SE INCOMODAVAM COM A FOME DAQUELAS CRIANÇAS, NEM SE LEMBRAVAM DELAS QUANDO EM SOLENIDADES APERTAVAM AS MÃOS DE CORRUPTOS QUE DIVIDIAM OS PARCOS RECURSOS DOS IMPOSTOS ou com os mais espertos, ou seus comparsas, ou com os donos do Brasil…

    Nenhum politico NUNCA FOI PRESO POR CORRUPÇÃO, A DESPEITO DA MISÉRIA DO POVO!

    Como um eterno retorno, tragédia brasileira, voltamos a essas fronteiras no tempo, desta indigna página da história brasileira…

    Estão construindo uma situação que levará MILHÕES DE BRASILEIROS DE VOLTA PARA A MISÉRIA!

    Criaram um déficit e gastam como se não houvesse crise, criando as condições para que no futuro PRÓXIMO o pré-sal seja bola da vez, ou sacar as reservas…

    FHC fez isso e funcionou, por que não tentar novamente?

    FHC privatizou para abater a divida, que ao contrário do que dizia, só a fez aumentar!

    Depois do espetáculo do legislativo, um show de corrupção, quem puder sonegar  – vai sonegar…

    Os empresários que gastaram para o impeachment confiariam seus impostos a este governo?

    Conta outra…

    Dito isto, é certo que a arrecadação NÃO AUMENTARÁ e como vão ficar os gastos com saúde e educação, dos mais pobres, é claro!

    Os planos de saúde vão lucrar com a queda do SUS, as universidades federais terão que reduzir professores e por consequência reduzir as vagas ofertadas e quem quiser que financie seu curso em escolas que não serão RIGOROSAMENTE FISCALIZADAS…

    Voltaremos aos anos 80…

    E ai?

    Onde estarão esses juízes que lutam contra a corrupção?

    Aonde estavam nos anos 80…

    1. Justiça?

      Concordo com seu comentário. Mas o que acho pior é que todos das altas cortes STF STJ já eram BEM GRANDINHOS, e testemunharam o que veremos repetir-se. Esperança na justiça? NENHUMA. 

  3. Larguem um pouco esta merda da Lava-Jato de mão.

    A Europa começa um processo de implosão, a Inglaterra vai para o saco, a crise internacional ainda vai aumentar mais, a chances de Trump ganhar as eleições aumentaram com a vitória do Brexit, temos um Ministro de Relações Exteriores que é uma verdaeira anta em termos de relações de qualquer tipo e aqui damos a atenção a um juiz de primeira instância que só faz caca em termos de imagem do Brasil no Exterior.

    Vamos pensar no futuro, os desdobramentos podem ser muito mais graves do que pensamos.

  4. Para esta jogada “povo nas ruas”…
    Os golpistas já prepararam a estratégia de bloqueio. Ela se chama “É tchê go in ” Em bom gauchês britânico!!!!
    Quem quiser, que se habilite!
    Como diz o baiano: ” a porra vai inchar”!!!

  5. Parece que somente a Globo

    Parece que somente a Globo apresentou o filme dos policiais dentro do Diretório do PT em São Paulo, no momento em que reviravam as gavetas dos escritórios, em seguida saindo com caixas e outros pertences dos petistas. O mesmo ocorreu quando entraram no sítio de Atibaia, quando encontraram uma minuta de contrato de compra e venda do imóvel, sem assinatura, nem nada que compusesse prova. 

    Provas cncretas nós temos, sempre, de que, antes de qualquer operação contra petistas, a Globo é informada com antecedência para divulgar as filmagens mais chocantes durante o JN. Nenhuma emissora tem tido essa preferência. 

    Juntamos muitas ações, e muitas matérias, para concluirmos o quão se esforça Moro para destruir, de vez, o PT. 

    Agora, além da visita do ministro com o juiz do Paraná, que tem tudo a ver com a operação de ontem, já se sabe que o Procurador encarregado de mandar prender o marido de Gleisi, e tudo mais, é ninguém menos que um orientado pela Janaína, a Mulher da Cobra. Isto não é sinal de conchavos? Coincidência é que não é.

    Há muito o que se questionar sobre as delações de Machado, envolvendo os três mosqueteiros do PMDB, justamente por declararem, abertamente, que eram contra a Lava Jato, com articulações para conseguirem dela se livrar, visto todos estarem de algum modo arrolados em processos. Questionar por que Moro, tãoa feito a exibicionismo, mesmo sem grandes razões, não abriu a boca para se referir ao episódio, que de tão violento, derrubou Jucá, um líder para Temer. Por que o silêncio de Moro por todo esse tempo? 

    Nesse ínterim, vínnhamos vislumbrando alguma chance de Dilma conseguir votos suficientes para barrar o impeachment, em vista dessas conversas entre Machado e os caciques do PMDB, e principalmente pela exoneração de três ministro em tão poucos dias. 

    Mas, para quem já viu muito sobre como tem funcionado esse golpe, esperar que surgisse uma explosão de denúncias contra o PT por esses dias, era quse uma profecia. Aconteceu ontem tudo que faltava para dar novos ares a Temer e sua banda, que hoje, com quase toda a certeza, não pode mais duvidar de seu sucesso.

    Vai ser um sofrimento que amanhã terá que ser pago com juros, como diz Chico Buarque, mas até lá quem manda são os golpistas, sem chance para quem os contrariar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador