Assessor de Aécio promete desvalorização cambial para equilibrar contas externas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Um assessor de Aécio Neves, em entrevista à Reuters, declarou que, caso ele seja eleito, irá permitir que a taxa de câmbio flutue livremente, deixando que o mercado defina a taxa de câmbio como forma de ajudar as indústrias locais que lutam com o Real forte.

Monsueto Almeida, assessor econômico da campanha de Aécio Neves, disse à Reuters, nesta quinta-feira, que o câmbio flutuando livremente vai ajudar a restaurar o equilíbrio das contas externas do Brasil e fazer com que fabricantes sejam mais competitivos.

“Se for eleito, o governo Neves terá como objetivo acabar com o populismo monetário imposto pelo governo da presidente Dilma Rousseff e voltar a uma taxa livre de câmbio flutuante”, disse Almeida em uma declaração por escrito em resposta às perguntas da Reuters.

Almeida é membro da equipe de conselheiros liderada pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. A equipe está coordenando a política econômica para Aécio Neves,  principal adversário de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 5 de outubro.

Desde o mês de agosto do ano passado, o Banco Central do Brasil interveio diariamento no mercado de câmbio com a venda de swaps, derivativos destinados a apoiar o Real.

Com informações da Reuters

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Almeida, assessor econômico

    “Almeida, assessor econômico da campanha de Aécio Neves, disse à Reuters, nesta quinta-feira, que”:

    Fantastico!  Ninguem noBrasil tem a menor ideia do que Aecio esta pretendendo a respeito do cambio e esse bastardo imundo vai dizer isso logo pra imprensa estrangeira…

    Inacreditavel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. vc conheçe?

      Vc conhece o pai desta pessoa que vc diz ser bastardo seu arrogante e mal educado? Vc é muito nervoso e sem educação talvez consequência de uma vida bem frustrante e insignificante não é mesmo cumpanheiro? Veja bem que não te ofendi como vc fez com a pessoa do tal assessor apenas lhe mostrei características do seu caráter. Abraços fraternais e respeite os pais de quem vc nem conheçe e destile sua revolta de uma forma mais saudável. rsrs

  2. Traduzindo

    Para quem não entende economês de assessor de candidato neolib: Aécio promete livre e plena especulação cambial. 2008 nos esclereceu, ou devia nos ter esclarecido, aonde leva o programa neoliberal de deixar tudo ao sabor, perdão, por conta do mercado. Banco Central? Só teria a missão de elevar os juros se a inflação subir. Ou de aumentá-los, se a inflação cair.

  3. Mandemos o Aécio para a China

    A China também vem cometendo as formas mais exageradas de populismo cambial – nunca pensei que a criatividade tucana para rotular de populismo é fosse tão refinada – será que Alemanha não foi por demais populista na Copa?

    Então, se o plano Aecial para o câmbio for aplicado à China, esse problema nosso e de mais de metade dos outros países ficaria automaticamente resolvido!

    Por que, então, desperdiçar tanto talento com um país tão anãozinho como o nosso? Por que não dividir essa dádiva com o mundo?

     

     

  4. Enquanto isso…
    O Cambio é

    Enquanto isso…

    O Cambio é flutuante nos EUA…

    O QE não sigifica NADA…

    E os EUA são uma economia desprezível…

    O Cambio é flutuante na China…

    E a China pratica preços interncionais em sua Economia…

    Como é bonito esse discurso, cambio flutuando NATURALMENTE…

    É mesma coisa da tal Liberdade de Imprensa do PIG!

     

  5. Mas isso é exatamente o

    Mas isso é exatamente o contrário do que o Aécio disse entrevista à Folha ano passado.

    Folha – Qual sua receita para a economia?

    Aécio Neves – Essa política nacional-desenvolvimentista, que acha que o Estado tem de ser o indutor do crescimento econômico, não deu certo. O câmbio flutuante, instrumento importante para suavizar impactos da variação externa de preços, já não existe, é um câmbio quase rígido.

    Mas esse “câmbio controlado” ajuda a indústria exportadora, que o PT acusa o PSDB de praticamente destruir.

    O problema da indústria exportadora se dá pelo custo Brasil, da logística inexistente. O Brasil, que já participou com cerca de 2,2% do comércio externo, hoje caiu para 1%. Se continuar assim, teremos 0,7% em dez anos.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/102547-dilma-e-leniente-com-a-inflacao-afirma-aecio.shtml

      1. cristalina

        Que ótimo mesmo, isso demonstra de forma cristalina como vcs adoradores do pt são ignorantes em política econômica, mas não se envergonhe, eleitores ignorantes são perfeitos para seus governantes petistas desonestos e mentirosos.

  6. quem vai pagar a conta?

    Está bem.

    Deixem flutuar o câmbio.

    A divida externa do setor privado é em dólares.

    Chega mais do que duzentos bilhões de dólares.

    Ainda, as filiais de multinacionais devem às sedes no exterior por volta de 100 bihões de dólares.

    No final quem responde é o Pais.

    A dívida externa pública está em torno de 100 bilhões de dólares.

    É um total de aproximadamente 400 bilhões de dólares

    Flutuando, o dólar vai subir demais. As empresas irão abrir o bico, imediatamente, pois não suportarão a desvalorização, pois não poderão pagar em reais. Terão que pagar em dólares.  As empresas particulares, incluindo aí bancos, irão para a falência, porque não terão condições de ter um lucro absurdo para manter o pagamento.

    E nossas reservas estão na faixa de 370 bilhões.

    No final, sei que quem responde pela dívida externa, seja privada ou pública é o País.

    A conta não fecha.

    Vai deixar desvalorizar?

    Ora bolas, conta para outro!

     

  7. Deste jeito, Dilma poderá ganhar no 1º turno, diz Noblat
    “Deste jeito, Dilma poderá ganhar no 1o. tuno”, diz Blogeiro do O Globo Mas lembramos que a campanha so esta começando… A capa da veja desta semana com repercução no Jornal Nacional é so o inicio da “campanha”.  por Ricardo Noblat –

    Deste jeito, Dilma poderá ganhar no 1º turno

    A um ano da eleição presidencial de 2002, em conversa com um grupo de empresários paulistas, José Dirceu, coordenador da quarta campanha consecutiva de Lula a presidente da República, comentou:

    – A eleição está liquidada. Lula ganhará – só não sabemos ainda se no primeiro ou segundo turno. Começamos a discussão interna sobre com quem governaremos.

    O comentário de Dirceu foi mais ou menos repetido na semana passada por um estrelado membro da campanha de Dilma Rousseff à reeleição. Faltou apenas dizer que a candidata já se preocupa com quem governará.

    Faz sentido?

    Faz, sim. A não ser que ocorra um poderoso imprevisto. Do tipo: a filha de Dilma guarda a chave do aeroporto de Porto Alegre.

    O caso do aeroporto mineiro de Cláudio, construído em terras da família de Aécio Neves, atrapalhou o desempenho do candidato do PSDB a presidente durante o mês de julho. Até hoje ele ainda se explica por que como governador de Minas Gerais gastou R$ 13 milhões para asfaltar a pista do aeroporto.

    Descobriu-se que ele investiu dinheiro público em outro aeroporto – o de Montezuma, a pequena distância de uma fazenda sua.

    Eduardo Campos, candidato do PSB à vaga de Dilma, atravessou julho desnorteado a prometer o que poderá ou não fazer caso se eleja. Enfrenta o dilema hamletiano de ser ou de não ser uma pálida sombra do que foi Marina Silva na eleição de 2010.

    Dilma chegou ao início de agosto próxima do confortável teto de 45% das intenções de voto. Voltou à situação de quem poderá liquidar a eleição no primeiro turno. Ou de passar para o segundo precisando de poucos votos a mais para se reeleger.

    Agosto marca o inicio do período de 45 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Devido ao grande número de partidos que a apoiam, Dilma contará com mais do dobro do tempo de propaganda de Aécio e com o mais do triplo do tempo de propaganda de Eduardo. É uma vantagem e tanto.

    A eleição presidencial deste ano é candidata à passar à História como aquela onde faltou uma oposição capaz de corresponder ao majoritário desejo de mudança dos brasileiros.

    Se não tem tu, vai tu mesmo, Dilma!

  8. Não é o Lula!

    Eis o que você não notou na selfie do Aécio, do Alckmin e do Serra

     

    BuzzFeed 

    Hoje o Aécio fez campanha em uma fábrica de São Paulo e aconteceu esta selfie mágica:

    Hoje o Aécio fez campanha em uma fábrica de São Paulo e aconteceu esta selfie mágica:  

     É de fato uma selfie superpoderosa: um candidato à presidência, um governador candidato à reeleição e um candidato ao Senado.

    É de fato uma selfie superpoderosa: um candidato à presidência, um governador candidato à reeleição e um candidato ao Senado.  

    E nada poderia abalar a fotogenia impecável do Aécio, sempre ótimo nas fotos…

    E nada poderia abalar a fotogenia impecável do Aécio, sempre ótimo nas fotos...  

    Ou quase nada.

    Ou quase nada.  

    A não ser a emoção de uma eleitora que não sabemos se está triste ou feliz por participar da selfie.

    A não ser a emoção de uma eleitora que não sabemos se está triste ou feliz por participar da selfie.  

    Ou talvez emocionada…

    Ou talvez emocionada...  

    Ou apenas…

    Ou apenas...

  9. Antes do Plano Real tínhamos câmbio desvalorizado. . .

    Antes do Plano Real tínhamos câmbio desvalorizado, dólar alto e nem por isso nos tornamos uma potência industrial e nossas exportações eram bem pequenas. Infelizmente não temos cultura de país industrial, que existe em muito poucos países: USA, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, França e Reino Unido, esse clube é seleto e o restante dos países como o Brasil parecem estar muito distante desse grupo.

    1. raciocínio

      Raciocínio desonesto  o seu, querer que nos resignemos à insignificância da política econômica do pt incompetente e mentiroso.

  10. pra quem nao sabe, BC esta

    pra quem nao sabe, BC esta valorizando dolar em cerca de 12  a 15% ano,,,tal de “pacimonia”, lembrando que dolar andava na casa dos 1.60 a 1.70, hoje entre 2.20/230, ano que vem acima de 2.50,,,

    lembrando que quando estava a +-1.65, reinvidicacao era de 1.80 do setor industrial,,,,

    lembrando que, dolar pra cima ajuda uma parte da economia e pra baixo outra parte, no JN por exemplo, funciona assim, na apoca do FHC se subia ajudava exportar, no gov do pt vai geral inflacao, quando caia no gov fhc JN monstrava queda de precos de importados, maquinas, computadores, etc,,,no governo do pt mostra a dificuldade em exportar,,,,

    dolar esta invadindo mundo com fabrica norte americana sem lastro, pos neoliberalez,,,,,

    mas, outrora, no antes de lula ou gov fhc era a festa de meia duzia de 3 corretoras, ISSO QUE PODE VOLTAR

    OBS, no mercado existe dolar futuro onde compra ou venda se exige garantias, como fianca bancaria, cdb, acoes, etc,,, nao precisa necessariamente de dinheiro, onde bancos, fundos e tal, podem fazer operacoes alavancadas com volumes absurdos, antes de lula, bc era so coadjuvante, hoje tem controle da situacao, ESTE É O RISCO REAL DE VOLTA,,,,,

     

     

    1. mentira!!!!

      claudio vc disse “lembrando que quando estava a +-1.65, reinvidicacao era de 1.80 do setor industrial,,,,” PARA COM MENTIRAS, adorador de pt.

  11. Alguém já avisou a ele que o

    Alguém já avisou a ele que o câmbio JÁ FLUTUA livremente no Brasil?

    Se o dólar não sobe mais, é porque não há condições de mercado para isso. O real está valorizado, entre outras coisas, porque o Brasil reduziu a proporção da dívida pública e tem hoje fundamentos econômicos mais fortes do que a própria Zona do Euro, porque temos proteção (leia-se reservas) contra qualquer tipo de ataque especulativo à moeda, e também porque o governo praticamente zerou os títulos públicos atrelados ao dólar, o que elimina uma fonte importantíssima de pressão altista.

    O que o governo não tem muito como fazer é forçar uma alta artificial do dólar, pois para isso precisaria aumentar o seu endividamento em real, o que seria uma estupidez incomensurável. No sentido contrário, há lastro mais do que suficiente para segurar uma possível disparada, pois temos um cacife de 385 bilhões de dólares para colocar no mercado se for preciso.

  12. E o Gustavo Franco?

    Outra coisa: o tal assessor está praticamente assumindo que o governo FHC1 praticou o mais deslavado populismo cambial, com a tal âncora do Gustavo Franco, que simplesmente explodiu logo após a reeleição.

    É interessante observar a retórica dos tucanos, pois quando eles inventam uma palavra para descrever um suposto pecado do governo, eles estão falando do que eles próprios faziam e por isso conhecem muito bem.

    O fato é que hoje não está em execução NENHUMA medida macroeconômica tendente a segurar a cotação do dólar. O governo até gostaria que o real se desvalorizasse um pouco, mas para isso teria que adotar medidas artificiais que teriam um efeito desastroso sobre as finanças públicas.

  13. Todos eles vão ajustar o câmbio

    A questão é saber como, quando. Outra coisa, é claro q ninguém sabe o câmbio correto, mas certamente  não é o que temos agora. Os agentes econômicos brasileiros (governo empresas famílias) já devem em dólar mais do que as reservas. Acabou o jogo. Ficar segurando essa cotação artificial é adiar um ajuste q fica cada vez mais caro quanto mais se espera. Inacreditável que ainda haja gente defendendo esse câmbio q está matando a indústria só para as pessoas passearem em Miami.

    Mais estúpido que isso só o candidato de PC, defendendo tabelamento de preços. O idiota não viveu o fracasso do Cruzado.

     

    1. parabens

      Se todos neste blog deixassem as paixões partidárias e fossem mais lúcidos e imparciais pelo menos no campo econômico esse governo teria mais chances de sucesso, a crítica é construtiva mas a unamidade é burra, perfeitas suas colocações LC.

  14. Esfregaram a lâmpada
    Mas este assessor é um jêeenio! Deve ter sido uma indicação do Cerra prá campanha do Aecim. Qualquer banco central do mundo – o da Libéria, o do Uzbequistão, o do Haiti, qualquer um – sabe que um dos beabás da gestão cambial é não anunciar nada: o que tiver que ser feito, vai lá e faz.

  15. Transcendental

    Nassif,

    De um lado, o bilderberg Mario Draghi faz o que sabe de melhot, empurrar com a barriga a caótica situalão da economia da zona do euro, agora a reboque do pretextio da Rússia , muito emvora tenha passado batido pelas conequências econômicas provocadas pelos diversos conflitos ocorridos em inúmeros países relativamente próximos, mas com petróleo em penca.

    Do outro, o doidivana anuncia aquilo que não conhece, uma desvalorização cambial que já vem ocorrendo há tres anos. Até ouiubro terão que “dar muitas pérolas aos porcos”, pois a ignorância do fulano é transcendental.É o típico caso de um burro olhando para um palácio, e ainda deve ter quem acredite que este protótipo de político pudesse comandar alguma coisa,talvez um campeonato de futebol de botão com os amigos.

      

     

     

     

     

  16. Nunca fui a uma reunião de astrólogos,

    mas, vendo todas as opiniões aqui, eu suponho que reunião de economistas deve ser parecida com reunião de astrólogos onde cada um tem suas previsões, todas diferentes uma das outras. 

    Ou então, se economistas discutissem viagem de bicicletas, também vamos conhecer um monte de asneiras, do tipo:
     

    – tem que andar com o freio de mão puxado;

    – tem que empurrar a bicicleta, e caminhar a pé ao lado dela, para ela não cair;

    – não pode freiar a roda da frente numa reta, pois perde o equilíbrio;

    – não pode freiar a roda da frente numa curva, pois perde o equilíbrio, ou muda  de lado; 

    – não pode freiar a roda de trás, pois perde o “espírito animal” da pedalada;

    – tem que por a bicicleta num reboque de gétisqui, para poupá-la; 

    – tem que importar a corrente;

    – … 

     

  17. O título do post não tem nada a ver com o texto!

    O assessor escreveu “irá permitir que a taxa de câmbio flutue livremente, deixando que o mercado defina a taxa de câmbio”. Para quem tem alguma memória do que estas pessoas já fizeram quando no governo, como um “governo Aécio” iria aumentar os juros (já que o governo atual “foi incapaz de respeitar o sistema de meta inflacionária”) teremos como resultado… uma valorização do real.

    Dizer que vai “ajudar as indústrias locais que lutam com o Real forte” é o mais puro populismo eleitoral. Quem conhece um pouco as ideias e atos dos assessores econômicos do Aécio, sabe que eles consideram que a indústria brasileira é uma “sucata” (escutei isto de uma pessoa muito importante do esquema Aécio) e salva-la da ruína não é tarefa do governo.

  18. ate que enfim

    Até que enfim um candidato que mostre um pouco de coragem para combater esse crime do real supervalorizado contrariando a máfia rentista e mídia, o governo covarde do PT deixou nesses 12 anos nosso cambio apreciado, por medo, por populismo, por preguiça e por fim incompetência mesmo.

  19. Combate o sintoma e não ataca a causa

    Mansueto aqui está se deixando levar pelo imediatismo, flutuar o câmbio produz um alívio para as exportações, mas não combate o problema da moeda cooptada que usamos.

    Muito pouco para quem quer mudar algo para valer no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador